Gestão de Empresas e Comportamento Organizacional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Gestão e administração |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os estudantes devem desenvolver competências no âmbito da gestão de empresas, comportamento organizacional, liderança e gestão de equipas.
Resultados de aprendizagem e competências
Na parte de Gestão de Empresas: 1-Compreender a importância da Gestão no sistema empresarial e na sociedade em geral; 2-distinguir no seio da empresa as diferentes componentes da gestão, os seus objetivos específicos e modos de funcionamento distintos; 3- conhecer os principais conceitos e técnicas da área de gestão; sensibilizar para a relevância social e económica do empreendedorismo; 4- compreender o processo empreendedor e a elaboração do plano de negócios. Na parte de Comportamento Organizacional: 1- conhecer os fatores subjacentes aos comportamentos organizacionais e às suas potenciais consequências; 2- analisar e intervir sobre alguns fatores que determinam o comportamento no contexto de trabalho; 3- conhecer o compreender: os conceitos e as funções da inovação na empresa, o processo de inovação organizacional, o processo de implementação de uma cultura inovadora e de mudança organizacional pela inovação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Parte de Gestão: 1-A organização e o meio envolvente: conceito e tipologia das organizações ; meio envolvente e organização como sistema; 2-a Gestão - Funções e processos: Funções da Gestão, Missão, Objetivos, Planeamento e Estratégia; Estruturas Organizacionais; 3- Gestão do Marketing, Evolução do conceito de Marketing; Análise quantitativa e qualitativa do mercado; Marketing Mix; 4- Gestão da produção; a gestão da produção e a estratégia da empresa; tipos de produção e gestão de stocks; 5- Gestão financeira e análise de investimentos; património de uma empresa, demonstrações financeiras, análise e seleção de investimentos; 6-A gestão e a atividade empreendedora; conceitos básicos; a importância social e económica do empreendedorismo; o perfil do empreendedor e principais motivações; o processo empreendedor - da ideia ao mercado; a concretização. o plano de negócios. Parte de Comportamento organizacional: 7-O comportamento organizacional e a gestão; 8-Comportamento individual e de grupo; 9-Liderança; 10-Motivação e satisfação no trabalho; 11-Comunicação organizacional; 12-Conflito e negociação; 13-Inovação e cultura organizacional; 14-Inovação e mudança organizacional.
Bibliografia Obrigatória
Cunha, M. P. E., Rego, A., Cunha, R., & Cabral-Cardoso, C.; Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, 2004
Gibson, Ivancevich, Donnelly & Konopaske ; Organizações: Comportamento, Estruturas e Processos , McGraw Hill, 2006
Gonçalves, S.P. (Coord.); Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e práticas, Lidel, 2014
Gonçalves, S.P. (Coord.); Encruzilhadas e Desafios da GRH, Sílabo, 2021
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo-participativo, com recurso à resolução de casos e trabalhos de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
62,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Em cada parte a avaliação contínua contempla a realização de dois mini-testes (45-60m cada) realizados na aula. Os mini-testes são realizados presencialmente nas instalações da escola. Deve observar-se o ponto 9 do despacho nº 40/Presidente/2021 de 25 de fevereiro que faz referência aos mecanismos de mitigação da fraude e suas consequências.
Fórmula de cálculo da classificação final
A média aritmética da classificação obtida nos dois testes terá de ser igual ou superior a 9,5 valores e corresponde a 70% da nota final. 30% corresponde ao(s) trabalho(s) de grupo. A média aritmética dos testes em cada parte, assim como a nota final de cada parte não pode ser inferior a 9,5 valores.