Sistemas Operativos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Informáticas |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo da Unidade Curricular de Sistemas Operativos consiste em fornecer competências básicas no domínio dos sistemas operativos de forma aos estudantes reconhecerem e compreenderem o funcionamento de sistemas operativos instalados em computadores. Pretende-se que os estudantes compreendam os conceitos básicos de concorrência e paralelismo de forma a programar aplicações que recorrem a técnicas de multiprogramação. Pressupõe competências adquiridas em programação.
No final desta unidade curricular o estudante deverá estar apto para:
1. Descrever a estrutura de um sistemas operativos, identificando as suas partes constituintes e enunciando os seus objetivos.
2. Explicar, usando linguagem técnica adequada, o funcionamento do sistema operativo ou problema associado.
3. Enunciar e comparar diferentes algoritmos de escalonamento, ou seleção, analisando os seus aspetos positivos e negativos.
4. Descrever o funcionamento do istemas operativos relacionando-o com os vários componentes físicos (hardware) do computador. 5. Elaborar e descrever o funcionamento dum istemas operativos baseando-se em diagramas de estado dos processos.
6. Programar e descrever o funcionamento dum programa que utilizando técnicas de multiprogramação.
7. Programar aplicações para computadores que façam uso dos recursos do computador de forma eficiente usando e dominando técnicas de multiprogramação e sincronização de threads/processos a partir dum problema.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos observam os objetivos da unidade curricular relativos aos conhecimentos a adquirir, focando o ensino dos conceitos básicos essenciais de sistemas operativos e gestão de processos, e transpondo esses conceitos para a prática.
Os conteúdos programáticos procuram seguir uma sequência lógica e incremental na introdução dos elementos fundamentais, que abordam os novos paradigmas da análise forense a sistemas de ficheiros e demonstram a sua importância, permitindo aumentar gradualmente a complexidade do estudo de sistemas operativos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução aos sistemas operativos
- Evolução histórica
- Estrutura e objetivos dum sistemas operativos - Panorâmica atual
2. Gestão de processos e threads
- Concorrência e pseudoparalelismo
- Comunicação entre processos e threads
- Técnicas de Multiprogramação e sincronismo - Escalonamento de processos
3. Gestão de memória
- Tipos de memória
- Memória virtual, paginação e segmentação
- Algoritmos de alocação de memória e páginas 4. Gestão de entradas/saídas
- Implementação interna
- Dispositivos de E/S, controladores e DMA
- Tratamento de interrupções
Bibliografia Obrigatória
Abraham Silberschatz, Greg Gagne, Peter B. Galvin; Operating System Concepts, 10th Edition, JohnWiley&Sons, 2021. ISBN: 978-1119800361
Andrew S. Tanenbaum, Herbert Bos; Modern Operating Systems, 5th Edition, Pearson, 2022. ISBN: 9780137618880
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos predominantes:
- Expositivo, recorrendo a exemplos das aulas teóricas. Os alunos são depois incentivados a desenvolver os seus trabalhos, com o acompanhamento do docente, que os ajudará a assimilar melhor a matéria.
- Ativo: orientação dos alunos no desenvolvimento autónomo de exercícios e trabalhos práticos ao longo da unidade curricular.
Software
Linux
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
18,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Total: |
60,00 |
Obtenção de frequência
É aplicado o regulamento de assiduidade da ESTSetúbal/IPS, isto é, a avaliação continua requer uma assiduidade mínima de 75% das aulas.
Os alunos com o estatuto Trabalhador Estudante que não possam comparecer na aulas devem indicá-lo por email ao responsável da disciplina o mais cedo possível. Os alunos com estatuto de Trabalhador Estudante têm acesso à avaliação contínua sem ser necessário a presença nas aulas (excepto nos momentos de avaliação obrigatórios).
Para terem aprovação à UC, os alunos têm de obter:
- Mais de 9.5 valores na Componente Teórica
- Mais de 9.5 valores na Componente Prática
- Mais de 9.5 valores na Nota Final
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = 50% [CT] + 50% [CP] ≥ 9.5 valores
[CT] = 50% [MT1] + 50% [MT2] ≥ 9.5 valores
[CP] = 50% [TP1] + 50% [TP2] ≥ 9.5 valores
Nota final = 50% [CT] + 50% [CP] ≥ 9.5 valores
[CT] = 100% [E] ≥ 9.5 valores
[CP] = 100% [TP] ≥ 9.5 valores
Onde:
[CT] = Nota da Componente Teórica
[MT1] = Nota do Mini-Teste 1
[MT2] = Nota do Mini-Teste 2
[E] = Nota do Exame (Época Normal ou Época de Recurso ou Época Especial)
[CP] = Nota da Componente Prática
[TP1] = Nota do Trabalho Prático 1
[TP2] = Nota do Trabalho Prático 2
[TP] = Nota do Trabalho Prático nas Épocas de Exame
Melhoria de classificação
Melhoria de nota só em Época de Recurso, realizando o TP + Exame, e mediante inscrição.