Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > TLQB019
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Matemática Elementar

Código: TLQB019     Sigla: ME

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Matemática

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TLQB 40 Plano Estudos 2015 1 - 5 52,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Clara Sofia Gomes Carlos Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,50
Mariana Iolanda Bárbara Dias 2,00
Eduardo Jorge do Nascimento Rolha Castanho 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Adquirir competências de análise analítica, gráfica e de implementação a situações concretas de funções trigonometricas, exponenciais e logarítmica entre outras; adquirir noções de geometria analítica e de cálculo matricial.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deve conseguir fazer de funções reais de varivael real e funções exponenciais de forma a poder aplicá-las em trabalhos práticos de outras UC.
O estudante deve saber manipular dados  matriciais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1. Cálculo matricial: Noção de matriz; operações com matrizes. Classificação das matrizes quadradas. Sistemas de equações lineares: Representação de um sistema de equações lineares na forma matricial. Resolução de sistemas de equações pelo método de Gauss.

2. Trigonometria: Razões trigonométricas. Fórmula fundamental da trigonometria. Círculo trigonométrico. Aplicação de trigonometria na resolução de problemas elementares.

3. Funções reais de uma variável real: continuidade e diferenciabilidade. Definição de função real de uma variável real, do domínio e contradomínio. Representação analítica e gráfica de funções. Noção de limite de uma função e propriedades dos limites. Intervalo de continuidade de uma função. Definição de derivada de uma função num ponto, função derivada e regras de derivação. Derivada da função composta e derivadas de ordem superior.

Bibliografia Obrigatória

Magalhães, L. T.; Álgebra Linear como Introdução à Matemática Aplicada., Texto Editora, 1998
Ferreira, J.C; Introdução à Análise Matemática, Fundação Gulbenkian, 2005

Bibliografia Complementar

Monteiro, A. ; Matrizes, Verlag Dashofer, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teórico-práticas desenvolve-se o raciocínio a partir de situações concretas, elementares e práticas: cada conceito/método é acompanhado por exemplos, permitindo assim dominar sem dificuldades, a matéria pretendida. Acentuam-se mais os conceitos e as situações do que as demonstrações.

Nas aulas são resolvidos alguns exercícios tipo. Os alunos são incentivados a resolver exercícios em casa como forma de consolidar o que lhe foi ensinado nas aulas.

Em cada aula, é disponibilizado no Moodle a matéria que ira ser dada com respetivos exemplos. Sao colocados também fichas de exercícios e posterior as suas soluções.


Avaliação: Avaliação Contínua com 3 testes e 3 quetões aula ou  exame final

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 82,50
Frequência das aulas 52,50
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Nota superior a 9,5

Fórmula de cálculo da classificação final




  • Avaliação Contínua:


 




    • A avaliação contínua terá por base a realização de:

      • 3 Testes individuais (T1, T2, T3).

      • 3 Questões Aula individuais (Q1, Q2, Q3).







    • A classificação da avaliação contínua envolve dois cenários:

      • CFT: A nota final da avaliação contínua corresponde à média dos testes:


      CFT=(T1+T2+T3)/3

      • CFTQ: A nota final da avaliação corresponde a uma média da nota dos testes e das questões aula.


      CFTQ=0.9×((T1+T2+T3)/3)+0,1×((Q1+Q2+Q3)/3)



 



    •  A classificação final (CF) será a melhor classificação entre CFT e CFTQ, isto é












                 𝐶𝐹=𝑀𝐴𝑋{𝐶𝐹𝑇,𝐶𝐹𝑇𝑄}











    • Não há nota mínima em qualquer componente de avaliação.

    • Obterão aprovação os estudantes que tiverem CF maior ou igual a 9,50 valores.






  •    100% Avaliação por Exame final


Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 07:16:51