Mecânica dos Solos
| Áreas Científicas | 
| Classificação | Área Científica | 
| OFICIAL | Geotecnia | 
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais | 
| CIVN | 7 | Plano Estudos 2019 | 3 | - | 5 | 67,5 | 135 | 
Docência - Responsabilidades
 
 
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Na unidade curricular de Mecânica dos Solos o estudante deverá ficar habilitado a:
i) conhecer as propriedades básicas dos solos e as principais classificações aplicáveis;
ii) identificar os mecanismos envolvidos na compactação de solos;
iii) compreender os efeitos da água e do seu movimento no interior dos solos;
iv) compreender e aplicar a noção de tensão efetiva e de tensão total nos solos;
v) analisar o comportamento dos solos no que respeita à sua deformabilidade e resistência.
Resultados de aprendizagem e competências
Espírito crítico, a capacidade de análise e a
obtenção de experiência válida.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.Introdução à Mecânica dos Solos.
2. Identificação de solos e sua classificação: Propriedades básicas dos solos. Curvas granulométricas. Limites de
Atterberg. Classificação de solos.
3. Compactação de solos: Teoria e curva de compactação. Ensaio de compactação. Controlo da compactação no
campo. Melhoria de terrenos.
4.Água no solo-Pressões estáticas. Capilaridade. Permeabilidade de meios estratificados. Percolação unidirecional
e bidirecional. O princípio das tensões efetivas e sua aplicação. Erosão hidráulica. Filtros.
5.Consolidação-Assentamentos. Compressibilidade de argilas. Teoria da consolidação de Terzaghi e aceleração.
6.Resistência ao corte-Critério e envolvente de rotura. Ensaios drenados e não drenados. Comportamento de areias
e argilas. Expressão de Skempton.
Bibliografia Obrigatória
Ludovico-Marques, M.; Folhas das aulas teóricas e práticas de Mecânica dos Solos
Matos Fernandes, M.; Mecânica dos Solos, FEUP, 2006
Bibliografia Complementar
Craig, R.F; Soil Mechanics, Chapman & Hall, 1992
Kaliakin, V.; Soil Mechanics, Butterworth-Heinemann, 2017
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conteúdos são apresentados em aula utilizando as ferramentas informáticas usuais. Nas aulas de carácter
prático são resolvidos problemas, com espírito crítico, aplicando os métodos previamente apresentados. A análise
das etapas de resolução dos problemas e do resultado final estimula o espírito crítico, a capacidade de análise e a
obtenção de experiência válida. As aulas de laboratório permitem o contacto com o solo natural, através da
realização de ensaios para obtenção de parâmetros de identificação dos solos, de permeabilidade, deformabilidade
e resistência. Estes trabalhos conduzem à realização de um relatório pelos estudantes, utilizando as metodologias
de Practice Based Research (PBR). Na interface Moodle disponibilizam-se os ficheiros necessários ao trabalho
autónomo, incluindo as atividades associadas a PBR.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação | Peso (%) | 
| Teste | 80,00 | 
| Trabalho laboratorial | 20,00 | 
| Total: | 100,00 | 
Componentes de Ocupação
| Designação | Tempo (Horas) | 
| Estudo autónomo | 52,50 | 
| Frequência das aulas | 52,50 | 
| Trabalho laboratorial | 30,00 | 
| Total: | 135,00 | 
Obtenção de frequência
Avaliação contínua:
2 testes, a valer 2x40% do total; trabalho de grupo em contexto de laboratório a valer 20% do total.
Avaliação por exame:
100% exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = 0.4T1 + 0.4T2 + 0.2TG
CF = CE
Melhoria de classificação
Época de Recurso.