Reatores Químicos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia Química e Industrial |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TPD |
16 |
Plano Estudos 2015 |
2 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curriculcar de Reatores Químicos tem como objetivos a apresentação de tópicos de nível intermédio e avançado relativos aos critérios de seleção e dimensionamento dos diversos tipos de reatores ideais e reais. Após a aprovação na unidade curricular, o estudante deverá possuir a capacidade de identificar os parâmetros importantes nos critérios de seleção de reatores químicos e dimensionar diferentes tipos de reatores; Calcular tempos espaciais e distribuição de tempos de residência nos reatores químicos e determinação de causas para desvio ao comportamento ideal dos reatores
Resultados de aprendizagem e competências
N/A
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.Introdução aos reactores químicos.
2.Balanço energia da transformação química. Cinética Química. Tempo de meia vida. 3.Critérios de selecção de reactores. Principais características de um reactor. Reactores homogéneos, descontínuos e contínuos. Comparação dos diferentes tipos de reactores. Formulação de balanços massa e energia. Tempo de residência e tempo espacial. Dimensionamento e classificação dos agitadores.
4. Balanços massa e energia, equação característica, dimensionamento em condições isotérmicas, adiabáticas e aplicações indústriais a: a) Reactores descontínuos monofásicos em regime transiente. b) Reactores contínuos tubulares. c) Reactores contínuos perfeitamente agitados CSTR. Associação em série de reactores contínuos
5. Distribuição dos tempos de residência. Causas de desvios ao comportamento ideal dos reactores função DTR para reactores PFR e CSTR em série. Modelização dos reactores com a função DTR; Modelo de segregação; Modelo de máxima mistura.
Bibliografia Obrigatória
A. M. Nunes dos Santos; Reactores Químicos, vol I, Fundação Calouste Gulbenkian, 1990. ISBN: 9723105195
H. Scott Fogler; Elements of Chemical Reaction Engineering, 4rd edition, Prentice-Hall,, 2006. ISBN: 9788521613152
M. Smith; Chemical Engineering Kinetics,, McGraw-Hill, 1981
F. Lemos, J. M. Lopes, F. Ramôa Ribeiro; Reactores Químicos, Colecção Ensino da Ciência e Tecnologia, IST, 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas onde se recorre à técnica expositiva para expor os conceitos propostos estimulando o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes. Para além disso, propõe-se aos mesmos, de uma forma autónoma, a resolução de exemplos práticos da aplicação dos conceitos anteriormente expostos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
75,00 |
Frequência das aulas |
52,20 |
Total: |
127,20 |
Obtenção de frequência
N/A
Fórmula de cálculo da classificação final
avaliação contínua
1º teste * 0.4 + 2º teste * 0.3 + 3º Teste *0.3
Avaliação por exame (todas as epocas): 100% Exame