Processos de Separação II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TPD |
12 |
Plano Estudos 2015 |
3 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Pretende-se que o estudante conheça as principais operações unitárias envolvendo transferência de calor e transferência de massa aplicando balanços globais e parciais para o dimensionamento dos equipamentos industriais. As operações unitárias tratadas são: destilação; absorção gasosa; extração líquido-líquido. O objetivo é capacitar o estudante para o dimensionamento dos equipamentos utilizados nas operações unitárias estudadas e escolher os mais adequados para as diferentes aplicações.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Capítulo 1 - 5,5 semanas
Destilação.
Princípios. Destilação Flash. Destilação em contínuo e em descontínuo.
Equipamento de destilação: colunas de pratos perfurados e colunas de enchimento.
Capítulo 2 - 3,5 semanas
Absorção Gasosa
Conceitos. Critérios de escolha do absorvente. Equipamento industrial. Tipos de enchimento.
Considerações gerais de projeto. Dimensionamento de colunas de enchimento.
Equação geral de projeto – absorção intensa.
Capítulo 3 - 4,0 semanas
Extração Líquido-Líquido
Sistemas de três fases. Diagrama ternário. Extração de líquidos imiscíveis. Extração Líquido-Líquido para sistemas parcialmente miscíveis.
Bibliografia Obrigatória
Coulson, J.M., Richardson, J.F.; Chemical Engineering, Pergamon Press, Vol. III , 1985
Ladisch, M.R.; Bioseparations Engineering: Principles, Practice, and Economics, John Wiley & Sons, 2001
Seader, J.D., Henley, E.J.; Separation Processes Principles, John Wiley & Sons, New York, 1998
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas onde se recorre à técnica expositiva estimulando o raciocínio e o espírito crítico dos alunos. Aulas práticas onde os alunos resolvem os exercícios de forma autónoma.
A avaliação contínua consiste em dois testes obrigatórios, cada um com peso de 50%.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
82,50 |
Frequência das aulas |
52,50 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua:
NF=50% Teste 1 + 50% Teste 2.
Os dois testes são obrigatórios.
Não há nota mínima em cada teste.
Avaliação por Exame (todas as épocas):
NF=100% Exame.