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Introdução à Programação

Código: LEM11104     Sigla: IP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EM 93 Plano de Estudos 1 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alcina Maria Narciso Prata Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 6,00
Alcina Maria Narciso Prata 6,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 4 8,00
Alcina Maria Narciso Prata 4,00
Rui Fernando Spranger Rosa 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreensão de conceitos e princípios básicos do funcionamento do computador.

Desenvolvimento de capacidade de raciocínio lógico e formal que permita analisar problemas complexos.

Compreensão de fundamentos conceptuais relacionadas com a programação de computadores:

- Compreensão dos princípios gerais de engenharia de software;

- Compreensão e valorização do papel central do Algoritmo;

- Capacidade de codificar (implementar) os algoritmos em linguagens de programação.

Resultados de aprendizagem e competências

Em termos teóricos, pretende-se sensibilizar os estudantes para o papel e importância das linguagens de programação e para os conceitos associados à utilização das mesmas.

Em termos práticos, e tendo em conta a crescente importância das linguagens de alto nível, pretende-se que os estudantes aprendam a utilizar a linguagem de programação VBA.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

  1. Enquadramento da Programação
    • Definição de computador
    • Descrição básica de um computador - modelo de Von Neumann simplificado
    • Definição de programa
    • A programação e a resolução de problemas
    • Representação da informação

 

  1. Linguagens de Programação
    • Conceitos de linguagens naturais, de programação e de máquina
    • Níveis e Linguagens de programação
    • Compilador vs interpretador
    • Fases de desenvolvimento de programas

 

  1. Algoritmos
    • Conceito de Algoritmo
    • Fluxogramas e Pseudo-código
    • Abordagens Top-down e bottom-up

 

  1. Programação numa Linguagem de Alto Nível: Visual Basic for Applications (VBA)
    • Estrutura de um programa
    • Tipos de dados elementares
    • Expressões
    • Instruções de entrada e saída
    • Estruturas de controlo
    • Tipos de dados estruturados
    • Subprogramas

Bibliografia Obrigatória

Loureiro, H.; Excel 2013 Macros & VBA, FCA, 2014
Niekerk, M. ; VBA Automation for Excel 2019 Cookbook: Solutions to automate routine tasks and increase productivity with Excel and other MS Office applications, Packt Publishing Ltd., 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas Aulas Teórico-Práticas (TP) são utilizados os métodos expositivo e participativo com a finalidade de promover uma aprendizagem por descoberta, através da exploração individual e em grupo. Assim sendo, a dinâmica destas aulas consiste na exposição da matéria seguida de resolução de problemas;
Nas aulas Práticas/Laboratoriais (PL) será utilizado o método participativo e de resolução de trabalhos, proporcionando o desenvolvimento de competências do saber-fazer, para maior aproximação do ensino teórico-prático às exigências do mercado de trabalho. Assim sendo, a dinâmica destas aulas consiste na realização de trabalhos laboratoriais e resolução de problemas.

Software

VBA
Excel

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Elaboração de projeto 40,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 75,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 157,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua

A nota de avaliação contínua é calculada da seguinte forma:

 

Nota Final de AC = 0,6 TP + 0,4 PL

 

Tendo em conta que:

 

  • Componente Teórico-prática (TP) - A componente TP é avaliada através da elaboração de 2 testes (Teste1 e Teste2), ambos com a mesma ponderação (50%), e cada um deles com nota mínima de 8 valores. A Nota mínima de TP é 9,5 e é calculada da seguinte forma:

 

TP = 0,5 Teste1 + 0,5 Teste2

 

  • Componente Prática/Laboratorial (PL) - A componente PL é avaliada através da realização de:
  1. 2 trabalhos individuais (Trab1 e Trab2) – cada um com nota mínima de 8 valores, tanto no trabalho quanto na discussão
  2. exercícios efetuados nas aulas (Exer)
  3. participação do estudante nas aulas (Part)

A Nota mínima de PL é 9,5 e é calculada da seguinte forma:

 

PL = 0,35 Trab1 + 0,35 Trab2 + 0,2 Exer +0,1 Part

Caso alguma das notas seja inferior aos valores mínimos descritos acima, o estudante terá de realizar, em avaliação exame apenas a(s) componente(s) de avaliação a que tiver reprovado. NOTA: as componentes manterão sempre o seu valor percentual (ou seja: 0,6 TP + 0,4 PL) para efeitos de cálculo da nota final do estudante.  

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação final

Existem três épocas de avaliação final:

 Época Normal (ou 1º Época):

A avaliação da época normal é constituída pela elaboração de um Exame com as 2 componentes: TP e PL. A componente TP vale 60% e a componente PL vale 40% (sendo que a nota mínima em cada um dos componentes é de 9,5 valores). Caso a nota deste exame seja inferior a 10 valores, não existirá aprovação.

Quem tiver comparecido à avaliação contínua apenas realizará, em exame, a(s) componente(s) de avaliação a que tiver reprovado.

 

Época de Recurso (ou 2º Época):

A avaliação da época de recurso é constituída pela elaboração de um Exame com as 2 componentes: TP e PL. A componente TP vale 60% e a componente PL vale 40% (sendo que a nota mínima em cada um dos componentes é de 9,5 valores). Caso a nota deste exame seja inferior a 10 valores, não existirá aprovação.

Quem tiver comparecido à avaliação contínua apenas realizará, em exame, a(s) componente(s) de avaliação a que tiver reprovado.

Época Especial (destinada a finalistas):

A avaliação da época especial é sempre constituída pela elaboração de um Exame com as 2 componentes: TP e PL. A componente TP vale 60% e a componente PL vale 40% (sendo que a nota mínima em cada um dos componentes é de 9,5 valores). Caso a nota deste exame seja inferior a 10 valores, não existirá aprovação.

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