Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > TGI13
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Análise de Custos e Controlo de Gestão

Código: TGI13     Sigla: ACCG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais e Comunicação

Ocorrência: 2021/2022 - 2T

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Seção de Ciências Empresariais e Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TGI 64 Plano de Estudos 2016 2 - 7 66 189

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rodrigo Teixeira Lourenço Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Laboratórios: 2,00
E-Learning: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Rodrigo Teixeira Lourenço 2,00
Laboratórios Totais 2 4,00
Rodrigo Teixeira Lourenço 4,00
E-Learning Totais 1 2,00
Rodrigo Teixeira Lourenço 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Dotar os estudantes dos conceitos fundamentais de Análise de Custos;

  2. Dar a conhecer os principais mecanismos de tratamento de informação financeira na ótica interna, nomeadamente no que respeita aos sistemas de custeio e gestão orçamental;

  3. Dotar os estudantes de espírito crítico que lhes permita compreender as vantagens e as limitações dos sistemas de informação financeiros no apoio à tomada de decisão.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências Essenciais:


  • Classificar os custos de acordo com as diferentes tipologias

  • Aplicar a Taxa Teórica de Encargos Sociais

  • Calcular e aplicar um critério de imputação

  • Calcular a Unidade de Custeio de um Centro de Custo

  • Diferenciar Custo das Compras de Custo de Aquisição

  • Calcular as quantidades consumidas pela produção

  • Calcular o Custo Industrial da Produção unitário

  • Elaborar a Demonstração de Resultados por funções/produtos

  • Caracterizar o Custeio Baseado nas Atividades

  • Caracterizar a Gestão Orçamental

  • Elaborar um Orçamento de Tesouraria

  • Caracterizar o Controlo Orçamental

  • Calcular desvios


Competências Complementares:


  • Caracterizar a Contabilidade de Gestão

  • Calcular a Taxa Teórica de Encargos Sociais

  • Caracterizar os Centros de Responsabilidade

  • Calcular o Custo das Compras

  • Caracterizar as situações particulares associadas à produção

  • Calcular Custeio Baseado nas Atividades

  • Caracterizar os Indicadores de Desempenho


Competências Transversais:


  • Organização  da informação

  • Expressão Oral

  • Análise critica

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Conceitos fundamentais

  2. Custos/Gastos

  3. Custo de Produção

    • Componentes do Custo de Produção

    • Custos de Transformação

    • Centros de Responsabilidade

    • Custos de Produção

    • Demonstração de Resultados por funções

    • Situações Particulares da Produção



  4. Sistemas de Custeio

    • Sistema de Custeio (Total, Variável)

    • Sistema de Custeio Baseado nas Atividades



  5. Gestão orçamental

    • Orçamentação

    • Orçamento de Tesouraria



  6. Controlo Orçamental

    • Conceitos

    • Indicadores de Desempenho

    • Análise de Desvios



Bibliografia Obrigatória

Vitor Seabra Franco et all; “Contabilidade de Gestão Volume I – O apuramento dos custos e a informação de apoio à decisão”, Publisher Team
Vitor Seabra Franco et all; Contabilidade de Gestão Volume II – Orçamento anual e instrumentos de avaliação de desempenho organizacional, Publisher Team
António Pires Caiado; A Contabilidade de Gestão, Áreas Editora
António Pires Caiado; Casos práticos de Contabilidade Analítica, Áreas Editora
Huges Jordan, João Carvalho das Neves e José Azevedo Rodrigues; O Controlo de Gestão – ao serviço da estratégia e dos gestores, Áreas Editora

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas de teóricas/práticas são lecionados os conteúdos programáticos da UC, tendo em conta as competências definidas, numa combinação entre exposição, ilustração com exemplos reais de aplicação dos conteúdos e resolução de exercícios práticos. São igualmente utilizadas atividades de interação com os estudantes, através de ferramentas de aprendizagem colaborativa, como seja os Kahoots

Nas aulas de laboratório é dada continuidade aos conteúdos programáticos lecionados na aula t/p anterior são resolvidos exercícios práticos conforme os conteúdos lecionados.

Na componente a distâncias os estudantes têm de resolver exercícios semanais, demonstrando capacidade de aplicar as competências a situações concretas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Teste 60,00
Trabalho de campo 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Estudo autónomo 111,00
Frequência das aulas 44,00
Trabalho de campo 6,00
Trabalho laboratorial 22,00
Total: 189,00

Obtenção de frequência

Testes

  1. Competências em Avaliação:
    1. Essenciais: Parte A
    2. Complementares: Parte B
    3. Transversais: Apresentação da informação
  2. Três testes. Cada teste está dividido em duas partes:
    1. Parte A (12 Valores): Competências Essenciais
    2. Parte B (08 Valores): Competências Complementares
  3. Notas Mínimas:
    1. Parte A: 7,5 valores
    2. Média dos Testes: 9,5 valores
    3. Caso o estudante não atinga a nota mínima na Parte A, a nota do teste corresponde à nota obtida nessa parte.

 

Atividades de Avaliação continua

  1. Discussão de casos de estudo.

 

Trabalho de Grupo

  1. Competências em Avaliação: Transversais: Expressão Oral e Análise Critica
  2. Trabalho de grupos. Apresentação oral em grupos de 4 elementos de um resumo de um conteúdo (artigo de jornal, artigo científico, vídeo, site, etc.) disponível on-line relacionado com os tópicos da Unidade Curricular.
  3. Critérios de avaliação:
    1. Qualidade da apresentação oral 20%
    2. Qualidade da apresentação visual 20%
    3. Domínio dos conteúdos 20%
    4. Análise critica 40%
  4. Condições:
    1. A apresentação deverá ser entregue no Moodle até ao início da aula.
    2. Duração de 10 minutos com recurso a apresentação visual.

 

Participação nas atividades letivas

  1. Participação em Kahoots
  2. Assiduidade às aulas

 

Fórmula de cálculo da classificação final

























Componente



Peso



Testes



60%



Trabalho de Grupo



15%



Atividades de avaliação contínua



15%



Participação nas atividades letivas



10%


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-05-05 às 16:09:24