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Fundamentos de Programação Orientada por Objetos

Código: TPSI19     Sigla: FPOO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação - ESTSetúbal

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPTB 14 Plano de Estudos_2015_16 1 - 6 102 162
TSPTSI 23 Plano de Estudos_2015_16 1 - 6 102 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Cristina Rodrigues Miranda Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 8,00
Paula Cristina Rodrigues Miranda 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivos que os estudantes sejam capazes de:
- compreender os conceitos da programação orientada por objetos;
- aplicar os conceitos da programação orientada por objetos na resolução concreta de problemas;
- desenvolver aplicações de acordo com o paradigma de programação orientada por objetos usando a linguagem Java.

 

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá ser capaz de analisar um problema que lhe seja apresentado, estruturar a sua resolução e implemtá-la utilizando alinguagem Java.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

Introdução ao paradigma da POO
Classes e Objetos
Encapsulamento de Dados
Agregação e Composição de Classes
Introdução às Colecções
Herança e Polimorfismo
Classes Abstractas e Interfaces
Excepções
Entradas e Saídas (I/O)

Bibliografia Obrigatória

David Barnes & Michael Kölling; Objects First with Java (6th Edition), 978-1292159041

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Componente teórica: utilização de metodologias ativas

Componente prática: baseada na resolução de problemas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 75,00
Total: 165,00

Obtenção de frequência

Por avaliação continua ou por exame.

Por avaliação continua: Teste teórioco + Teste Pratico + Trabalho prático

Por exame : Teste teórioco + Trabalho prático



  • Prática:

  • Trabalhos de laboratório

  • 2 Projectos

  • Min. 9,5 valores


  • Teórica:

  • 2 Testes TP

  • Min. 7,5 valores em cada um.

  • Min. 9,5 valores de média nos dois testes

  • Exame

  • Min. 9,5 valores

Fórmula de cálculo da classificação final

Época Normal



  • Componente Prática, melhor entre:

  • 15% Laboratórios + 85% Projetos;

  • 100% Projetos.


  • Componente Teórica, melhor entre:

  • 15% atividades Moodle/outra Plataforma+ 85% testes;

  • 100 %  média ponderada dos 2 testes





  • Por Exame: nota do Exame.


  • Nota final: 50% Prática + 50% Teórica






Época de Recurso 



  • Nota final: 50% Prática + 50% Teórica









    • Época Recurso e Especial (sem possibilidade de incorporar componente de avaliação contínua):







    • Em caso de aproveitamento, na Época Normal, de uma das Componentes, Prática ou Teórica, a mesma será reaproveitada. Melhorias de nota obrigam a inscrição e respetivo pagamento na Divisão Académica. Não poderão ser realizadas melhorias dos testes no Exame da 1ª Chamada;







    • Componente Prática (se não houve aproveitamento desta componente na Época Normal, o projeto deve ser entregue na Época Recurso/Especial).







    • Componente Teórica (se não houve aproveitamento desta componente na Época Normal, o exame deve ser realizado na Época Recurso/Especial).






  • Nota final: 50% Prática + 50% Teórica

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