Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > VE12
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Tração Elétrica

Código: VE12     Sigla: TE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Eletricidade e energia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Veículos Elétricos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPVE 8 Plano de Estudos_2015_16 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Daniel José Medronho Foito Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Daniel José Medronho Foito 4,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Esta unidade curricular permite desenvolver competências técnicas e científicas na área da tração elétrica de veículos rodoviários.
Relacionar e descrever a constituição e princípio de funcionamento das principais máquinas de tração utilizadas: máquina de indução e máquina síncrona de magnetos permanentes.
Serão desenvolvidas competências na interpretação do diagrama energético da máquina, no seu arranque e travagem elétrica, assim como, no controlo de velocidade em regime dinâmico.
Realização de trabalhos em grupo de ensaio e regulação de velocidade de motores de tração. Sensibilizar os estudantes para os aspetos relacionados com a organização do espaço de trabalho e a segurança na manipulação deste tipo de equipamentos.

Resultados de aprendizagem e competências

aaaa

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 - Tração elétrica
Introdução à tração elétrica, vantagens e aplicações. Principais máquinas elétricas utilizadas na tração. Dimensionamento e selecção de motores elétricos. Soluções de montagem/integração.

2 - Máquina assíncrona trifásica
Constituição e características de funcionamento como motor de tração. Esquema equivalente.Ligações e características eletromecânica e mecânica. Métodos de arranque.
Regulação de velocidade. Travagem elétrica. Comportamento em regime dinâmico variável.

3 - Máquina Síncrona
Aspetos construtivos. Noção de campo girante, de sincronismo e suas caraterísticas. Representação do modelo da máquina em regime permanente equilibrado.
Máquina síncrona de magnetos permanentes: utilização como motor de tração. Caraterísticas de funcionamento. Trânsito de potência, perdas e rendimento. Simbologia e esquemas de ligações.
Princípio de funcionamento dos controladores de motores elétricos.

4 - Estratégias de controlo em veículos elétricos e híbridos. Travagem regenerativa e optimização do aproveitamento de energia.

Bibliografia Obrigatória

Jesus Fraile Mora; Máquinas Eléctricas, 2003. ISBN: 84-481-3913-5
Gianfranco Pistoia; Electric and Hybrid Vehicles – Power sorces, models, sustainability, infrastructure and the market. ISBN: 978-0-444-53565-8
A.E.Fitzgerald; D.C. Kingsley; Alexander Kusko; Máquinas Eléctricas. ISBN: 0-07-090132-5

Bibliografia Complementar

João Palma; Accionamentos eléctricos de velocidade variável, 1999. ISBN: 972-31-0839-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

aaaa

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 60,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 160,00

Obtenção de frequência

AVALIAÇÃO:
- Componente teórico-prática: avaliação contínua com a realização de 2 testes (NT1 e NT2) intercalares em datas a definir, ou exame final (NE) com data a definir pelo CP.
- Componente laboratorial (NL): avaliação contínua com a realização dos trabalhos laboratoriais e respectivos relatórios.

CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO:
A nota final da disciplina será calculada do seguinte modo:
- Nota da teórico-prática: a nota mínima em cada teste é de 7 valores (sem arredondamento), sendo a nota mínima da média dos testes de 10 valores, com o peso de 70%.
- Nota do exame final (NE) obrigatoriamente igual ou superior a 10 valores, com o peso de 70%.
- Nota dos laboratórios (NL): calculada com base na realização dos trabalhos e respectivos relatórios, com o peso de 30%.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final da disciplina será calculada por:

NF=0.7*((NT1+NT2)/2)+0.3*NL
ou
NF=0.7*NE+0.3*NL
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 18:27:46