Engenharia de Software I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Informáticas |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| TINFT |
20 |
Plano Estudos_2018_19 |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
C1. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular tem como objetivos proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre:
• Modelação dos processos de negócios suportados por um sistema de informação, usando a linguagem BPMN (Business Process Model and Notation);
• Modelação de sistemas de informação, utilizando a análise e desenho orientados a objetos e a linguagem de modelação UML (Unified Modeling Language).
Resultados de aprendizagem e competências
No fim da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
• Explicar qual a importância da modelação de sistemas de informação, e saber relacionar os conceitos: modelo, modelar e sistema de informação;
• Explicar qual a importância da modelação dos processos de negócio de um organização, no processo de desenvolvimento de um sistema de informação;
• Modelar um processo de negócio utilizando a linguagem BPMN;
• Identificar a relação entre a modelação dos processos de negócio de uma organização e a modelação de um sistema de informação;
• Identificar e aplicar diversas técnicas para efetuar o levantamento, análise e especificação de requisitos de um sistema de informação;
• Identificar e aplicar diversas técnicas para analisar e modelar um sistema de informação, utilizando a UML para especificar o sistema analisado;
• Identificar e aplicar diversas técnicas para projetar um sistema de informação, utilizando a linguagem UML para especificação do sistema a desenvolver.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução aos conceitos de Modelação de um sistema de informação
1.1. Conceito de Sistema, Informação, Modelos, e Linguagem de Modelação
1.2. Processo de Desenvolvimento de um sistema de Informação
2. Modelação dos Processos de Negócio
2.1. Os processos de negócio das organizações e sua relação com os sistemas de informação.
2.2. Especificação e um processo de Negócio
2.3. O BPMN como linguagem de modelação de processo de Negócio.
2.4. A modelação dos processos de negócio das organizações no processo de desenvolvimento de um sistema de informação
3. Levantamento e Especificação de Requisitos de um Sistema de Informação
3.1. Requisitos Funcionais e não Funcionais
3.2. Técnicas de Levantamento de Requisitos
3.3. Análise e Especificação de Requisitos Funcionais
3.4. Diagramas de Use Case e Detalhe de Use Case para especificação das funcionalidades de um sistema de informação
3.5. Diagrama de Atividades para modelação da interação do utilizador com o sistema
4. Análise do Sistema de Informação
4.1. Descoberta das entidades informacionais que suportam o sistema a construir
4.2. Modelação das entidades informacionais usando o Diagrama de Classes e de Objectos da UML.
4.3. Modelação da componente dinâmica do sistema. Realização de Use Cases, usando diagramas de sequências da UML, utilização de diagramas de máquinas de estado.
Bibliografia Obrigatória
Fowler, M. and Scott, K. ; UML Distilled: A Brief Guide to the Standard Object Modeling Language. 3rd ed. , Addison-Wesley Professional, 2003
Borges, J., Cunha, J. and Dias, T. ; Modelação de dados em UML – uma abordagem por problemas, FCA, 2015
Nunes, M., O’Neill, H. ; Fundamental de UML, FCA, 2004
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
· Nas Aulas Teóricas (T) são utilizados os métodos expositivo e participativo com a finalidade de promover uma aprendizagem por descoberta, através da exploração individual e em grupo. Assim sendo, a dinâmica destas aulas consiste na exposição da matéria seguida da resolução de problemas;
- Nas aulas Práticas/Laboratoriais (PL) será utilizado o método participativo e de resolução de trabalhos, proporcionando o desenvolvimento de competências do saber-fazer, para maior aproximação do ensino teórico-prático às exigências do mercado de trabalho. Assim, e em termos de dinâmica, estas aulas serão conduzidas segundo a metodologia pedagógica problem/project based learning, onde os estudantes, em grupos de 3, desenvolverão a análise e especificação de um sistema de informação. Para cada aula de laboratório haverá um conjunto de objetivos específicos a cumprir por cada grupo de trabalho, que tem como missão guiar os estudantes no desenvolvimento do projeto. O trabalho prático resultante é semanalmente submetido e avaliado.
Software
Bizagi Modeler
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Teste |
40,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de projeto |
62,00 |
| Frequência das aulas |
60,00 |
| Trabalho escrito |
40,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
- Avaliação contínua (obrigatória)
A nota de avaliação contínua é calculada da seguinte forma:
Nota Final de AC = CT (40%) + CP (60%)
Tendo em conta que:
- Componente Teórica (CT) - A componente CT, que tem um peso de 40% no cálculo da nota final, é avaliada através da elaboração de 2 testes teóricos (Teste1 e Teste2), ambos com a mesma ponderação (50%), e cada um deles com nota mínima de 9,5 valores. A Nota mínima da CT é de 9,5 e é calculada da seguinte forma:
CT = Teste1 (50%) + Teste2 (50%)
- Componente Prática (CP) - A componente CP, que tem um peso de 60% no cálculo da nota final, é avaliada através da realização de:
a) 1 projeto (que vale 50%) a realizar em grupos de 3 estudantes, com nota mínima de 9,5 valores, tanto no projeto final quanto na discussão individual. Este projeto tem 2 entregas parciais obrigatórias, ambas sem nota mínima.
b) exercícios individuais efetuados nas aulas (Exer) - 10%
A Nota mínima de CP é 9,5 e é calculada da seguinte forma:
CP = Projeto (50%) + Exercícios de aula (10%)
Caso alguma das notas seja inferior aos valores mínimos descritos acima, o estudante terá de realizar, em avaliação exame apenas a(s) componente(s) de avaliação a que tiver reprovado. NOTA: as componentes manterão sempre o seu valor percentual, ou seja: CT (40%) + CP (60%) para efeitos de cálculo da nota final do estudante.
Relativamente à assiduidade: neste programa as presenças são obrigatórias sendo necessário apresentar justificação para as faltas. O número mínimo de presenças para obter aprovação é de 75%.
Fórmula de cálculo da classificação final
Épocas Normal e de Recurso:
A avaliação da época normal e de época de recurso é constituída pela elaboração de um Exame com as 2 componentes: CT (40%) + CP (60%), ambas com nota mínima de 9,5 valores. Para fazer a CT o estudante realizará um exame teórico escrito. Para fazer a CP o estudante:
- reformulará o pojecto caso tenha reprovado em avaliação contínua;
- ou desenvolverá um projeto cujo enunciado será disponibilizado na última semana de aulas.
NOTA: os estudantes apenas realizarão em exame a(s) componente(s) de avaliação a que tiverem reprovado anteriormente.