Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > LEM31132
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Veículos Elétricos e Híbridos

Código: LEM31132     Sigla: VEH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Eletrotecnia e Sistemas de Potências

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EM 21 Plano de Estudos 3 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Henrique Querido Maia Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
José Henrique Querido Maia 3,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 2,00
José Henrique Querido Maia 2,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Dotar os estudantes de conhecimentos sobre o controlo e a gestão de sistemas de motorização elétrica e híbrida.

Resultados de aprendizagem e competências

Será estudada a caraterização dos veículos elétricos e híbridos existentes no mercado, assim como novas soluções de mobilidade elétrica emergentes. No laboratório, serão ensaiadas baterias de tração, os respetivos sistemas de gestão das baterias, o estudo e programação de variadores de velocidade de motores de tração, entre outros. Deste modo, para além das competências teóricas serão desenvolvidas competências práticas em ambiente laboratorial. Para além das pesquisas efetuadas incidirem maioritariamente em documentação escrita em inglês, na apresentação e discussão dos trabalhos realizados, pelo menos uma será também em inglês.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Motorização elétrica.
- Tipos, características e desempenho dos principais motores de tração utilizados na mobilidade elétrica
- Dimensionamento e seleção de motores elétricos
- Soluções de montagem/integração (1, 2, 3 e 4 motores)
- Sistemas de refrigeração de motores (ar, líquido).
- Princípio de funcionamento dos controladores de motores
- Parametrização de controladores

Motorização híbrida
- Características da tração híbrida
- Configurações de sistemas híbridos de tração
- Estratégias de operação para veículos híbridos
- Travagem regenerativa e optimização do aproveitamento de energia.
- Extensores de autonomia
- Principais sistemas híbridos no mercado

Baterias de tração
- Tipos e química de baterias aplicadas na mobilidade elétrica
- Arquitetura de montagem de baterias
- Cablagem de potência para baterias de tração
- Dimensionamento e packaging
- Sistemas de controlo de temperatura
- Aspectos de segurança associados às baterias de tração
- Funções do sistema de gestão de baterias (BMS)

Bibliografia Obrigatória

Mehrdad Ehsani, Yimin Gao and Ali Emadi; Modern Electric, Hybrid Electric, and Fuel Cell Vehicles - Fundamentals, Theory, and Design, CRC Pres, 2010. ISBN: 978-1-4200-5398-2
T. Gillespie; Fundamentals of vehicle dynamics, Society of automotive engineers, 1992. ISBN: 1-56091-199-9

Bibliografia Complementar

J. Y. Wong; Theory of ground vehicles – third edition, John Wiley & Sons, Inc, 2001. ISBN: 0-471-52496-4
Gianfranco Pistoia; Electric and Hybrid Vehicles – Power sources, models sustainability, infrastructures and the market, Elsevier , 2010. ISBN: 978-0-444-53565-8
IEA; EV City Casebook. 50 BIG IDEAS. Shaping the future of Electric Mobility, IEA, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino são essencialmente duas, nomeadamente associadas às aulas teórico-práticas e práticas-laboratoriais. As aulas teórico-práticas consistem na exposição dos conteúdos programáticos por parte do docente. Neste âmbito também está previsto períodos de discussão com o objetivo de estimular o raciocínio, capacidade de argumentar e aumentar o interesse. Relativamente à componente prática, os estudantes deverão desenvolver um estudo e simulação de um veículo elétrico ou híbrido e a sua ligação à rede elétrica, assim como um conjunto de ensaios laboratoriais de equipamentos.

As componentes de avaliação terão a avaliação obrigatória na componente teórico-prática e na componente prática-laboratorial. Um dos trabalhos realizados pelos estudantes será escrito e apresentado em inglês.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 35,00
Estudo autónomo 67,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência





Realização de 5 trabalhos laboratoriais. Classificação mínima de 9,5 valores na média dos trabalhos.
Realização e apresentação de um trabalho de pesquisa. Classificação mínima de 9,5 valores.





Fórmula de cálculo da classificação final





NF=0,5*NTP + 0,25*NTr + 0,25*NL

NF - classificação final


NTP - classificação das provas teórico práticas. Classificação mínima de 7 valores em cada um dos 2 testes e de 9,5 valores na média dos testes ou no exame final. Existe a possibilidade de recuperar um dos testes na data de exame.


NTr - classificação do relatório e da apresentação do trabalho de pesquisa (min. 9,5 valores)


NL - classificação dos trabalhos laboratoriais, de frequência obrigatória (min. 9,5 valores)





Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 07:54:01