Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > REID02
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Eletrotecnia I

Código: REID02     Sigla: ELEI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Eletricidade e energia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Redes Elétricas Inteligentes e Domótica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
REID 25 Plano de Estudos 2018/19 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Svetlana Roudolfovna Chemetova Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Svetlana Roudolfovna Chemetova 4,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-10-13.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Programa, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular propõe-se fornecer aos alunos uma base de competências sólida, rigorosa, coerente e cientificamente fundamentada da ciência base da engenharia eletrotécnica.
Promover o espírito crítico e criativo, que permita aos alunos seguirem as matérias de unidades curriculares posteriores.
Dar formação em análise de circuitos elétricos lineares, de modo a terem a capacidade de aplicar as leis básicas da teoria da eletricidade a circuitos de corrente contínua.
O ensino teórico-prático é complementado com a realização de trabalhos laboratoriais.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Compreender e aplicar os conceitos fundamentais da electrostática e calcular as suas grandezas fundamentais.
2. Descrever os efeitos da corrente estacionária e analisar os circuitos elétricos em corrente contínua incluindo as fontes dependentes.
3. Compreender e explicar os fundamentos de eletromagnetismo.
4. Executar práticas laboratorias para consolidar e complementar os conhecimentos teóricos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos sobre resolução de sistemas de equações, análise vectorial e conceitos básicos de física.

Programa

CAPÍTULO I - ELETROESTÁTICA
Sistema de Unidades. Carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial. Trabalho e energia potencial. Capacidade e Condensadores. Associação de condensadores. Energia num condensador. Materiais dielétricos.

CAPÍTULO II - ANÁLISE DE CIRCUITOS EM CORRENTE CONTÍNUA
Corrente elétrica. Tensão elétrica. Resistência elétrica. Lei de Ohm. Associação de resistências. Divisores de tensão e de corrente. Efeito de Joule. Potência e energia. Fontes de energia eléctrica. Circuitos equivalentes estrela-triângulo. Leis de Kirchhoff. Análise de malhas e análise nodal. Teorema da sobreposição. Teoremas de Thèvenin e Norton. Conversão de fontes. Circuitos com fontes dependentes. Balanço de potências.

CAPÍTULO III - ELETROMAGNETISMO
Magnetostática: Classificação de materiais magnéticos; Lei de Ampère; Fluxo magnético; Força magnetomotriz;  Bobinas; Análise de Circuitos Magnéticos; Lei de Hopkinson. 
Campo Eletromagnético Variáve: Lei de Faraday; Lei de Lenz; Coeficiente de auto-indução e indução mútua; Princípio de funcionamento do transformador; Princípio de funcionamento dos geradores mecânicos de energia elétrica; Princípio de funcionamento dos motores.

Bibliografia Obrigatória

Sadiku Musa Alexander; Análise de Circuitos Eléctricos com Aplicações
Prof. Máximo Rosado; Folhas teóricas de apoio às aulas teóricas-práticas

Bibliografia Complementar

Robert L. Boylestad; Introdução à Análise de Circuitos

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino utilizada, no contexto das aulas teórico-prático, assenta na aplicação de várias técnicas de aprendizagem ativa visando maior envolvência e autonomia dos alunos na construção dos seus saberes. Nas aulas laboratoriais o estudante terá oportunidade de realizar trabalhos de laboratório.

Software

Easy EDA
PHET

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 82,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

1. O regime de avaliação contínua
Os alunos que pretendam frequentar a UC em regime de avaliação contínua estão sujeitos à assiduidade das aulas e tem a obrigatoriedade de efetuar todas as avaliações das duas componentes:
 - Componente Teorico-prática (Tp) é avaliada por quatro testes (T). A nota da componente é dada pela média ponderada dos testes conforme:

Tp = 0.25 T1 + 0.2 T2 + 0.3 T3 + 0.25 T4;

- Componente laboratorial (L) com realização obrigatória de trabalhos laboratoriais. A avaliação dos laboratórios é composta pelo desempenho em aula e os documentos apresentados dos diversos ensaios laboratoriais que verificam os conceitos dados no capítulo "Corrente Eléctrica Estacionária".

2. Regime de avaliação por exames com trabalhos laboratoriais obrigatórios
Os alunos que escolherem o regime de avaliação por exames, efetuarão uma prova escrita onde será avaliada toda a matéria correspondente á componente Tp. As provas de exame são feitas em épocas calendarizadas a nível de Escola.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final (NF) em regime de avaliação contínua da disciplina é dada por:
NF = 0.7 Tp + 0.3 L 

A nota final (NF) em regime de avaliação por exames será a classificação  obtida na época de exame (NE) e a obtida na componente Laboratorial (L) obrigatória ou equivalente conforme; 
NF = 0.7 NE + 0.3 L

Os alunos que tenham obtido NF ≥9.5 valores ficarão aprovados com a classificação final (NF) determinada pelo arredondamento às unidades.   
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-05-14 às 13:51:16