Veículos Elétricos e Híbridos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Eletrotecnia e Sistemas de Potências |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EM |
21 |
Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Dotar os estudantes de conhecimentos sobre o controlo e a gestão de sistemas de motorização elétrica e híbrida.
Resultados de aprendizagem e competências
Será estudada a caraterização dos veículos elétricos e híbridos existentes no mercado, assim como novas soluções de mobilidade elétrica emergentes. No laboratório, serão ensaiadas baterias de tração, os respetivos sistemas de gestão das baterias, o estudo e programação de variadores de velocidade de motores de tração, entre outros. Deste modo, para além das competências teóricas serão desenvolvidas competências práticas em ambiente laboratorial. Para além das pesquisas efetuadas incidirem maioritariamente em documentação escrita em inglês, na apresentação e discussão dos trabalhos realizados, pelo menos uma será também em inglês.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Motorização elétrica.
- Tipos, características e desempenho dos principais motores de tração utilizados na mobilidade elétrica
- Dimensionamento e seleção de motores elétricos
- Soluções de montagem/integração (1, 2, 3 e 4 motores)
- Sistemas de refrigeração de motores (ar, líquido).
- Princípio de funcionamento dos controladores de motores
- Parametrização de controladores
Motorização híbrida
- Características da tração híbrida
- Configurações de sistemas híbridos de tração
- Estratégias de operação para veículos híbridos
- Travagem regenerativa e optimização do aproveitamento de energia.
- Extensores de autonomia
- Principais sistemas híbridos no mercado
Baterias de tração
- Tipos e química de baterias aplicadas na mobilidade elétrica
- Arquitetura de montagem de baterias
- Cablagem de potência para baterias de tração
- Dimensionamento e packaging
- Sistemas de controlo de temperatura
- Aspectos de segurança associados às baterias de tração
- Funções do sistema de gestão de baterias (BMS)
Bibliografia Obrigatória
Mehrdad Ehsani, Yimin Gao and Ali Emadi; Modern Electric, Hybrid Electric, and Fuel Cell Vehicles - Fundamentals, Theory, and Design, CRC Pres, 2010. ISBN: 978-1-4200-5398-2
T. Gillespie; Fundamentals of vehicle dynamics, Society of automotive engineers, 1992. ISBN: 1-56091-199-9
Bibliografia Complementar
J. Y. Wong; Theory of ground vehicles – third edition, John Wiley & Sons, Inc, 2001. ISBN: 0-471-52496-4
Gianfranco Pistoia; Electric and Hybrid Vehicles – Power sources, models sustainability, infrastructures and the market, Elsevier , 2010. ISBN: 978-0-444-53565-8
IEA; EV City Casebook. 50 BIG IDEAS. Shaping the future of Electric Mobility, IEA, 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino são essencialmente duas, nomeadamente associadas às aulas teórico-práticas e práticas-laboratoriais. As aulas teórico-práticas consistem na exposição dos conteúdos programáticos por parte do docente. Neste âmbito também está previsto períodos de discussão com o objetivo de estimular o raciocínio, capacidade de argumentar e aumentar o interesse. Relativamente à componente prática, os estudantes deverão desenvolver um estudo e simulação de um veículo elétrico ou híbrido e a sua ligação à rede elétrica, assim como um conjunto de ensaios laboratoriais de equipamentos.
As componentes de avaliação terão a avaliação obrigatória na componente teórico-prática e na componente prática-laboratorial. Um dos trabalhos realizados pelos estudantes será escrito e apresentado em inglês.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
25,00 |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
35,00 |
Estudo autónomo |
67,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Realização de 5 trabalhos laboratoriais. Classificação mínima de 9,5 valores na média dos trabalhos.
Realização e apresentação de um trabalho de pesquisa. Classificação mínima de 9,5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
NF=0,5*NTP + 0,25*NTr + 0,25*NL
NF - classificação final
NTP - classificação das provas teórico práticas. Classificação mínima de 7 valores em cada um dos 2 testes e de 9,5 valores na média dos testes ou no exame final. Existe a possibilidade de recuperar um dos testes na data de exame.
NTr - classificação do relatório e da apresentação do trabalho de pesquisa (min. 9,5 valores)
NL - classificação dos trabalhos laboratoriais, de frequência obrigatória (min. 9,5 valores)