Código: | TPSI01 | Sigla: | AFP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Ciências informáticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sistemas e Informática |
Curso/CE Responsável: | Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação - ESTSetúbal |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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IPE | 0 | Plano de Estudos 2016/2017 | 1 | - | 9 | 90 | 243 |
TSPTB | 33 | Plano de Estudos_2015_16 | 1 | - | 9 | 90 | 243 |
TSPTSI | 28 | Plano de Estudos_2015_16 | 1 | - | 9 | 90 | 243 |
Docente | Responsabilidade |
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Cédric Claude Bernard Grueau | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 6,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Ensino Teórico-Prático | Totais | 2 | 12,00 |
Daniel Alexandre Lopes Alves | 6,00 | ||
Fábio Manuel Serôdio Pereira Delgado Varanda | 6,00 |
Compreensão de conceitos e princípios básicos das linguagens de programação.
Capacidade de raciocínio lógico e formal que permita analisar problemas complexos.
Fundamentos conceptuais e capacidades relacionadas com a programação de computadores.
- Compreensão dos princípios gerais de engenharia de software;
- Compreensão e valorização do papel central do Algoritmo;
- Capacidade de codificar (implementar) os algoritmos em linguagens de programação;
- Capacidade de trabalho em equipa.
1.1 Conceito de Algoritmo;
1.2 Pseudocódigo;
1.3 Abordagem Top-down.
2.1 Estrutura de um programa;
2.2 Tipos de dados elementares;
2.3 Expressões aritméticas e lógicas;
2.4 Instruções de seleção (if, if-else, switch-case);
2.5 Instruções de Repetição (while, do-while, for);
2.6 Instruções de entrada e saída;
2.7 Tabelas Unidimensionais e Multidimensionais. Sequência de caracteres;
2.8 Apontadores;
2.9 Funções e procedimentos, parâmetros (formais e atuais) e valor de retorno;
2.10 Visibilidade das variáveis e métodos. Variáveis locais e globais
2.11 Tipos de dados estruturados;
2.12 Algoritmos de procura e de ordenação;
2.13 Ficheiros.
O método adoptado compreende essencialmente a aprendizagem baseada na resolução de casos práticos, onde a matéria versada é diretamente aplicada.
A avaliação de aprendizagens será realizada ao longo do ano letivo pelos professores da unidade de formação, conforme o plano curricular proposto para a mesma.
O sistema de avaliação desta disciplina compreende modalidades de avaliação formativa e de avaliação sumativa.
A avaliação formativa possui um carácter sistemático e contínuo e é objeto de notação descritiva e qualitativa ao longo do tempo.
A avaliação sumativa, que neste caso adotará, predominantemente, provas de natureza prática, expressa-se na escala de zero a vinte valores.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 73,00 |
Frequência das aulas | 90,00 |
Trabalho laboratorial | 80,00 |
Total: | 243,00 |
CP - Componente Prática
Projeto – 60% (2 Fases – 2 x 30%)
CT - Componente Teórica
Exame – 40% (2 Testes – 2 x 20%)
Em cada teste há nota mínima de 7.5 e de 9.5 na média
Em cada fase do Projeto há nota mínima de 7.5. A média das fases do Projeto tem nota mínima de 9.5
Há nota mínima de 9.5 nos Exames (Época normal e/ou Recurso)
A nota final (NF) é calculada segundo a seguinte fórmula:
CP - Componente Prática
CT - Componente Teórica
NF = (CT * 40%) + (CP * 60%)