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Análise de Sequências Biológicas

Código: BINF019     Sigla: ASB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://stuntspt.gitlab.io/asb2023/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 21 Plano Estudos 2016 2 - 5,5 67,5 148,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Francisco Rente de Pina Martins Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Francisco Rente de Pina Martins 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Todos os slides estão em inglês

Objetivos

O objetivo desta UC é introduzir os princípios fundamentais da análise de sequências biológicas, partindo do conceito de sequência (DNA, RNA e proteínas), associada à estrutura das biomoléculas, para promovera compreensão das aplicações dos vários algoritmos e para proporcionar a capacidade de escolher os algoritmos mais adequados e interpretar os resultados obtidos. Serão estudados os métodos mais frequentes, devendo os alunos ser capazes de os perceber e os transcrever para código, e serão analisadas as várias ferramentas disponíveis de análise e tratamento de sequências de modo a que os alunos as dominem adequadamente.

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos serão capazes de reconhecer alguns dos problemas típicos de análise de sequências biológicas e quais as metodologias mais adequadas a aplicar em alguns casos mais comuns.
Serão também capazes de interpretar e comparar, até certo ponto, os resultados obtidos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Sequências biológicas –DNA, RNA e proteínas. Contribuição da sequência para as estruturas secundária e terciária das biomoléculas.
2. Alinhamento de pares de sequências –matriz de pontos e programação dinâmica; alinhamento com intervalos.
3. Alinhamento de múltiplas sequências -programação dinâmica, métodos progressivos e sequência consensual. Cadeiasde Markov, introdução e aplicações. O caso ClustalW.
4. Pesquisa de Motivos Estruturais –Entropia, matrizes de posição e amostragem de Gibbs.
5. Alinhamento de sequência e pesquisa em bases de dados
   5.1. Algoritmo BLAST e as várias aplicações
   5.2. Filogenia, árvores filogenéticas e cladogramas.
6. Exploração de software de Bioinformática e interação com bases de dados
7. Aplicações –previsão de genes, análise de dados de expressão genética e previsão de estrutura

Bibliografia Obrigatória

Baxevanis, A.D., Ouellette, B.F.F.; Bioinformatics: A Practical Guide to the Analysis of Genes and Proteins, Wiley Intersciente. ISBN: 978-0-471-38391-8
Borodovsky, M., Ekisheva, S.; Problems and Solutions in Biological Sequence Analysis, Cambridge University Press. ISBN: 978-0-521-61230-2
Mount, D.; ioinformatics: Sequence and Genome Analysis, Cold Spring Harbor Laboratory Press. ISBN: 978-0-879-69712-9
Durbin, R., Eddy, S.R., Krogh, A., Mitchison, G.; Biological Sequence Analysis: Probabilistic Models ofProteins and Nucleic Acids, Cambridge University Press. ISBN: 978-0-521-62971-3
Akihito, Akishinonomiya, F., Ikeda, Y., Aizawa, M., Nakagawa, S., Umehara, Y., Yonezawa, T., Mano, S., Hasegawa, M., Nakabo, T., & Gojobori, T.; Speciation of two gobioid species, Pterogobius elapoides and Pterogobius zonoleucus revealed by multi-locus nuclear and mitochondrial DNA analyses, Gene, 2016. ISBN: https://doi.org/10.1016/j.gene.2015.10.014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

4 h semanais de aulas teórico-práticas em que os vários tópicos serão expostos, intercalados com exercícios sobre algoritmos e exercícios sobre casos práticos para aplicação das várias ferramentas bioinformáticas.
Avaliação1. Contínua: ao longo do semestre serão realizados vários casos práticos, que serão classificados. A classificação obtida nestes casos práticos passa pelo uso de metodologias de mitigação de fraude. As consequências de fraude serão poderadas caso a caso, dentro do previsto no regulamento da escola.

Software

Oracle VirtualBox

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Estudo autónomo 32,00
Trabalho escrito 40,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Realização de 2 trabalhos escritos, e participação nas aulas/realização dos TPCs.

Fórmula de cálculo da classificação final

Por avaliação contíniua: Classificação de "Apresentação/discussão de um trabalho científico" * 0,1 + classificação de "Participação presencial" * 0,2 + classificação do "Trabalho escrito 1" * 0,35 + classificação do "Trabalho escrito 2" * 0,35.

Por exame final: 100% exame

Melhoria de classificação

Exame escrito.
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