Código Oficial: | T024 |
Sigla: | TSPTB |
General objective
The objective is to develop students’ knowledge of English in several areas, such as reading comprehension, writing, correct use of technical terms, grammar, fluency and personal interaction. Students will be acquainted with concepts and procedures used in the workplace, and will be able to apply technical language to specific contexts.
Arquitetura Web
Obj#1- Compreender e explicar os principais conceitos associados à Arquitetura Web.
HTML e CSS
Obj#2- Reconhecer e explicar a finalidade da linguagem HTML e CSS;
Obj#3 – Reconhecer elementos principais do HTML e seletores do CSS;
Obj#4 – Distinguir entre linguagens de marcação e linguagens de estilo
Obj#5 – Aplicar a linguagem HTML na estruturação de conteúdos diversos e Aplicar a linguagem de estilos CSS a documentos HTML.
JavaScript e DOM
Obj#6 – Reconhecer e explicar a finalidade da linguagem de programação JS
Obj#7 – Desenvolver scripts JS que permitam implementar interação e dinâmica em documentos HTML.
Obj#8 – Reconhecer e explicar o DOM. Aplicar o JS à manipulação do DOM.
Obj#9 – Reconhecer e explicar o funcionamento do Protocolo HTTP/s
Objetivos integradores
Obj#10 - Desenhar e criar o front-end de uma aplicação web com integração dos conhecimentos anteriores.
Obj#11 - Avaliar e refletir sobre a implementação realizada e identificar formas alternativas de implementação.
Esta unidade curricular tem como objetivos que os estudantes sejam capazes de:
- compreender os conceitos da programação orientada por objetos;
- aplicar os conceitos da programação orientada por objetos na resolução concreta de problemas;
- desenvolver aplicações de acordo com o paradigma de programação orientada por objetos usando a linguagem Java.
O objetivo da Unidade Curricular de Sistemas Operativos consiste em fornecer competências básicas no domínio dos sistemas operativos de forma aos estudantes reconhecerem e compreenderem o funcionamento de sistemas operativos instalados em computadores. Pretende-se que os estudantes compreendam os conceitos básicos de concorrência e paralelismo de forma a programar aplicações que recorrem a técnicas de multiprogramação. Pressupõe competências adquiridas em programação.
No final desta unidade curricular o estudante deverá estar apto para:
1. Descrever a estrutura de um sistemas operativos, identificando as suas partes constituintes e enunciando os seus objetivos.
2. Explicar, usando linguagem técnica adequada, o funcionamento do sistema operativo ou problema associado.
3. Enunciar e comparar diferentes algoritmos de escalonamento, ou seleção, analisando os seus aspetos positivos e negativos.
4. Descrever o funcionamento do istemas operativos relacionando-o com os vários componentes físicos (hardware) do computador. 5. Elaborar e descrever o funcionamento dum istemas operativos baseando-se em diagramas de estado dos processos.
6. Programar e descrever o funcionamento dum programa que utilizando técnicas de multiprogramação.
7. Programar aplicações para computadores que façam uso dos recursos do computador de forma eficiente usando e dominando técnicas de multiprogramação e sincronização de threads/processos a partir dum problema.
Pretende-se que os estudantes adquiram formação em contexto de trabalho numa empresa permitindo colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Neste sentido, a UC de Estágio tem como objetivos:
- permitir que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos durante o decorrer do curso, através da análise e resolução de problemas em contexto de trabalho;
- proporcionar oportunidades para os estudantes desenvolverem habilidades específicas relacionadas com a sua área de estudos;
- proporcionar oportunidades aos estudantes para que desenvolvam competências sociais e interpessoais, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipa, comunicação, etc., em contexto empresarial.