Fundamentos de Química Orgânica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Química |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TLQB |
31 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
6 |
67,5 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se nesta UC que o estudante conheça as fórmulas, estruturas, nomenclatura e propriedades físicoquímicas/reatividade das principais famílias de compostos orgânicos; reconheça a importância, numa dada molécula, do papel dos grupos funcionais e modo como a distribuição dos eletrões podem intervir nas reações orgânicas. O estudante deve ainda conseguir: prever o mecanismo e classificar as reações dos compostos orgânicos e adquirir o conceito de geometria das moléculas no espaço associado ao estudo da estereoquímica.
Resultados de aprendizagem e competências
.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução: Grupos funcionais e regras de nomenclatura da IUPAC.
2. Alcanos e cicloalcanos: Propriedades físico-químicas. Análise conformacional. Reatividade.
3. Estereoquímica: Quiralidade e Simetria. Especificação de configuração. Atividade ótica e Racemização.
4. Halogenetos de alquilo: Propriedades físico-químicas. Mecanismos de substituição nucleófila. Eliminação.
5. Alcenos e alcinos: Propriedades físico-químicas. Mecanismos das reações de hidrogenação e de adição. Dienos conjugados. Polimerização.
6. Compostos Aromáticos: Aromaticidade. Estabilidade e propriedades. Substituição eletrófila – mecanismo e substituintes.
7. Compostos de carbonilo e carboxilo:
a) Aldeídos e cetonas. Propriedades físico-químicas Reações.
b) Ácidos carboxílicos. Reações. Derivados de ácidos carboxílicos e suas reações.
Conteúdos de aplicação prática laboratorial:
• Identificação de compostos orgânicos;
• Reações de síntese por substituição nucleofílica
• Reações de síntese de alcenos por eliminação
Bibliografia Obrigatória
T. W. Graham Solomons, Craig B. Fryhle; Organic chemistry, John Wiley & Sons, 2008. ISBN: ISBN 978-0-471-68496-1 (9ª ed.)
Robert C. Atkins, Francis A. Carey; Organic chemistry : students solutions manual, McGraw-Hill, 2008. ISBN: ISBN 978-0-471-68496-1 (7a ed)
Francis A. Carey; Organic chemistry, McGraw-Hill, 2008. ISBN: ISBN 78-0-07-110225-4 (7ª edição)
R. Morrison, R. Boyd ; trad. M. Alves da Silva; Química orgânica, Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN: ISBN 972-31-0513-6 (- Trad. de: Organic Chemistry, 13 ª ed)
International Union of Pure and Applied Chemistry, Sociedade Portuguesa de Química ; trad. Ana Cristina Fernandes ...[et al.];; Guia IUPAC para a nomenclatura de compostos orgânicos., Lidel, 2002. ISBN: ISBN 972-757-150-6
Michael B. Smith, Jerry March; March's advanced organic chemistry : reactions, mechanisms and structure, John Wiley & Sons, 2007. ISBN: ISBN 978-0-471-72091-1 (6ª ed.)
Bibliografia Complementar
Justino, M.C. & Justino, G.C.; Sebenta de Química Orgânica, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, Instituto Politécnico de Setúbal, 2015 (não publicado, disponibilizado no moodle.)
Justino, M.C.; Protocolos dos trabalhos práticos laboratoriais de Fundamentos de Química Orgânica, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, Instituto Politécnico de Setúbal, 2018 (não publicado, disponibilizado no moodle.)
Castela, A.; Compêndio das regras de nomenclatura IUPAC para compostos orgânicos, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, Instituto Politécnico de Setúbal, 2010 (não publicado, disponibilizado no moodle.)
Graham, P. ; Instant notes: Organic chemistry, Taylor & Francis, 2005. ISBN: ISBN 1-85996-264-5 (2ª ed.)
Levy, D.E.; Arrow pushing in organic chemistry, John Wiley & Sons, 2008. ISBN: ISBN 978-0-470-17110-3
Grossman, R.B. ; The art of writing reasonable organic reaction mechanisms, Springer, 2003. ISBN: ISBN 0-387-95468-6
Heinz G. O. Becker ...[et al.]; Organikum : química orgânica experimental, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997. ISBN: ISBN 972-31-0704-X (2ª ed.)
Arnaud, P.; Curso de química orgânica, Dinalivro, 1978
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conteúdos da UC são apresentados nas aulas teóricas, em modo expositivo intercalado com exemplos, recorrendo a suporte de diapositivos powerpoint e no corrente ano letivo, em modo online através da plataforma Zoom.
Nas aulas Teórico-Práticas, os conceitos são aplicados a problemas concretos, organizados em fichas de exercícios que são resolvidas em aula. Será priveligiada a lecionação presencial, sempre que possível.
A componente laboratorial permite a ilustração prática dos conceitos teóricos, na qual os estudantes realizam experiências laboratoriais de química orgânica.
Software
ACDLabs ChemSketch
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
85,00 |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
64,50 |
Frequência das aulas |
67,50 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A frequência das 3 aulas laboratoriais é obrigatória para acesso à avaliação contínua, pois a componente laboratorial é um elemento obrigatório deste regime de avaliação. Considera-se como frequência a ausência de faltas injustificadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua:
NF= 85% (Teste1 + Teste2 + Teste3)/3 + 15% Componente Laboratorial
Exame normal e recurso:
NF= 100 % Exame OU 85% Exame + 15% Componente Laboratorial
Época Especial ou outras excepções:
NF= 100 % Exame OU 85% Exame + 15% Componente Laboratorial
Em caso de provas realizadas em regime online, e para todos os estudantes, a nota poderá ser confirmada através de prova oral. Em caso de falta à prova oral, a nota desse elemento será 0.
Em todos os casos de nota final igual ou superior a 16, poderá ser exigida uma prova oral confirmatória, e em caso de falta, a nota final será 15.
Provas e trabalhos especiais
A compoente laboratorial é avaliada por:
25% preparação da aula,
25% desempenho em aula,
50% relatório escrito de cada trabalho prático (média dos 3).