Matemática
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Matemática |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Adquirir competências de análise analítica, gráfica e de implementação a situações concretas de funções trigonometricas, exponenciais e logarítmica entre outras; adquirir noções de geometria analítica e de cálculo matricial.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deve conseguir fazer de funções reais de varivael real e funções exponenciais de forma a poder aplicá-las em trabalhos práticos de outras UC.
O estudante deve saber manipular dados matriciais.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
1. Cálculo matricial: Noção de matriz; operações com matrizes. Classificação das matrizes quadradas. Sistemas de equações lineares: Representação de um sistema de equações lineares na forma matricial. Resolução de sistemas de equações pelo método de Gauss.
2. Trigonometria: Razões trigonométricas. Fórmula fundamental da trigonometria. Círculo trigonométrico. Aplicação de trigonometria na resolução de problemas elementares.
3. Funções reais de uma variável real: continuidade e diferenciabilidade. Definição de função real de uma variável real, do domínio e contradomínio. Representação analítica e gráfica de funções. Noção de limite de uma função e propriedades dos limites. Intervalo de continuidade de uma função. Definição de derivada de uma função num ponto, função derivada e regras de derivação. Derivada da função composta e derivadas de ordem superior.
4. Integração de funções reais: Noção de primitiva e primitivação imediata. Integrais definidos e o teorema fundamental do cálculo. Aplicação dos integrais definidos no cálculo de áreas de regiões no plano. |
Bibliografia Obrigatória
Magalhães, L. T.; Álgebra Linear como Introdução à Matemática Aplicada., Texto Editora, 1998
Ferreira, J.C; Introdução à Análise Matemática, Fundação Gulbenkian, 2005
Bibliografia Complementar
Monteiro, A. ; Matrizes, Verlag Dashofer, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teórico-práticas desenvolve-se o raciocínio a partir de situações concretas, elementares e práticas: cada conceito/método é acompanhado por exemplos, permitindo assim dominar sem dificuldades, a matéria pretendida. Acentuam-se mais os conceitos e as situações do que as demonstrações.
Nas aulas são resolvidos alguns exercícios tipo. Os alunos são incentivados a resolver exercícios em casa como forma de consolidar o que lhe foi ensinado nas aulas.
Em cada aula, é disponibilizado no Moodle a matéria que ira ser dada com respetivos exemplos. Sao colocados também fichas de exercícios e posterior as suas soluções.
Avaliação: Avaliação Contínua com 3 testes ou exame final
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
109,50 |
Frequência das aulas |
52,50 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Nota superior a 9,5
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua
Nota Final: 33,3% nota 1ºTeste+ 33,3% nota 2º Teste+ 33,3% nota 3º Teste
ou
100% Avaliação por Exame final
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Não aplicável