Código: | LACI11003 | Sigla: | Q |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Controlo e Processos |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sistemas e Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
EACI | 41 | Plano de Estudos 14 | 1 | - | 6 | 60 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Susana Martins da Luz | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 2,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 2,00 |
Susana Martins da Luz | 2,00 | ||
Ensino Prático e Laboratorial | Totais | 3 | 6,00 |
Helena Margarida Pires de Sousa | 4,00 | ||
Susana Martins da Luz | 2,00 |
Dar ao aluno uma visão ampla dos fundamentos da Química no âmbito da sua formação científica de base, essenciais à compreensão de matérias como os processos industriais, balanços mássicos e entálpicos, materiais e corrosão.
Pretende-se que os alunos adquiram adquiram os seguintes conhecimentos e competências:
- Compreender a estrutura atómica:noção orbitais e números quânticos e configurações eletrónicas,
- Identificação do grupo e o período de um elemento químico na Tabela Períódica e compreensão da variação das propriedades periódicas;
-Compreensão dos tipos de ligações químicas
- escrever as fórmulas de Lewis, identificar a geometria e a polaridade de uma molécula;
-Conhecer a diferentes formas de expressar a concentração de soluções e respectivas unidades;
-Ser capaz de fazer os cálculos necessários à preparação de soluções;
-Ser capaz de preparar soluções no laboratório;
-Ser capaz de fazer cálculos estequiométricos, determinando quantidades de reagentes necessários e produtos obtidos;
-Conhecer a diferença entre reação irreversível e equilíbrio químico e conhecer os vários tipos de equilíbrio químico;
-Ser capaz de calcular o pH de soluções de ácidos e bases (fortes e fracos);
-Ser capaz de compreender os erros associados às operações analíticas;
-Ser capaz de trabalhar em laboratório, cumprindo as regras de segurança.
1.Estrutura Atómica e Molecular
Orbitais atómicas e números quânticos. Tabela Periódica.Ligação química. Escrita das estruturas de Lewis e contributores de ressonância. Teoria da Repulsão dos Pares Electrónicos da Camada de Valência e geometrias moleculares. Momento dipolar de ligação, momento dipolar resultante e a polaridade da molécula.
Raymond Chang, “Química”, 5ª Edição, McGrawHill (ou outra versão do livro)
As aulas têm tipologia teórico-prática, visando a operacionalização dos conceitos. É adotado o método expositivo participado e interativo. Procura levar-se os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo, de modo a que adquiram os devidos conhecimentos e desenvolvam espírito crítico.
A UC tem uma componente laboratorial, pretendendo-se ilustrar na prática alguns dos conceitos teóricos transmitidos. Nas aulas laboratoriais, os alunos executam trabalhos experimentais de acordo com protocolos fornecidos, elaborando na aula os respectivos registos e tratamento de resultados/resposta a questionários, numa Ficha de Trabalho.
A UC tem uma componente laboratorial que permite, de acordo com os objetivos da UC:
- a operacionalização dos conceitos lecionados;
- desenvolvimento da capacidade de resolução de casos;
- o desenvolvimento do espírito científico e experimental;
- a aprendizagem de procedimentos e técnicas laboratoriais e a aquisição de competências de "saber fazer" e "saber pensar";
- desenvolvimento da competência de trabalho em equipa.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 102,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Total: | 162,00 |
Para obter aprovação, terá de ter uma nota igual ou superior a 8,0 valores em cada teste.
Para efeitos de aprovação na UC, a média aritmética mínima da classificação nos testes é de 9,5 valores.
Caso obtenha nota igual ou superior a 8,0 valores no 1º Teste e inferior a 8,0 no 2º Tests, o aluno poderá optar por fazer recuperação da avaliação do 2º Teste na data de exame de época normal (neste caso, opta por não fazer o exame).
O Estudante terá de ter uma frequência mínima de 75 % de aulas TP (neste caso, corresponde a um máximo de quatro faltas).
Sem a frequência das aulas de laboratório e entrega das respetivas Fichas de Trabalho (devidamente elaboradas), o aluno não obterá aprovação na UC, quer se encontre no regime de avaliação contínua, quer no regime de exame. É permitida no máximo uma falta a aula laboratorial. Para os alunos TE, é permitida a realização de uma prova referente à componente laboratorial, em data de exame, caso tenham faltado a mais de um trabalho laboratorial.
-Esclarecimento de Dúvidas (Susana Luz, F205): 2ª feira, 14:00