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Bases de Dados

Código: TPSI09     Sigla: BD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação - ESTSetúbal

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
IPE 0 Plano de Estudos 2016/2017 1 - 6 60 162
TSPTB 20 Plano de Estudos_2015_16 1 - 6 60 162
TSPTSI 22 Plano de Estudos_2015_16 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Paulo Portelinha Santos Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 8,00
João Paulo Portelinha Santos 4,00
Luís Manuel Dias Damas 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Bases de Dados tem por objetivo principal dotar os estudades dos conhecimentos necessários, á análise, construção e manipulação de uma base de dados relacional de suporte à manipulação de informação de um Sistema de Informação.

Objetivos de aprendizagem:

Obj1: Conhecer os conceitos fundamentais de Bases de Dados e Sistemas Gestores de Bases de Dados (SGBD)(relacionais).
Obj2: Conhecer e compreender o Modelo Entidade Relação (MER).
Obj3: Analizar e desenhar o MER de um Sistema de Informação.
Obj4: Conhecer e compreender o Modelo Relacional (MR).
Obj5: Conecehr e aplicar as regras de transformaçãodo MER no MR.
Obj6: Conhecer os conceitos, normalização e forma normal em Bases de Dados relacionais.
Obj7: Conhecer a linguagem SQL nas vertentes DDL (Data Definition Language) e DML (Data Manipulation Language).
Obj8: Aplicar a linguagem SQL na definição e manipulação de esquemas de Bases de Dados relacionais.
Obj9: Aplicar a linguagem SQL na manipulaçao de dados (inserção, aclualização e remoção) em Bases de Dados relacionais.
Obj10: Aplicar a linguagem SQL na construção de consultas simples e complexas.
Obj11: Conhecer como definir rotinas de código no SGBD.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem desenvolver competências para:
- Definir um modelo de dados utilizando o Modelo Entidade Relação
- Implementar bases de dados relacionais normalizadas
- Criar e manipular a informação de bases de dados em SQL
- Obter informação de uma base de dados utilizando SQL

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Conceitos fundamentais de Bases de Dados e Sistemas Gestores de Bases de Dados (relacionais)
2. Análise e Modelação segundo o Modelo Entidade-Relação (MER)
2.1. Análise de requisitos
2.2. Entidades, atributos e relações
2.3. Restrições: cardinalidade, participação e chaves
2.4. Diagrama do MER
3. O Modelo Relacional (MR)
3.1. Tabelas, colunas e tipos de dados
3.2. Restrições: chave primária, chave estrangeira, unique e check
4. Transformação do MER no MR
5. A linguagem Structured Query Language (SQL)
5.1. Data Definition Language (DDL) - create, alter e drop
5.2. Data Manipulation Language (DML) - insert, update e delete
5.3. Consulta de informação - select
5.3.1. Distinct, where, order by e funções de linha
5.3.2. Agrupamento de informação: funções de grupo, group by e having
5.3.3. Junção de tabelas (join) - inner join, outer join, self join
5.3.4. Subconsultas
6. Vistas (views)
7. Programação da lógica e acessos ao modelo de dados
7.1. Procedimentos
7.2. Funções
7.3. Triggers

Bibliografia Obrigatória

Abraham Silberschatz, Henry F. Korthand S. Sudarshan; Database System Concepts, 6th Edition, McGraw Hill, 2011. ISBN: ISBN 978-0-07-352332-3

Bibliografia Complementar

Luís Damas; SQL, 14ª Edição, FCA, 2017. ISBN: 978-972-722-829-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia pedagógica a usar nesta unidade curricular assenta em duas vertentes, o método expositivo acompanhado de exemplos práticos, complementado pela prática em ambiente laboratorial. A consolidação dos conhecimenos é realizada pela execução de um projeto integrador de conhecimentos realizado em grupo ao longo do semestre.

Recorrer-se-á à plataforma e-learning Moodle para apoio ao ensino, nomeadamente como repositório de informação, fórum, entrega de trabalhos e realização de testes de auto avaliação e de avaliação.

Software

MySQL Workbench
MySQL Community Server

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho laboratorial 25,00
Elaboração de projeto 60,00
Total: 165,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua
- Componente Teórica (CT): 4 Mini-testes + Teste 
- Componente Prática (CP):  Projeto: Fase 1 + Fase 2 

Avaliação por exame
- Componente Teórica (CT): Exame
- Componente Prática (CP): Projeto

* Possibilidade de recuperação da avaliação de um mini-teste

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua
- Componente Teórica (CT):
   - 20% Mini-testes  (nota mínima por mini-teste 8 V)
   - 30% Teste (nota mínima 8 V)
   - Nota mínima de CT 9.5 V

- Componente Prática (CP):
   - 50% Projeto: 50% Fase 1 + 50% Fase 2 (nota mínima da média da fase 1 + fase 2 - 8 V)

Nota final: 50% CT + 50% CP (nota mínima final 9.5 V)


Avaliação por exame
- Componente Teórica (CT): 
  - 50% Exame (nota mínima 9.5 V)
- Componente Prática (CP): 
  - 50% Projeto (nota mínima 9.5 V)

Nota final: 50% CT + 50% CP
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