Código: | TPD022 | Sigla: | MATB |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Química e Industrial |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Tecnologias do Petróleo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
TPD | 9 | Plano Estudos 2015 | 2 | - | 4,5 | 60 | 121,5 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
António Pedro dos Santos Lopes Castela | Responsável |
Ensino Teórico: | 2,00 |
Ensino Teórico-Prático: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico | Totais | 1 | 2,00 |
António Pedro dos Santos Lopes Castela | 2,00 | ||
Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 1,50 |
António Pedro dos Santos Lopes Castela | 1,50 |
objetivo fundamental da unidade curricular é o desenvolvimento de competências que permitam ao estudante entender as propriedades e comportamentos dos diversos materiais, à luz da sua microestrutura e características físico-químicas.
O estudante deve adquirir competências que lhe permita analisar o comportamento dos materiais, de forma organizada e sistemática, permitindo-o prever comportamentos esperados de classes de materiais.
O estudante deverá ainda adquirir as seguintes competências:
Conhecer as propriedades e comportamentos esperados das ligas ferrosas, nomeadamente das ligas de aço-carbono, dos ferros fundidos e dos aços ligados, bem como das ligas não ferrosas.
Entender a influência da micro-estrutura e composição química nas características e aplicações dos polímeros e dos cerâmicos.
Saber diferenciar os diversos materiais compósitos e respectivo reforço de propriedades, identificando-as como resultante da natureza química, estrutural e tipo de reforço dos componentes.
Nas aulas teóricas os conceitos fundamentais são leccionados por exposição, utilizando meios audiovisuais, sendo resolvidos alguns problemas ilustrativos, para estimular o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes. Nas aulas TP os estudantes resolvem individualmente e de forma autónoma exercícios propostos. De notar que o tempo de orientação tutorial (parte do horário de dúvidas), para os estudantes resolverem exercícios extra ou trabalhos/projectos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 61,50 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Total: | 121,50 |
a) Avaliação contínua:
NF=T1*0.5+T2*0.5
b) Avaliação por exame será a nota do exame