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Sistemas Operativos

Código: TPSI20     Sigla: SO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação - ESTSetúbal

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPTB 3 Plano de Estudos_2015_16 1 - 6 102 162
TSPTSI 21 Plano de Estudos_2015_16 1 - 6 102 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rossana Henriques dos Santos Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 8,00
Aníbal Paulo Lopes da Ponte 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos





O objetivo da Unidade Curricular de Sistemas Operativos consiste em fornecer competências básicas no domínio dos sistemas operativos de forma aos estudantes reconhecerem e compreenderem o funcionamento de sistemas operativos instalados em computadores. Pretende-se que os estudantes compreendam os conceitos básicos de concorrência e paralelismo de forma a programar aplicações que recorrem a técnicas de multiprogramação. Pressupõe competências adquiridas em programação.
No final desta unidade curricular o estudante deverá estar apto para:


1. Descrever a estrutura de um sistemas operativos, identificando as suas partes constituintes e enunciando os seus objetivos.
2. Explicar, usando linguagem técnica adequada, o funcionamento do sistema operativo ou problema associado.
3. Enunciar e comparar diferentes algoritmos de escalonamento, ou seleção, analisando os seus aspetos positivos e negativos.
4. Descrever o funcionamento do istemas operativos relacionando-o com os vários componentes físicos (hardware) do computador. 5. Elaborar e descrever o funcionamento dum istemas operativos baseando-se em diagramas de estado dos processos.


6. Programar e descrever o funcionamento dum programa que utilizando técnicas de multiprogramação.
7. Programar aplicações para computadores que façam uso dos recursos do computador de forma eficiente usando e dominando técnicas de multiprogramação e sincronização de threads/processos a partir dum problema.





Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos observam os objetivos da unidade curricular relativos aos conhecimentos a adquirir, focando o ensino dos conceitos básicos essenciais de sistemas operativos e gestão de processos, e transpondo esses conceitos para a prática.
Os conteúdos programáticos procuram seguir uma sequência lógica e incremental na introdução dos elementos fundamentais, que abordam os novos paradigmas da análise forense a sistemas de ficheiros e demonstram a sua importância, permitindo aumentar gradualmente a complexidade do estudo de sistemas operativos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa





1. Introdução aos sistemas operativos


- Evolução histórica
- Estrutura e objetivos dum sistemas operativos - Panorâmica atual
2. Gestão de processos e threads
- Concorrência e pseudoparalelismo
- Comunicação entre processos e threads
- Técnicas de Multiprogramação e sincronismo - Escalonamento de processos
3. Gestão de memória
- Tipos de memória
- Memória virtual, paginação e segmentação
- Algoritmos de alocação de memória e páginas 4. Gestão de entradas/saídas
- Implementação interna
- Dispositivos de E/S, controladores e DMA
- Tratamento de interrupções





Bibliografia Obrigatória

Abraham Silberschatz, Greg Gagne, Peter B. Galvin; Operating System Concepts, 10th Edition, JohnWiley&Sons, 2021. ISBN: 978-1119800361
Andrew S. Tanenbaum, Herbert Bos; Modern Operating Systems, 5th Edition, Pearson, 2022. ISBN: 9780137618880

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos predominantes:
- Expositivo, recorrendo a exemplos das aulas teóricas. Os alunos são depois incentivados a desenvolver os seus trabalhos, com o acompanhamento do docente, que os ajudará a assimilar melhor a matéria.
- Ativo: orientação dos alunos no desenvolvimento autónomo de exercícios e trabalhos práticos ao longo da unidade curricular.

Software

Linux

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 18,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 60,00

Obtenção de frequência

É aplicado o regulamento de assiduidade da ESTSetúbal/IPS, isto é, a avaliação continua requer uma assiduidade mínima de 75% das aulas.

Os alunos com o estatuto Trabalhador Estudante que não possam comparecer na aulas devem indicá-lo por email ao responsável da disciplina o mais cedo possível. Os alunos com estatuto de Trabalhador Estudante têm acesso à avaliação contínua sem ser necessário a presença nas aulas (excepto nos momentos de avaliação obrigatórios).

Para terem aprovação à UC, os alunos têm de obter:
- Mais de 9.5 valores na Componente Teórica
- Mais de 9.5 valores na Componente Prática
- Mais de 9.5 valores na Nota Final

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = 50% [CT] + 50% [CP] ≥ 9.5 valores
[CT] = 50% [MT1] + 50% [MT2]  ≥ 9.5 valores
[CP] = 50% [TP1] + 50% [TP2] ≥ 9.5 valores


Nota final = 50% [CT] + 50% [CP] ≥ 9.5 valores
[CT] = 100% [E] ≥ 9.5 valores
[CP] = 100% [TP] ≥ 9.5 valores

Onde:

[CT] = Nota da Componente Teórica
[MT1] = Nota do Mini-Teste 1
[MT2] = Nota do Mini-Teste 2
[E] = Nota do Exame (Época Normal ou Época de Recurso ou Época Especial)


[CP] = Nota da Componente Prática
[TP1] = Nota do Trabalho Prático 1
[TP2] = Nota do Trabalho Prático 2 
[TP] = Nota do Trabalho Prático nas Épocas de Exame

Melhoria de classificação

Melhoria de nota só em Época de Recurso, realizando o TP + Exame, e mediante inscrição.
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