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Bioquímica e Análises Bioquímicas

Código: TLQB015     Sigla: BAB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Biologia e bioquímica

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TLQB 15 Plano Estudos 2015 2 - 7 67,5 189

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cláudia Cavaco de Sousa Coelho Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Ana Cláudia Cavaco de Sousa Coelho 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,50
Pedro da Conceição Rosado 2,50

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português suitable for english speaken students

Objetivos

No final da unidade curricular, é esperado que os estudantes tenham adquirido conhecimentos teóricos sobre a função e estrutura das biomoléculas pertencentes às quatro classes mais representativas, tais como ácidos nucleicos (ARN e ADN), glícidos, lípidos e proteínas, e possuirem noções sobre cinética enzimática e ensaios enzimáticos e compreendam a interconexão entre as diferentes vias metabólicas e a sua importância para a homeostasia celular.
Para além da aquisição dos conhecimentos teóricos os estudantes deverão saber aplicá-los em contexto laboratorial, incluindo a preparação de soluções tampões típicas para ensaios bioquímicos, técnicas de purificação de biomoléculas por meio de cromatografia e ultrafiltração, técnicas de doseamento de biomoléculas (como glícidos, proteínas e ácidos nucleicos) dominando métodos colorimétricos e análises espetrofotométricas, técnicas analíticas para separação de proteínas por meio de eletroforese em gel de acrilamida, e métodos de análise e doseamento baseados em ensaios enzimáticos diretos e indiretos.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conteúdos Teóricos:

  1. Biodiversidade dos organismos vivos; diferentes tipos de células e suas características
  2. Função e estrutura das biomoléculas: proteínas, ácidos nucleicos (ADN e ARN), glícidos, lípidos.
  3. Síntese Proteica (transcrição e tradução)
  4. Cinética enzimática (atividade enzimática específica, cinética de Michaelis Menten, ensaios enzimáticos)
Conteúdos de Aplicação Laboratorial
  1. Métodos espetrofotométricos: doseamento de ácidos nucleicos ou proteínas por absorção de UV e por métodos colorimétricos quantitativos.
  2. Métodos preparativos de separação de biomoléculas:
  • Diálise; centrifugação, ultracentrifugação e centrifugação em gradiente.
  • Técnicas de filtração e ultrafiltração e métodos cromatográficos: Interação hidrofóbica, de permuta iónica, de afinidade e exclusão molecular. Aplicação no isolamento e purificação de proteínas e ácidos nucleicos.
  • Métodos eletroforéticos. Separação de proteínas em gel SDS-PAGE e de ácidos nucleicos em gel de agarose.
3. Determinação de atividade enzimática específica e dos parâmetros cinéticos de Michaelis Menten. Determinação de atividade enzimática e métodos de quantificação através de ensaios enzimáticos diretos e indiretos.

Bibliografia Obrigatória

D. L. Nelson; M. M. Cox ; Lehninger´s Principles of Biochemistry, W. H. Freeman and Company, 2012. ISBN: 9780716743392

Bibliografia Complementar

J. M. Berg; J. L. Tymoczko; L. Stryer ; Biochemistry, Stryer , W. H. Freeman and Company, 2006. ISBN: 9780716767664
D. Voet ; Biochemistry , Voet , Wiley, John Wiley & Sons, 2010. ISBN: 978-0470570951
A. Quintas ; Bioquímica : Organização Molecular da Vida , Lidel, 2008. ISBN: 978972757431

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A avaliação da UC é considerada como um todo integrando-se a componente teórica e prática. Na componente teórica recorre-se a uma metodologia expositiva-participativa privilegiando-se a participação dos estudantes. Aulas teórico-práticas irão permitir fomentar a capacidade dos estudantes de trabalhar independentemente na resolução de fichas de exercícios sobre as temáticas apresentadas nas aulas teóricas. Na componente prática laboratorial desenvolvem-se trabalhos experimentais que abrangem os conteúdos da UC e visam dotar o estudante com competências do âmbito do “saber-fazer”. A componente teórica / teórico-prática é avaliada através de testes durante o semestre, sendo os trabalhos avaliados através da elaboração de relatórios com recurso a bibliografia atualizada e de referência. A componente teórica tem um peso de 50% e a componente prática outros 50% na avaliação global.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 127,50
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 37,50
Total: 195,00

Obtenção de frequência

Assiduidade obrigatória de 80% na componente laboratorial.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente teórica (CT)

CT = (nota 1º teste+ nota 2º teste)/2 


Nota mínima da média dos dois testes 8 valores



Componente Laboratorial (CL)

CL =  0.20 x contexto de sala +0.50 x  Trabalho 1  + 0.30 x Trabalho 2

Nota mínima da componente laboratorial 9,5 valores


Nota final (NF): 


   Avaliação Contínua:


   NF = 50 % (CT) + 50% (CL)





Exame apenas para a componente teórica (CT)


Avaliação por Exame:


   NF = 50% Exame + 50% (CL)

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