Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > BINF034

Portfólio

Código: BINF034     Sigla: PORT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática
OFICIAL Biotecnologia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 15 Plano Estudos 2016 3 - 5 22,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Patrícia Argüello Arguello Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 0,00
Maria Raquel Feliciano Barreira 0,25
Vítor Manuel Meneses Barbosa 0,25
Maria Helena de Figueiredo Ramos Caria 0,25
António Leonardo Gonçalves 0,25
Marta Patrícia Argüello Arguello 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O Curso de Bioinformática é um curso que resulta da conjugação de esforços de 4 escolas do IPS. Assim, faz

sentido que no plano curricular exista uma UC de carater multidisciplinar e agregadora de diferentes saberes. Esta

UC, com 5 ECTS, surge no 5º semestre do curso com uma componente TP e maioritariamente OT, é

operacionalizada através de um sistema de tutorias que acompanha e apoia o percurso do estudante.

O objetivo geral é permitir ao estudante construir um percurso de aprendizagens específico, garantindo o

reconhecimento de aprendizagens e de competências adquiridas em diversos contextos e situações - de natureza

científica, académica, profissional e social - desde que reconhecidas como significativas, relevantes e pertinentes

no âmbito das competências desejáveis para os licenciados do curso. Estas atividades podem ser desenvolvidas

ao longo de todo o curso (estágios extracurriculares, projetos de investigação ou outros, etc) ou serem

estruturadas somente neste 5º semestre.

Resultados de aprendizagem e competências

Não Aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O conteúdo programático desta UC varia de estudante para estudante, dado ser o resultado das atividades escolhidas pelo próprio e realizadas após validação da equipa docente ao serem reconhecidas como significativas e pertinentes no âmbito das competências desejáveis para o licenciado em Bioinformática no IPS.

Apresentam-se como exemplo um conjunto de atividades passíveis de serem realizadas em contextos como:

• Participação em projetos (Eco-Escolas, DEMOLA, iLivingLabs, etc), realização de cursos de curta duração (nacionais ou internacionais), cursos de formação profissional, intercâmbios nacionais e internacionais, estágios extracurriculares, etc

• Organização de eventos, participação em conferências, encontros, seminários, workshops, etc.; Atividades  realizadas no âmbito de associação de estudantes, conselho pedagógico, assembleia de representantes, etc.

• Atividades de voluntariado, etc.

Bibliografia Obrigatória

Alves, Mariana; Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias, Ed. UIED, FCT-UNL,, 2010
Pereira, A., Cibele, C., Rodrigues, M. R., & Jesus, M.; valorização e promoção das experiências pedagógicas extracurriculares., Universidade de Lisboa., 2016 (In P. R. Pinto (Ed.), CNaPPES 2016Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 65–70))
Pires, Ana; Educação e Formação ao Longo da Vida: um estudo dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de competências., FCT/FCG, Lisboa, 2005
Revista Mediações - Volume 2, nº 2; Educação Formal, Não-formal e Informal: transversalidades e interrelações., 2014 (http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/issue/view/9)
Rodrigues, M. R., Pereira, A., & Santos, L.; Valorização de experiências pedagógicas extracurriculares: Perceção dos alunos, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 65– 70).Instituto Politécnico de Setúbal., 2018

Bibliografia Complementar

Helen Chen; Talks Learning Portfólios

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino-aprendizagem seguem um modelo de tutorias. Os tutores valorizaram as estratégias de autoformação dos estudantes, motivando-os a procurar e desenvolver, fora do contexto letivo, atividades  relevantes e diversificadas, que proporcionem um enriquecimento pessoal, social e profissional.

Os estudantes são distribuídos por tutores (RUC e coordenadores de curso) numa organização definida pelo RUC.

Cada tutor terá de acompanhar de perto o percurso de cada estudante, auxiliando-os e avaliando-os. Cada estudante deve elaborar um plano de intervenção (atividades, calendarização, objetivos e competências) que deverá ser negociado com o seu tutor e poderá incluir atividades realizadas em semestres anteriores.

A avaliação considera o plano de intervenção, um portfolio (80%) sobre todas as atividades realizadas e contendo uma reflexão crítica em termos pessoais e profissionais e apresentação oral de Portfólio (20%)

Esta UC não aceita avaliação em exame

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 80,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Estudo autónomo 120,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

A frequência desta UC envolve aulas teóricas maioritariamente orientações tutoriais. O estudante deve realizar um conjunto de atividades negociadas com o Tutor e apresentar os elementos de avaliação descriminados na FUC

Fórmula de cálculo da classificação final

CF=10%*T1+70%*T2+20%*AO

T1= Plano Individual de atividades 
T2= Portfólio
AO= Apresentação Oral de POrtfólio 

Esta UC não admite avaliação por exame
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-05-20 às 17:21:40