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Computação Móvel

Código: INF32186     Sigla: CM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
INF 96 Plano de Estudos 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rossana Henriques dos Santos Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 2 4,00
Rossana Henriques dos Santos 4,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 5 10,00
Rossana Henriques dos Santos 2,00
Filipe Alexandre da Silva Mariano 4,00
Bruno Miguel Campos Pereira 4,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Fornecer competências básicas no domínio das aplicações para dispositivos móveis de forma a que os alunos saibam desenhar, implementar, testar, depurar e distribuir aplicações para dispositivos móveis que recorram a armazenamento local de dados, informação proveniente de sensores e respeitem regras básicas de privacidade e segurança.

Resultados de aprendizagem e competências

Os métodos predominantes:
Aulas Teórico-Práticas:
• Expositivo, com recurso a slides.
• Demonstrativo, com recurso a um computador e/ou dispositivo móvel para a demonstração de exemplos.
• Interrogativo, recorrendo a questões colocadas aos alunos durante a exposição da matéria ou demonstração de exemplos.
Aulas Laboratoriais:
• Activo: orientação dos alunos no desenvolvimento autónomo de exercícios e dos trabalhos práticos em grupos de dois alunos ao longo da unidade curricular.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Interfaces para Dispositivos Móveis.
2. Introdução à Computação Móvel.
3. Flutter e o SO Android.
4. Comunicação Móvel, Privacidade e Segurança.

Bibliografia Obrigatória

Ricardo Queirós; Android Profissional – Desenvolvimento Moderno de Aplicações, FCA, 2018. ISBN: 978-972-722-874-4
Ricardo Queirós; Desenvolvimento de Aplicações com Android Studio, FCA, 2017. ISBN: 978-972-722-819-5
Ricardo Queirós; Bases de Dados e Geolocalização, FCA, 2016. ISBN: 978-972-722-862-1

Bibliografia Complementar

Loren Schwiebert, Golden Richard III, Sandeep Gupta, Frank Adelstein; Fundamentals of Mobile and Pervasive Computing, 978-0071412377, 2005. ISBN: McGraw-Hill
Steven Hoober, Eric Berkman; Designing Mobile Interfaces, 978-1-4493-9463-9, 2011. ISBN: O'Reilly Media

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos predominantes:
- Expositivo, recorrendo a exemplos. Os alunos são depois incentivados a desenvolver os seus trabalhos segundo a metodologia de Ensino Baseado em Projeto, com o acompanhamento do docente, que os ajudará a assimilar melhor a matéria.
- Ativo: orientação dos alunos no desenvolvimento autónomo de exercícios e trabalhos práticos ao longo da unidade curricular.


Software

Android Studio
Microsoft Visual Studio Code

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Tecnologia de software

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Elaboração de projeto 90,00
Estudo autónomo 12,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

É aplicado o regulamento de assiduidade da ESTSetúbal/IPS, isto é, a avaliação continua requer uma assiduidade mínima de 75% das aulas.

Os estudantes com o estatuto Trabalhador Estudante que não possam comparecer na aulas devem indicá-lo por email ao responsável da disciplina o mais cedo possível.
Os estudantes com estatuto de Trabalhador Estudante têm acesso à avaliação contínua sem ser necessário a presença nas aulas (excepto nos momentos de avaliação obrigatórios).

As entregas dos vários trabalhos é realizada pelo Moodle e as regras e os prazos de entrega são iguais para todos os estudantes.

A unidade curricular possui vários momentos de avaliação obrigatoriamente presenciais: um teste (na avaliação continua), quiz (na avaliação continua), uma ou duas apresentações (na avaliação contínua), discussão oral do trabalho prático (em todas as épocas de avaliação) e exame (se necessário). A falta a qualquer destes momentos de avaliação implica a nota zero no elemento (teste, quiz, apresentações, trabalho prático ou exame) a ser avaliado.

Em Época de Recurso os TPs são diferente dos TPs de Época Normal (ou seja, implica refazer a Componente Prática)
Em Época Especial os TPs são diferentes dos TPs de Época Normal e de Época de Recurso (ou seja, implica refazer a Componente Prática). 

O acesso aos testes e exames é feito mediante inscrição no Moodle.

