Materiais na Construção de Edifícios
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Construção civil e engenharia civil |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CCD |
13 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: português
Objetivos
Os alunos deverão adquirir conhecimentos básicos sobre os principais materiais utilizados na construção civil, nomeadamente, sobre as suas matérias-primas e processamento, características e propriedades, tendo em vista a compreensão das aplicações e desempenhos de cada um. Deverão ainda conhecer os principais documentos normativos aplicáveis de forma a conseguir selecionar e especificar materiais para aplicações práticas.
Resultados de aprendizagem e competências
É objetivo que o estudante seja capaz de: Saber trabalhar em equipa; recolher, analisar, problematizar e produzir informação; usar os dados da literatura técnica e científica; transmitir informação, oral e escrita, de forma objetiva, equacionando ideias e problemas; Interpretar e utilizar manuais e outros documentos técnicos; Exercer a sua profissão com capacidade de análise, espírito crítico e sentido inovador; elaborar propostas coerentes e consistentes para a resolução de problemas tecnológicos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
NA
Programa
1. Introdução à ciência dos materiais.
2. Pedras Naturais. Classificação. Extração e transformação. Propriedades.
3. Agregados. Classificação. Propriedades. Caracterização.
4. Gesso e cal aérea: matérias-primas, fabrico, presa e endurecimento, propriedades e aplicações. Caracterização.
5. Cal hidráulica e cimento: matérias-primas, fabrico, presa e endurecimento, propriedades e aplicações. Caracterização.
6. Água de amassadura, aditivos e adjuvantes.
7. Argamassas. Propriedades. Formulação. Caracterização.
8. Betões. P ropriedades. Fabrico. Formulação. Caracterização.
9. Materiais metálicos. Aços: matérias-primas, produção e propriedades. Caracterização.
10. Madeira. Estrutura e características do lenho. Propriedades. Preservação e tratamento. Caracterização.
11. Derivados de madeira: matérias-primas, fabrico, propriedades e aplicações.
12. Cortiça: origem, propriedades e aplicações.
13. Materiais Cerâmicos: matérias-primas, fabrico, produtos, propriedades. Caracterização.
Bibliografia Obrigatória
SMITH, William F.; Princípios de ciência e engenharia dos materiais, McGraw-Hill, 1998. ISBN: 972-8298-68-4
SEABRA, Antera V. de; Metalurgia Geral (3 Volumes), LNEC, 2002. ISBN: 978-972-49-192-3
CACHIM, Paulo Barreto; Construção em Madeira - A Madeira como Material de Construção, PUBLINDUSTRIA, 2014. ISBN: 9789897230523
COELHO, Ana Zulmira Gomes Coelho, PACHECO-TORGAL, F. & JALALI, S.; A cal na construção, TecMinho, 2009. ISBN: ISBN 978-972-99179-8-1
PACHECO-TORGAL, R., PEREIRA, M. C. & JALALI, S.; O gesso na construção civil, Univ. do Minho, 2008. ISBN: 978-989-95961-3-9
APICER / CTCV; Manual de Aplicação de Telhas Cerâmicas, APICER, 2003
APICER / CTCV; Manual de aplicação de revestimentos cerâmicos, APICER, 2003
APICER / CTCV; Manual de Alvenaria de Tijolo, APICER, 2003
SOUSA COUTINHA, A.; Fabrico e propriedades do betão (2 Volumes), LNEC, 2006. ISBN: 9789724903262
Bibliografia Complementar
PACHECO-TORGAL, F. & JALALI; S.; A sustentabilidade dos materiais de construção - 2ª edição, TecMinho, 2010. ISBN: 978-972- 8600-22-8
BRAZÃO FARINHA, J.S. & CORREIA DOS REIS, A.; Tabelas técnicas, Setúbal; Lisboa: Técnicas E.T.L., Lda., 1998
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas T os conceitos fundamentais serão lecionados por exposição, utilizando meios audiovisuais, e alguns problemas ilustrativos desses conceitos serão apresentados e discutidos. Nas aulas P, os estudantes resolverão individualmente exercícios propostos pelo docente. Parte das atividades letivas serão lecionadas em aulas de laboratório onde os alunos participam, em grupo, procurando-se que estes, ao aplicarem os conhecimentos adquiridos, desenvolvam competências laboratoriais.
Avaliação contínua:
Realização de, em grupo, três trabalhos (TL): caracterização de agregados; estudo da composição, produção e ensaio de betão no estado fresco; e ensaio de betão no estado endurecido. Peso: 30% | Realização, individual, de Avaliação em Sala de Aula (PP): três momentos de avaliação escrita. Peso: 15%. | 2xTeste tem com um peso de 55% na classificação final da UC.
OU
Realização de, em grupo, três trabalhos (TL): caracterização de agregados; estudo da composição, produção e ensaio de betão no estado fresco; e ensaio de betão no estado endurecido. Peso: 30% | Realização, individual, de Avaliação em Sala de Aula (PP): três momentos de avaliação escrita. Peso: 10%. | Participação em Visita de Estudo. Peso: 5% | 2xTeste tem com um peso de 55% na classificação final da UC
Avaliação por exame: 30% TL + 70% Exame
Avaliação da UC em época especial e em época intercalar é 100% exame.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
55,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Trabalho de campo |
5,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
69,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Trabalho de campo |
3,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
NA
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Continua: 30% TLab + 10% PP + 5% TC + 27,5% Teste 1 + 27,5% Teste 2
OU
Avaliação Continua: 30% TLab + 15% PP + 27,5% Teste 1 + 27,5% Teste 2
Avaliação por exame: 30% TLab + 70% Exame
Provas e trabalhos especiais
NA
Trabalho de estágio/projeto
NA
Avaliação especial (TE, DA, ...)
100% Exame
Melhoria de classificação
100% Exame