Código: | LEM12107 | Sigla: | MAT II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.ips.pt/2122/course/view.php?id=310 |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Mecânica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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EM | 124 | Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 75 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Ana Isabel Celestino de Matos | Responsável |
Paula Cristina Martins dos Reis | Co-Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 3,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Ensino Teórico-Prático | Totais | 4 | 12,00 |
Paula Cristina Martins dos Reis | 6,00 | ||
Patrícia Santos Ribeiro | 3,00 | ||
Ana Isabel Celestino de Matos | 3,00 | ||
Ensino Prático e Laboratorial | Totais | 5 | 10,00 |
Ana Teresa Agostinho Barros dos Santos | 2,00 | ||
Ricardo José de Oliveira Issa | 4,00 | ||
Maria Teresa Figueiredo Gomes Ribeiro | 4,00 |
O objectivo desta UC é proporcionar aos estudantes conhecimentos básicos da álgebra linear e competências para lidar com os mecanismos do cálculo diferencial em campos escalares e vectoriais, ferramentas matemáticas de grande importância na formação profissional de um técnico superior ou engenheiro.
Em cada tópico, os estudantes deverão adquirir as seguintes competências:
1 – Matrizes
a) Saber efectuar operações algébricas com matrizes e perceber a definição de inversa de uma matriz. Perceber e saber aplicar as propriedades das operações algébricas e da inversa.
b) Perceber a noção e saber estudar a dependência e independência linear das linhas e colunas de uma matriz. Saber calcular a característica de uma matriz, usando operações elementares.
c) Saber resolver e discutir um sistema de equações lineares pelo método de eliminação de Gauss. Saber averiguar se uma matriz é invertível e calcular a sua inversa.
2 – Determinantes
a) Perceber a definição de determinante e as suas propriedades e saber aplicar os vários métodos de cálculo de determinantes.
b) Saber calcular a adjunta de uma matriz, averiguar se uma matriz é invertível e calcular a sua inversa usando determinantes. Saber usar a Regra de Cramer.
3 – Valores e Vectores Próprios
a) Perceber as noções de valor e vector próprio de uma matriz.
b) Saber calcular os valores e os vectores próprios de uma matriz.
4 – Cálculo Vectorial
a) Perceber as noções de produto interno de vectores, norma e versor de um vector, saber calculá-los e aplicar as suas propriedades.
b) Saber determinar o ângulo entre dois vectores, a projecção ortogonal e averiguar se um conjunto de vectores é ortogonal ou ortonormado.
c) Perceber as noções de produto externo e produto misto de vectores, saber calculá-los e aplicar as suas propriedades.
5 – Cálculo Diferencial em IRn
a) Compreender as noções de campos escalares e vectoriais e saber estudar conjuntos e superfícies de nível.
b) Saber calcular limites e estudar a continuidade de campos escalares e de campos vectoriais.
c) Compreender as noções de derivadas parciais, diferenciabilidade, derivada dirigida e vector gradiente de campos escalares e as suas propriedades e saber calculá-las/estudá-las. Saber determinar as equações do plano tangente e da recta normal.
d) Saber estudar a diferenciabilidade, calcular a matriz Jacobiana e derivadas dirigidas de campos vectoriais. Saber calcular a divergência e o rotacional.
Conhecimentos adquiridos na UC Matemática I das actuais licenciaturas (note-se que Elementos de Matemática I e Elementos de Matemática II dos CTeSP são, em conjunto, equivalentes a Matemática I).
1 – Matrizes
a) Definição de matriz; operações algébricas com matrizes; matriz inversa.
b) Dependência e independência linear das linhas e colunas de uma matriz; característica de uma matriz e operações elementares.
c) Sistemas de equações lineares; inversão de matrizes.
2 – Determinantes
a) Definição de determinante, suas propriedades e métodos de cálculo.
b) Aplicações dos determinantes: cálculo da matriz inversa utilizando a matriz adjunta; regra de Cramer.
3 – Valores e Vectores Próprios
a) Definição e interpretação geométrica de valor e vector próprio de uma matriz.
b) Método de cálculo dos valores e vectores próprios de uma matriz.
4 – Cálculo Vectorial
a) Produto interno de vectores; norma e versor de um vector e suas propriedades.
b) Ângulo e projecção ortogonal entre dois vectores; vectores ortogonais e ortonormados.
c) Produto externo e produto misto de vectores: definição, propriedades e aplicações.
