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Algoritmos e Fundamentos de Programação

Código: TPSI01     Sigla: AFP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação - ESTSetúbal

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
IPE 1 Plano de Estudos 2016/2017 1 - 9 90 243
TSPTB 28 Plano de Estudos_2015_16 1 - 9 90 243
TSPTSI 22 Plano de Estudos_2015_16 1 - 9 90 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José António Sena Pereira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 6,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 12,00
Fábio Manuel Serôdio Pereira Delgado Varanda 6,00
Daniel Alexandre Lopes Alves 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreensão de conceitos e princípios básicos das linguagens de programação.
Capacidade de raciocínio lógico e formal que permita analisar problemas complexos.
Fundamentos conceptuais e capacidades relacionadas com a programação de computadores.

Resultados de aprendizagem e competências

  - Compreensão dos princípios gerais de engenharia de software;

  - Compreensão e valorização do papel central do Algoritmo;

  - Capacidade de codificar (implementar) os algoritmos em linguagens de programação;

  - Capacidade de trabalho em equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Algoritmos:


   1.1 Conceito de Algoritmo;


   1.2 Pseudocódigo;


   1.3 Abordagem Top-down.



  1. Programação numa linguagem de alto nível (Linguagem C):


   2.1 Estrutura de um programa;


   2.2 Tipos de dados elementares;


   2.3 Expressões aritméticas e lógicas;


   2.4 Instruções de seleção (if, if-else, switch-case);


   2.5 Instruções de Repetição (while, do-while, for);


   2.6 Instruções de entrada e saída;


   2.7 Tabelas Unidimensionais e Multidimensionais. Sequência de caracteres;


   2.8 Apontadores;


   2.9 Funções e procedimentos, parâmetros (formais e atuais) e valor de retorno;


   2.10 Visibilidade das variáveis e métodos. Variáveis locais e globais


   2.11 Tipos de dados estruturados;


   2.12 Algoritmos de procura e de ordenação;


   2.13 Ficheiros.

Bibliografia Obrigatória

Luís Damas; Linguagem C, FCA, 1999. ISBN: 9789727221561

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método adoptado compreende essencialmente a aprendizagem baseada na resolução de casos práticos, onde a matéria versada é diretamente aplicada.

A avaliação de aprendizagens será realizada ao longo do ano letivo pelos professores da unidade de formação, conforme o plano curricular proposto para a mesma.

O sistema de avaliação desta disciplina compreende modalidades de avaliação formativa e de avaliação sumativa.

A avaliação formativa possui um carácter sistemático e contínuo e é objeto de notação descritiva e qualitativa ao longo do tempo.

A avaliação sumativa, que neste caso adotará, predominantemente, provas de natureza prática, expressa-se na escala de zero a vinte valores.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 73,00
Frequência das aulas 90,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

CP - Componente Prática
Projeto – 60% (2 Fases – 2 x 30%)

CT - Componente Teórica
Exame – 40% (2 Testes – 2 x 20%)

Em cada teste há nota mínima de 7.5 e de 9.5 na média

Em cada fase do Projeto há nota mínima de 7.5. A média das fases do Projeto tem nota mínima de 9.5

Há nota mínima de 9.5 nos Exames (Época normal e/ou Recurso)

  

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final (NF) é calculada segundo a seguinte fórmula:

CP - Componente Prática
CT - Componente Teórica

NF = (CT * 40%) + (CP * 60%)

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