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Eletrotecnia

Código: LEM22221     Sigla: ELET

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Eletrotecnia e Sistemas de Potência

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EM 53 Plano de Estudos 2 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Svetlana Roudolfovna Chemetova Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Svetlana Roudolfovna Chemetova 3,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 6,00
Ricardo Manuel Fernandes Santos 2,00
Svetlana Roudolfovna Chemetova 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Na UC de Eletrotecnia pretende-se que os estudantes adquiram competências fundamentais no domínio da Engenharia Eletrotécnica, nomeadamente que permitam compreender os fenómenos de natureza eletromagnética e que permitam analisar circuitos elétricos em corrente contínua e em corrente alternada. Para atingir os objetivos, procura-se complementar os conhecimentos teóricos e a resolução de problemas com a realização de trabalhos de laboratório.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Compreender e explicar os princípios que sustentam os fenómenos electroestáticos. Distinguir os conceitos e saber aplicá-los.

2. Identificar as grandezas elétricas e propriedades da corrente contínua. Diferenciar os componentes elétricos e aplicar, com critério, técnicas de análise de circuitos em corrente contínua.
3. Compreender e explicar os fundamentos da magnetostática, bem como aplicar as leis que a regem.

4. Identificar um campo eletromagnético variável e descrever os seus efeitos.

5. Analisar circuitos monofásicos alternados sinusoidais em regime permanente.

6. Realizar procedimentos e práticas laboratoriais com o fim de experimentar, validar e consolidar os conhecimentos teóricos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos sobre resolução de sistemas de equações, análise vectorial, números complexos e conceitos básicos de física.

Programa

CAPÍTULO I - ELETROSTÁTICA
Conceitos e Unidades. Carga elétrica. Força eletrostática. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Fluxo elétrico. Potencial elétrico. Trabalho e energia potencial. Condensadores. 

CAPÍTULO II - CORRENTE ELÉTRICA
Corrente elétrica. Tensão elétrica. Potência elétrica. Energia. Resistência elétrica. Lei de Ohm. Lei de Joule. Associação de resistências. Leis de Kirchhoff. Divisores de tensão e de corrente. Análise nodal e análise de malhas. Teorema da sobreposição. Teoremas de Thèvenin e Norton.

CAPÍTULO III - ELETROMAGNETISMO
Força magnética. Campo magnético. Indução electromagnética. Lei de Faraday e lei de Lenz. Bobines. Princípio de funcionamento dos geradores mecânicos de energia elétrica e dos motores.

CAPÍTULO IV - CORRENTE ALTERNADA
Grandezas periódicas. Representação simbólica. Definição de impedância. Estudo dos circuitos RL, RC e RLC. Ressonância. Potência elétrica. Fator de potência. Circuitos trifásicos.

Bibliografia Obrigatória

Prof. Máximo Rosado; Folhas teóricas de apoio às aulas teóricas-práticas
Sadiku Musa Alexander; Análise de Circuitos Eléctricos com Aplicações

Bibliografia Complementar

Robert L. Boylestad; Introdução à Análise de Circuitos
Prof.ª Svetlana Chemetova; Fundamentos de Corrente Alternada Sinusoidal

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas/práticas: Exposição das matérias teóricas, realizada com a combinação do método expositivo com o método interpretativo, apelando à participação dos alunos. Resolução de problemas de aplicação em que se promove a participação ativa dos alunos.
Aulas de laboratório: É seguido o método participativo, embora também sejam utilizados outros métodos ativos, conforme as situações.
Realização de 8 trabalhos laboratoriais com apoio de guias específicos alternados com avaliações individuais distribuídas.

Software

Software de simulação Easy EDA

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 87,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação compreende duas componentes:
- Três testes (ou exame final) (70%, com exigência de frequência mínima prevista no regulamento) e nota mínima de 8,5 valores na média dos testes (ou no exame final), onde se avalia a aprendizagem dos conceitos e a resolução de problemas. Não há nota mínima no teste para poderem ir ao teste seguinte. Não existirá repescagem dos testes.
-Realização de trabalhos de laboratório, incluindo os respectivos relatórios e provas práticas (30%, com nota mínima de 9 valores).
A nota mínima final é de 10 valores.

Os alunos que obtiveram classificação positiva no laboratório no ano lectivo transacto, podem ser dispensados da frequência das aulas de laboratório.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = 70% Média testes (ou grupos de exame) + 30% Nota Lab.   
                                               

Média testes = 50% Teste1 + 40% Teste2 + 10% Teste3    
                                     

Nota Lab. = 60% Nota Média provas de Lab. + 40%  Nota Relatórios

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