5 – Cálculo Diferencial em IRn
a) Campos escalares e vectoriais; conjuntos e superfícies de nível.
b) Limites e continuidade de campos escalares e de campos vectoriais.
c) Derivadas parciais, diferenciabilidade, derivada dirigida e vector gradiente de campos escalares; equações do plano tangente e da recta normal.
d) Diferenciabilidade, matriz Jacobiana e derivada dirigida de campos vectoriais; operadores divergência e rotacional.
A UC Matemática II tem uma carga letiva de 5 horas semanais, distribuídas por 3 horas de aula teórico-prática (TP) e 2 horas de aula prática-laboratorial (PL).
Nas aulas TP serão apresentados os conceitos fundamentais dos diferentes tópicos do programa da UC, demonstrados alguns resultados e resolvidos exercícios que ilustram os assuntos abordados. Neste tipo de aulas, os estudantes deverão adquirir uma visão global dos temas e das suas interligações, acompanhada de uma formulação correcta e objectiva das definições e propriedades e da prática do raciocínio dedutivo.
Nas aulas PL os estudantes realizarão, sob a orientação do docente, um conjunto de exercícios, com vista a uma compreensão mais aprofundada dos temas tratados e uma maior consolidação dos conhecimentos.
Caberá ao estudante, à posteriori, realizar um estudo autónomo sobre os temas abordados e aprofundar o seu conhecimento, recorrendo ao material de estudo recomendado na bibliografia da UC e ao apoio dos docentes da UC nos respetivos horários de atendimento.
A UC terá toda a informação e materiais específicos (nomeadamente, slides onde são expostos os conteúdos da UC e fichas de exercícios) centralizados na plataforma Moodle. Com vista à consolidação dos conhecimentos serão facultados aos estudantes 3 testes formativos de escolha múltipla, nesta plataforma.
Observações
As turmas em horário diurno terão as aulas em regime presencial.
A turma em horário pós-laboral terá as aulas TP e PL em regime de ensino à distância, na plataforma Microsoft Teams, na equipa Matemática II 21/22 (nos canais específicos para as aulas TP e para as aulas PL).
Pretende-se que as aulas desta turma sejam tão aproximadas quanto possível do ensino presencial, com a explicação da matéria seguida da resolução de exercícios.
Esta turma é especialmente dirigida aos estudantes que, tendo já frequentado a UC, poderão beneficiar destas aulas por terem sobreposição de horários, incompatibilidade com o horário de trabalho ou alguma restrição na sua mobilidade. Embora se entenda que para os estudantes que frequentem a UC pela primeira vez as aulas presenciais são mais adequadas, por permitirem outra interacção, estes estudantes também poderão inscrever-se na turma pós-laboral (a inscrição nestas turmas segue o procedimento usual).
Sugere-se que estudantes que estejam em confinamento/isolamento assistam às aulas desta turma enquanto estiverem com a sua mobilidade condicionada, para o que podem solicitar a sua inscrição temporária nos canais na turma, através dos emails ana.matos@estsetubal.ips.pt (aulas TP) e maria.ribeiro@estsetubal.ips.pt (aulas PL).
Qualquer outra questão sobre esta turma poderá ser colocada para o email ana.matos@estsetubal.ips.pt.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 87,00 |
Frequência das aulas | 75,00 |
Total: | 162,00 |
A aprovação pode ser obtida quer por avaliação contínua quer por avaliação por exame.
Não havendo indicação em contrário por parte dos órgãos competentes, os testes e exames serão em modo presencial.
Avaliação Contínua
A avaliação contínua tem por base a realização de dois testes (cujas notas são consideradas arredondadas às décimas).
As condições da avaliação contínua são as seguintes:
- se a média (arredondada às unidades) das classificações dos testes for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o estudante é aprovado com nota final igual à referida média, desde que em qualquer dos testes a nota tenha sido maior ou igual a 6.5;
- se a média (arredondada às unidades) das classificações dos testes for maior ou igual a 18, o estudante terá que apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média destas duas notas. Caso não compareça à prova oral a classificação final será 17 valores.
Recuperação de um dos testes
De modo a reunir as condições de aprovação (média final maior ou igual a 10 e classificação em ambos os testes maior ou igual a 6.5 valores), um estudante que tenha classificação maior ou igual a 8.0 num dos testes tem a opção de realizar a recuperação de um e um só dos testes, no mesmo dia e hora do exame de época normal.
Um estudante que tenha tido nota inferior a 8.0 num dos testes, não o tenha podido realizar ou tenha desistido, só poderá realizar a recuperação desse teste.
Um estudante aprovado não pode realizar a recuperação de um teste com vista a melhoria de nota.
