Métodos Instrumentais de Análise C
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Tecnologia dos processos químicos |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
No final desta UC, o estudante deve:
- Planear e realizar técnicas laboratoriais avançadas.
- Entender e usar o controlo de qualidade nos resultados das medições analíticas.
- Conhecer a instrumentação, o princípio físico-químico de cada método analítico, e as suas vantagens e desvantagens.
- Aplicar métodos de calibração.
- Interpretar os resultados da química analítica e adquirir capacidade crítica e de integração dos conhecimentos no trabalho laboratorial.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Análises Qualitativas e Análises Quantitativas.
2. Métodos Óticos (absorção atómica e molecular – UV/VIS; emissão atómica, fotometria de chama, ICP; métodos de fluorescência e fosforescência; FTIR).
3. Espetrometria de Massa.
4. Métodos Eletroanalíticos (métodos potenciométricos, voltamétricos, coulimétricos e eletrogravimétricos).
5. Métodos cromatográficos (HPLC, GC, SEC, técnicas hifenadas, etc.).
Aulas de caráter laboratorial:
Parte 1: Métodos óticos; Parte 2: Métodos potenciométricos; Parte 3: Métodos cromatográficos.
Bibliografia Obrigatória
Harris, D.C.; Quantitative Chemical Analysis, W.H. Freeman and Company, New York, 8th Edition, 2010
Skoog, D.A., West, D.M., Holler, F.J., Crouch, S.R.; Fundamentals of Analytical Chemistry, Brooks/ColeThomson Learning, Belmont, 8th Edition, 2004
Skoog, D.A., West, D.M., Holler, F.J., Crouch, S.R.; Principles of Instrumental Analysis, Thomson Brooks/Cole, Belmont, 6th Edition, International Student Edition, 2007
Gonçalves, M.L.S.S.; Métodos Instrumentais para a Análise de Soluções/Análise Quantitativa, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 4ª Edição, 2001
Romão, M.S.; Análise Química, Técnico Lisboa, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas recorre-se à técnica expositiva estimulando o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes.
Nas aulas práticas ou de laboratório os estudantes resolvem exercícios e realizam trabalhos laboratoriais de forma autónoma sob supervisão do professor.
A avaliação consiste em 50% para a componente teórica (testes ou exame) e 50% para a componente prática (contexto de sala de aula incluindo caderno de laboratório, e relatórios).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
115,50 |
Frequência das aulas |
73,50 |
Total: |
189,00 |
Obtenção de frequência
A assiduidade obrigatória, como condição de acesso a avaliação contínua, refere-se exclusivamente às aulas laboratoriais, ou seja, o estudante tem de realizar todos os trabalhos experimentais propostos no laboratório, o que implica que se um estudante faltar a uma aula de laboratório, terá de realizar o trabalho em falta numa aula de recuperação no final do semestre.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua:
NF=25% Teste 1 + 25% Teste 2 + 25% Contexto de Sala de Aula (incluindo Caderno de Laboratório) + 25% Relatórios.
Nota mínima de 9,5 valores na média ponderada dos testes.
Avaliação por Exame (todas as épocas):
NF=50% Exame + 25% Contexto de Sala de Aula (incluindo Caderno de Laboratório) + 25% Relatórios.
Nota mínima de exame é 9,5 valores.
Todas as componentes de avaliação são obrigatórias.
Em termos da avaliação individual dos trabalhos em grupo, indica-se que:
- Ao estudante que assine o trabalho e não se apresente na discussão oral do mesmo, poderá ser atribuída classificação nula na discussão (peso de 20% na classificação final do trabalho).
- Poderá ser atribuída classificação distinta a alunos do mesmo grupo, durante a discussão, com base no domínio dos conteúdos dos trabalhos realizados.
UC em regime de exceção:
Avaliação 100% por exame não aplicável.