Na Avaliação Contínua é necessário obter a nota mínima no TP-Fase1, para continuar em Avaliação Contínua no TP. Quem não obtiver a nota mínima passará para a época de exames, não realizando nem o teste, nem o quiz.
O TP possui nota mínima. Os estudantes que não obtiverem a nota mínima terão de ir a Época de Exames. Em Época de Exames, se a nota mínima no TP não for atingida, os estudantes não realizaram o exame respetivo dessa época e terão de ir à Época de Exames seguinte.
Após a data da primeira entrega de trabalho os estudantes que iniciarem a participação na UC nessa altura poderão não ser aceites em Avaliação Contínua.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua:
Nota final = 50% [CT] + 50% [CP] >= 9.5 valores
[CT] = 20% [Q] + 80% [Teste]
[CP] = 100% [TP] >= 8.0 valores

Época Normal:
Nota final = 50% [CT] + 50% [CP] >= 9.5 valores
[CT] = 100% [ExameENor]
[CP] = 100% [TP] >= 8.0 valores

Época de Recurso:
Nota final = 50% [CT] + 50% [CP] >= 9.5 valores
[CT] = 100% [ExameERec]
[CP] = 100% [TP*] >= 8.0 valores

Época Especial:
Nota final = 50% [CT] + 50% [CP] >= 9.5 valores
[CT] = 100% [ExameEEsp]
[CP] = 100% [TP**] >= 8.0 valores

Onde:
[CT] = Nota da Componente Teórica
[Q] = Nota do Quiz
[Teste] = Nota do Teste
[ExameENor] = Nota do Exame de Época Normal
[ExameERec] = Nota do Exame de Época de Recurso
[ExameEEsp] = Nota do Exame de Época Especial
[CP] = Nota da Componente Prática
[TP] = Nota do Trabalho Prático 

* Em Época de Recurso os TPs são diferente dos TPs de Época Normal (ou seja, implica refazer a Componente Prática)
** Em Época Especial os TPs são diferentes dos TPs de Época Normal e de Recurso (ou seja, implica refazer a Componente Prática)

Na avaliação contínua os trabalhos práticos poderão ter apresentações para a turma obrigatórias nas diversas fases (ver enunciado do trabalho prático).
Na avaliação contínua os trabalhos práticos poderão ter discussão oral com o docente obrigatória nas diversas fases (ver enunciados do trabalho prático).
Na avaliação em época normal, recurso ou especial, os trabalhos práticos poderão ter apresentação e discussão oral com o docente obrigatória (ver enunciados do trabalho prático).
Em Época de Recurso os TPs são diferente dos TPs de Época Normal (ou seja, implica refazer a Componente Prática)
Em Época Especial os TPs são diferentes dos TPs de Época Normal e de Época de Recurso (ou seja, implica refazer a Componente Prática). 

O acesso aos testes e exame é feito mediante inscrição no Moodle.

Na Avaliação Contínua é necessário obter a nota mínima no TP-Fase1, para continuar em Avaliação Contínua no TP. Quem não obtiver a nota mínima passará para a época de exames, não realizando nem o teste nem o quiz.
O TP possui nota mínima. Os estudantes que não obtiverem a nota mínima terão de ir a Época de Exames. Em Época de Exames, se a nota mínima no TP não for atingida, os estudantes não realizaram o exame respetivo dessa época e terão de ir à Época de Exames seguinte.
Após a data da primeira entrega de trabalho os estudantes que iniciarem a participação na UC nessa altura poderão não ser aceites em Avaliação Contínua.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com o estatuto Trabalhador Estudante que não possam comparecer na aulas devem indicá-lo por email ao responsável da disciplina o mais cedo possível.

Os alunos com estatuto de Trabalhador Estudante têm acesso à avaliação contínua sem ser necessário a presença nas aulas (excepto nos momentos de avaliação obrigatórios).

As entregas dos vários trabalhos é realizada pelo Moodle e as regras e os prazos de entrega são iguais para todos os alunos.

A disciplina possui vários momentos de avaliação obrigatoriamente presenciais: um teste (na avaliação continua), quiz, uma ou duas apresentações (na avaliação contínua), discussão oral do trabalho prático (em todas as épocas de avaliação) e exame (se necessário). A falta a qualquer destes momentos de avaliação implica a nota zero no elemento (teste, quiz, trabalho prático ou exame) a ser avaliado.

Em Época de Recurso os TPs são diferente dos TPs de Época Normal (ou seja, implica refazer a Componente Prática)
Em Época Especial os TPs são diferentes dos TPs de Época Normal e de Época de Recurso (ou seja, implica refazer a Componente Prática). 

O acesso aos testes e exames é feito mediante inscrição no Moodle.

In Continuous Assessment it is necessary to obtain the minimum grade in TP-Phase1, to continue in Continuous Assessment in TP. Anyone who does not obtain the minimum grade will move on to the exam period, not taking the test or the quiz.
The TP has a minimum grade. Students who do not obtain the minimum grade will have to go to the Exam Period. In Exam Season, if the minimum grade in the TP is not reached, students will not take the respective exam for that period and will have to go to the next Exam Season.
After the date of the first submission of work, students who begin participating in the UC at that time may not be accepted into Continuous Assessment.

Melhoria de classificação

Melhoria de nota só em Época de Recurso e mediante inscrição. A Melhora de Nota implica a realização dos TPs + Exame.
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