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Portfólio

Código: BINF034     Sigla: PORT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática
OFICIAL Biotecnologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 25 Plano Estudos 2016 3 - 5 22,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Patrícia Argüello Arguello Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 0,50
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 1,00
Marta Patrícia Argüello Arguello 1,00
Orientação Tutorial Totais 2 2,00
Vítor Manuel Meneses Barbosa 2,00
Maria Raquel Feliciano Barreira 2,00
António Leonardo Gonçalves 2,00
Maria Helena de Figueiredo Ramos Caria 2,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-12-01.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O Curso de Bioinformática é um curso que resulta da conjugação de esforços de 4 escolas do IPS. Assim, faz

sentido que no plano curricular exista uma UC de carater multidisciplinar e agregadora de diferentes saberes. Esta

UC, com 5 ECTS, surge no 5º semestre do curso com uma componente TP e maioritariamente OT, é

operacionalizada através de um sistema de tutorias que acompanha e apoia o percurso do estudante.

O objetivo geral é permitir ao estudante construir um percurso de aprendizagens específico, garantindo o

reconhecimento de aprendizagens e de competências adquiridas em diversos contextos e situações - de natureza

científica, académica, profissional e social - desde que reconhecidas como significativas, relevantes e pertinentes

no âmbito das competências desejáveis para os licenciados do curso. Estas atividades podem ser desenvolvidas

ao longo de todo o curso (estágios extracurriculares, projetos de investigação ou outros, etc) ou serem

estruturadas somente neste 5º semestre.

Resultados de aprendizagem e competências

Não Aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O conteúdo programático desta UC varia de estudante para estudante, dado ser o resultado das atividades

escolhidas pelo próprio e realizadas após validação da equipa docente ao serem reconhecidas como significativas

e pertinentes no âmbito das competências desejáveis para o licenciado em Bioinformática no IPS.

Apresentam-se como exemplo um conjunto de atividades passíveis de serem realizadas em contextos como:

• Participação em projetos (Eco-Escolas, DEMOLA, iLivingLabs, etc), realização de cursos de curta duração

(nacionais ou internacionais), cursos de formação profissional, intercâmbios nacionais e internacionais, estágios

extracurriculares, etc

• Organização de eventos, participação em conferências, encontros, seminários, workshops, etc.; Atividades

realizadas no âmbito de associação de estudantes, conselho pedagógico, assembleia de representantes, etc.

• Atividades de voluntariado, etc.

Bibliografia Obrigatória

Alves, Mariana; Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias, Ed. UIED, FCT-UNL,, 2010
Pereira, A., Cibele, C., Rodrigues, M. R., & Jesus, M.; valorização e promoção das experiências pedagógicas extracurriculares., Universidade de Lisboa., 2016 (In P. R. Pinto (Ed.), CNaPPES 2016Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 65–70))
Pires, Ana; Educação e Formação ao Longo da Vida: um estudo dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de competências., FCT/FCG, Lisboa, 2005
Revista Mediações - Volume 2, nº 2; Educação Formal, Não-formal e Informal: transversalidades e interrelações., 2014 (http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/issue/view/9)
Rodrigues, M. R., Pereira, A., & Santos, L.; Valorização de experiências pedagógicas extracurriculares: Perceção dos alunos, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 65– 70).Instituto Politécnico de Setúbal., 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino-aprendizagem seguem um modelo de tutorias. Os tutores valorizaram as estratégias de

autoformação dos estudantes, motivando-os a procurar e desenvolver, fora do contexto letivo, atividades

relevantes e diversificadas, que proporcionem um enriquecimento pessoal, social e profissional.

Os estudantes são distribuídos por tutores (RUC e coordenadores de curso) numa organização definida pelo RUC.

Cada tutor terá em média 10-15 estudantes e devem acompanhar de perto o percurso de cada estudante,

auxiliando-os e avaliando-os. Cada estudante deve elaborar um plano de intervenção (atividades, calendarização,

objetivos e competências) que deverá ser negociado com o seu tutor e poderá incluir atividades realizadas em

semestres anteriores.

A avaliação considera o plano de intervenção (15%) e um portfolio (85%) sobre todas as atividades realizadas e

contendo uma reflexão crítica em termos pessoais e profissionais.

Esta UC não aceita avaliação em exame

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 80,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Estudo autónomo 120,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

A frequência desta UC envolve aulas teóricas maioritariamente orientações tutoriais. O estudante deve realizar um conjunto de atividades negociadas com o Tutor e apresentar os elementos de avaliação descriminados na FUC

Fórmula de cálculo da classificação final

CF=10%*T1+70%*T2+20%*AO

T1= Plano Individual de atividades 
T2= Portfólio
AO= Apresentação Oral de POrtfólio 

Esta UC não admite avaliação por exame
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