Código Oficial: | 9092 |
Sigla: | EACI |
Na UC de Eletrotecnia, disciplina base no domínio das ciências de engenharia, pretende-se que os estudantes adquiram competências fundamentais no domínio da Engenharia Eletrotécnica, nomeadamente que permitam compreender os fenómenos de natureza eletromagnética e que permitam analisar circuitos elétricos em corrente contínua e alternada. Pretende-se ainda que os estudantes fiquem de posse de instrumentos (conhecimentos base e orientações bibliográficas) que possibilitem o eventual prosseguimento e aprofundamento de estudos. Na estruturação da UC, e para atingir os objetivos, procura-se complementar os conhecimentos teóricos e a resolução de problemas com prática laboratorial.
Dar ao aluno uma visão ampla dos fundamentos da Química no âmbito da sua formação científica de base, essenciais à compreensão de matérias como os processos industriais, balanços mássicos e entálpicos, materiais e corrosão.
O objetivo desta UC é proporcionar aos estudantes conhecimentos básicos da álgebra linear e competências para lidar com os mecanismos do cálculo diferencial em campos escalares e vetoriais, ferramentas matemáticas de grande importância na formação profissional de um técnico superior ou engenheiro.
Os objectivos da unidade curricular Matemática Aplicada consistem na aprendizagem de áreas chave da matemática, fundamentais para a compreensão, modelação, previsão, identificação e resolução de problemas da engenharia em geral, fornecendo instrumentos poderosos para uma abordagem menos elementar das unidades curriculares clássicas existentes nos curricula de engenharia.
Dotar os alunos dos conhecimentos necessários para efetuarem a análise energética de sistemas simples com interesse em engenharia.
Dotar os alunos dos conhecimentos necessários para a análise de escoamentos no interior de condutas e o cálculo da distribuição de pressão em fluidos em repouso ou que se movimentam como corpos sólidos.
Compreender a importância da Economia ao nivel micro e macro. |
Aprendizagem e desenvolvimento de competências nos seguintes domínios de instrumentação industrial:
1. Princípios de medida de temperatura, nível e caudal. Aplicações desses princípios de medida na área industrial e identificação das vantagens e desvantagens das diferentes soluções de medida;
2. Funcionamento e principais tipos de válvulas de controlo e posicionadores: suas características, dimensionamento e seleção em função das aplicações.
- Aplicar os conceitos de variável aleatória e sua distribuição
- Resolver problemas envolvendo modelos e distribuições de probabilidade com variáveis aleatórias discretas
- Resolver problemas envolvendo modelos e distribuições de probabilidade com variáveis aleatórias contínuas
- Compreender o conceito de amostra aleatória e resolver problemas envolvendo distribuições amostrais
- Saber caracterizar e aplicar estimadores
- Construir e interpretar intervalos de confiança a partir da estatística de teste
- Ser capaz de identificar e aplicar o teste de hipóteses adequado às situações concretas
- Relacionar os testes de hipóteses com os intervalos de confiança
- Ser capaz de construir e analisar um modelo de regressão linear simples
Compreender o papel, impacto e interação das organizações e empresas com meio envolvente, assim como o seu funcionamento interno numa perspetiva funcional e sistémica.
Fornecer aos alunos os princípios básicos de funcionamento das principais máquinas elétricas utilizadas em ambiente industrial, assim como, umas breves noções e aplicações de máquinas elétricas especiais;
Conhecimento dos semicondutores eletrónicos de potência;
Estudo do funcionamento dos diferentes tipos de conversores eletrónicos de potência usados nos acionamentos eletromecânicos;
Estudo dos diferentes metodos de controlo dos acionamentos eletromecânicos de velocidade variável.