Projeto em Engenharia e Gestão de Energia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Termodinâmica Aplicada |
Ocorrência: 2021/2022 - 2T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEGEIE |
25 |
Plano de estudos_2019_2020 |
2 |
- |
30 |
22 |
810 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A UC de Projeto em Engenharia e Gestão de Energia visa a aplicação das temáticas abordadas durante a sua formação e integração de conhecimentos previamente lecionados no plano curricular do curso e experiência que o aluno possa ter. As competências a desenvolver incluem, com base num caso real na indústria ou em edifícios de serviços, realizar uma ou várias das vertentes seguintes:
- realizar uma auditoria energética, propor medidas de melhoria e integrá-las num Plano de Racionalização Energética (no caso de um edifício de serviços, incluir componente de certificação energética).
- acompanhar, monitorizar e validar a implementação de um Plano de Racionalização Energética.
- Implementar sistema de gestão de energia numa empresa.
- realizar a análise de viabilidade técnica e económica de medidas transversais de melhoria na utilização da energia.
Pretende-se ainda que o estudante tome conhecimento com as metodologias associadas à partilha do conhecimento, como sejam, apresentações orais, posters e artigos.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante no final da UC, tendo em conta o seu percurso no curso, a sua experiência e o tema individual escolhido, poderá desenvolver as seguintes competências:
- realizar uma auditoria energética, propor medidas de melhoria e integrá-las num Plano de Racionalização Energética (no caso de um edifício de serviços, incluir componente de certificação energética).
- acompanhar, monitorizar e validar a implementação de um Plano de Racionalização Energética.
- Implementar sistema de gestão de energia numa empresa.
- realizar a análise de viabilidade técnica e económica de medidas transversais de melhoria na utilização da energia.
- elaborar um poster e escrever um artigo com forma de divulgação do projeto desenvolvido.
Modo de trabalho
B-learning
Programa
1.Proposta de temas de projeto e/ou estágio
Incluir questões e problemas relevantes nas áreas; Referir os conhecimentos teóricos necessários com indicação de referências bibliográficas; Inserir-se no domínio restrito de forma a poder ser desenvolvido em profundidade; Ser adequado ao tempo previsto
2. Definição de objetivos do projeto
Propostas deverão ser claras quanto aos resultados de aprendizagem esperados
3. Elaboração de programas dos trabalhos
Propostas deverão estar em conformidade com regulamentos institucionais sobre a realização de projetos.
4. Estratégias de abordagem ao tema
Pesquisa bibliográfica, informação científica, técnica, experimental
5. Acompanhamento do desenvolvimento do projeto
Docente orientador do projeto e/ou estágio é responsável pelo acompanhamento
6. Elaboração do relatório
Bibliografia Obrigatória
João José Cúcio Frada; Novo Guia Prático para a elaboração e apresentação de trabalhos científiicos, Sete Caminhos
Bibliografia Complementar
Florence le Bras; Como Organizar e redigir Relatórios e Teses, Europa-América
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Orientação Tutorial - para acompanhamento personalizado da execução de projectos complementado, quando possível, por apresentações casuísticas em workshops ou seminários.
A avaliação está definida nos regulamentos institucionais.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
810,00 |
Total: |
810,00 |
Obtenção de frequência
Não Aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
O júri será composto por 3 ou 5 elementos, sendo um deles o orientador científico do trabalho.
A apresentação terá no máximo 20 minutos. A prova terá no máximo 60 minutos. O estudante disporá de tempo de resposta equivalente ao utilizado pelos membros do júri.
A classificação do Relatório e Discussão Final terá as seguintes componentes: Qualidade técnico-científica (60%), Qualidade de Apresentação Pública (10%) e Discussão Pública (30%). O estudante é aprovado no caso da maioria dos elementos do júri atribuir uma classificação igual ou superior a 10 valores.
Prazos: de acordo com Regulamentos IPS
Provas e trabalhos especiais
O Relatório de Projeto integra uma proposta de Poster e uma proposta de Artigo.
O Relatório terá um máximo de 40 páginas (excluindo capa, referencias e anexos).
A proposta de artigo terá um máximo de 15000 carateres (incluindo espaços).
A proposta de Poster será em Inglês.