Gestão e Carregamento de Baterias de Tração
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Eletricidade e energia |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TSPVE |
7 |
Plano de Estudos_2015_16 |
2 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os alunos das competências necessárias ao desenho e manutenção das baterias de tracção, dos carregadores e dos sistemas necessário à correta gestão da bateria.
Realização de trabalhos laboratoriais em grupo. Alertar os estudantes para os aspetos relacionados com a organização do espaço de trabalho e a segurança na manipulação deste tipo de equipamentos.
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecer os tipos de baterias utilizados nos veículos com tração eléctrica (VE).
- Conhecer os sistemas de carregamento de baterias de VE.
- Conhecer os sistemas de gestão de baterias de VE (BMS).
- Competência para intervir na manutenção de baterias de VE e nos sistemas electrónicos associados à gestão de baterias de VE.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Tipos e química de baterias aplicadas na mobilidade elétrica.
2. Aspectos de segurança associados às baterias.
3. Envelhecimento de bateria.
4. Arquitetura de montagem de baterias.
5. Técnicas de recarga das baterias.
6. Postos de carregamento.
7. Dimensionamento e packaging de baterias.
8. Cablagem de potência para baterias de tração.
9. Sistemas de controlo de temperatura de baterias.
10. Modelo dinâmico das baterias.
11. Sistemas automáticos de gestão de baterias: activos e passivos.
12. Introdução aos supercondensadores.
Bibliografia Obrigatória
Victor Antunes; Folhas teóricas de apoio às aulas teóricas-práticas
Bibliografia Complementar
José Maia; Apontamentos desenvolvidos para a disciplina.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas:
Nestas aulas são leccionados os conceitos de cada um dos temas do programa. São desenvolvidos exemplos ilustrativos das diversas matérias e executam-se exercícios de aplicação.
São apresentados objectivos de aprendizagem a cada grupo de alunos que, em autonomia e com a supervisão do docente, fazem a pesquisa necessária e recorrem a experiências em laboratório para atingirem os objectivos delineados. Para cada conjunto de objectivos o grupo de alunos desenvolve uma apresentação formal de 20 minutos e elabora um relatório com um mínimo de 10 páginas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
32,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
O estudante tem que estar presente numa percentagem mínima de 75% das aulas e tem de apresentar os três trabalhos propostos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Em cada componente/trabalho a classificação é obtida em função da classificação do docente e dos pares.
1) 80 % da responsabilidade do docente.
2) 20 % resulta da avaliação entre pares.
A avaliação realizada pelo docente é individual e depende dos seguintes factores:
1) desempenho do aluno durante os períodos de pesquisa e preparação dos temas/trabalhos a apresentar.
2) desempenho do aluno durante apresentação do tema.
3) Avaliação do relatório entregue.
A classificação final é obtida resulta da aplicação da equação:
CF = (C1 + C2 + C3)/3
Onde:
CF = Classificação final.
CN = Classificação de uma componente de avaliação.