Para realizar a recuperação de um teste o estudante terá de se inscrever, nos moldes e prazos que serão indicados atempadamente.
Avaliação por Exames
Os estudantes que optem por não realizar a avaliação contínua, ou que, tendo optado pela mesma, não tenham obtido aprovação, poderão comparecer nas épocas regulares de exame.
A avaliação tendo por base a realização de exames segue as regras habituais, com as seguintes condições:
- se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o estudante é aprovado com nota final igual à nota do exame (arredondada às unidades);
- se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 18, o estudante terá que apresentar-se a uma prova oral, obtendo como nota final a média das classificações da referida prova oral e do exame. Caso não compareça à prova oral a classificação final será de 17 valores.
Observação
Os testes têm a duração de 2 horas e os exames de 2 horas e 30 minutos, são de desenvolvimento e cotados na escala de 0 a 20.
Avaliação Contínua
Sejam NT1 e NT2 as classificações dos testes, arredondadas às décimas e CF=0.5xNT1+0.5xNT2 (arredondada às unidades):
- se CF for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o estudante é aprovado com nota final igual a CF, desde que, em qualquer um dos testes, a nota tenha sido maior ou igual a 6.5 valores;
- se CF for maior ou igual a 18, o estudante terá de apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média da classificação já obtida e da classificação da prova oral. Caso o estudante não compareça à prova oral, a nota final será 17 valores.
Avaliação por Exame
Seja E a classificação obtida no exame (arredondada às unidades):
- se E for maior ou igual a 10 e menor do que 18, o estudante é aprovado com nota final igual a E;
- se E for maior ou igual a 18 o estudante terá de apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média da classificação já obtida e da classificação da prova oral. Caso o estudante não compareça à prova oral, a classificação final será 17 valores.
De acordo com as Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do IPS, a melhoria de classificação poderá ocorrer no ano lectivo de inscrição, na época de recurso, ou no ano lectivo seguinte ao de aprovação, em qualquer das épocas de avaliação por exame, à excepção da época especial.
1. Normas das Avaliações (testes e exames):
É obrigatória a inscrição para as provas até uma semana antes da data da sua realização, a qual é constituída por:
- preenchimento do inquérito específico na página da UC no Moodle;
- aquisição e entrega na Reprografia de um caderno de folhas quadriculadas de prova (com 1 capa e 5 folhas de continuação), com os cabeçalhos por preencher, sendo o nome e o número de estudante registados na folha própria correspondente ao seu curso.
Nas provas é obrigatória a apresentação ao docente do Cartão de Cidadão ou outro documento oficial de identificação.
Nas provas é permitida a consulta de uma folha A4, manuscrita pelo próprio estudante.
Nas provas não é permitida a utilização de máquinas de calcular, nem serão fornecidos tabelas ou formulários.
Nas provas não é permitido o manuseamento ou exibição de telemóveis ou outros meios de comunicação remota (os quais deverão estar desligados), sendo motivo suficiente para a anulação da prova.
2. As normas para a realização de avaliações à distância, caso tal venha a ser necessário, serão atempadamente divulgadas na página da UC no Moodle.
3. Em caso de suspeita de fraude ou outra circunstância que leve à necessidade de confirmação dos conhecimentos evidenciados na resolução de uma prova, o estudante poderá ser chamado a uma sessão, presencial, que incidirá apenas sobre esses conhecimentos. Caso o estudante não compareça a essa sessão, sem a devida justificação, a prova será considerada inválida.
4. De acordo com as normas do IPS, sempre que exista uma situação de fraude comprovada numa prova de avaliação a mesma será anulada ficando o estudante sujeito à aplicação do Regulamento Disciplinar dos Estudantes do IPS.
5. Horário de atendimento aos estudantes: o horário de atendimento será disponibilizado na página da UC no Moodle e realizado à distância, na plataforma Microsoft Teams, nos canais de atendimento de cada docente na equipa Matemática II 21/22, cujo link de acesso será disponibilizado no Moodle. O estudante deverá informar previamente o docente da sua comparência no atendimento. O estudante poderá solicitar atendimento presencial, estando este sujeito a confirmação da sua viabilidade e a marcação prévia com o docente, por e-mail, com pelo menos 24h de antecedência.
6. A comunicação com os estudantes é efectuada exclusivamente para o endereço institucional. Cabe ao estudante consultar a sua área no sistema de informação, bem como gerir e consultar periodicamente a sua conta de correio electrónico no domínio IPS, utilizando-a para a comunicação com os docentes e os serviços do IPS.