Métodos Instrumentais de Análise C
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Tecnologia dos processos químicos |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
No final desta UC, o estudante deve:
- Planear e realizar técnicas laboratoriais avançadas.
- Entender e usar o controlo de qualidade nos resultados das medições analíticas.
- Conhecer a instrumentação, o princípio físico-químico de cada método analítico, e as suas vantagens e desvantagens.
- Aplicar métodos de calibração.
- Interpretar os resultados da química analítica e adquirir capacidade crítica e de integração dos conhecimentos no trabalho laboratorial.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Análises Qualitativas e Análises Quantitativas.
2. Métodos Óticos (absorção atómica e molecular – UV/VIS; fotometria de chama; emissão atómica, FTIR, ICP; Fluorescência, Fosforescência).
3. Espetrometria de Massa.
4. Métodos Eletroanalíticos (métodos potenciométricos, voltamétricos, coulimétricos e eletrogravimétricos).
5. Difração de RX.
6. Ressonância Magnética Nuclear.
7. Métodos cromatográficos (HPLC, GC, SEC, técnicas hifenadas, etc.).
Bibliografia Obrigatória
Harris, D.C.; Quantitative Chemical Analysis, W.H. Freeman and Company, New York, 8th Edition, 2010
Skoog, D.A., West, D.M., Holler, F.J., Crouch, S.R.; Fundamentals of Analytical Chemistry, Brooks/ColeThomson Learning, Belmont, 8th Edition, 2004
Skoog, D.A., West, D.M., Holler, F.J., Crouch, S.R.; Principles of Instrumental Analysis, Thomson Brooks/Cole, Belmont, 6th Edition, International Student Edition, 2007
Gonçalves, M.L.S.S.; Métodos Instrumentais para a Análise de Soluções/Análise Quantitativa, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 4ª Edição, 2001
Romão, M.S.; Análise Química, Técnico Lisboa, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas recorre-se à técnica expositiva estimulando o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes.
Nas aulas práticas ou de laboratório os estudantes resolvem exercícios e realizam trabalhos laboratoriais de forma autónoma sob supervisão do professor.
A avaliação consiste em 50% para a componente teórica (testes ou exame) e 50% para a componente prática (contexto de sala de aula incluindo caderno de laboratório, testes em contexto laboratorial e relatórios).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
127,50 |
Frequência das aulas |
75,00 |
Total: |
202,50 |
Obtenção de frequência
A assiduidade obrigatória, como condição de acesso a avaliação contínua, refere-se exclusivamente às aulas laboratoriais, ou seja, o estudante tem de realizar todos os trabalhos experimentais propostos no laboratório, o que implica que se um estudante faltar a uma aula de laboratório, terá de realizar o trabalho em falta numa aula de recuperação no final do semestre.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação em período letivo:
25% Teste 1 + 25% Teste 2 + 10% Contexto de Sala de Aula (incluindo Caderno de Laboratório) + 20% para 2 testes (contexto laboratorial) + 20% Relatórios.
Exame (todas as épocas):
50% Exame + 10% Contexto de Sala de Aula (incluindo Caderno de Laboratório) + 20% para 2 testes (contexto laboratorial) + 20% Relatórios.
Todas as componentes de avaliação são obrigatórias.