Fundamentos de Aeronáutica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Mecânica dos Meios Solidos |
OFICIAL |
Termodinâmica Aplicada |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EM |
12 |
Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se nesta unidade curricular que estudantes desenvolvam o interesse pelo estudo da aeronáutica e que fiquem a conhecer os principais conceitos da mecânica de voo, componentes das aeronaves, aerodinâmica e propulsão para conseguir compreender o funcionamento dos vários componentes, a geometria, os materiais e as técnicas de construção das aeronaves.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:- Conhecer os fundamentos de voo de uma aeronave, os seus componentes principais e sistemas mais comuns;
- Identificar as forças que atuam numa aeronave dando especial ênfase às de natureza aerodinâmica;
- Identificar os modos de propulsão usados em aeronaves nomeadamente motores recíprocos, turbo-hélice, turbo-fan e reação, identificando os diversos ciclos de funcionamento;
- Conhecer os sistemas de controlo de voo, sistemas hidráulicos das aeronaves, mecanismo de recolha do trem de aterragem e o sistema de travagem;
- Conhecer os principais instrumentos instalados nas aeronaves e descrever o funcionamento do pitot-estática;
- Conhecer os instrumentos giroscópicos, instrumentos de navegação e instrumentos do motor;
- Conhecer a regulamentação básica aeronáutica, as organizações aeronáuticas mais importantes (ICAO, FAA, EASA) e a legislação que as regula;
- Conhecer as autoridades aeronáuticas nacionais (NAA) e as suas funções;
- Conhecer a legislação aplicável à Aeronavegabilidade Inicial.
- Desenvolver espírito critico e de análise relativamente aos fenómenos físicos abordados;
- Avaliar os problemas e dados disponíveis para a resolução das situações práticas;
- Interpretar os resultados obtidos e analisar se são os esperados.
Adicionalmente deve:- Relacionar os componentes das aeronaves com as forças que nela atuam;
- Relacionar as forças de natureza aerodinâmica com a potência de propulsão e discutir o tipo de propulsão face à velocidade de voo;
- Relacionar a atuação nos sistemas de controlo de voo com os valores indicados pela instrumentação da aeronave;
- Relacionar as ligações das várias organizações aeronáuticas e discriminar os níveis de atuação de cada uma delas;
- Projetar um planador, planear a sua construção, selecionar os materiais, construir o planador resolvendo as dificuldades e imprevistos que surgem, equilibrar o planador e testar o seu desempenho em voo;
- Comunicar os resultados do trabalho desenvolvido e explicar as decisões tomadas através de um relatório e apresentação oral aos estudantes da turma e docentes;
- Integrar um grupo de trabalho de forma ativa, comunicar e discutir ideias com todos os elementos do grupo;
- Organizar o trabalho e o estudo para cumprir os prazos e objetivos estabelecidos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos elementares de Matemática e Física (Mecânica).
Programa
1. Introdução à AeronáuticaBreve história da aviação; Partes constituintes de uma aeronave e as diversas geometrias que as aeronaves podem assumir.
2. Forças e Movimentos numa AeronaveForças aplicadas a uma aeronave em voo; A equação de Bernoulli; Forças aerodinâmicas que atuam numa aeronave.
Comandos que atuam nas superfícies de controlo (elevator, aileron, rudder) e permitem controlar o movimento de um avião (pitch, roll, yaw).
3. Configuração e SimulaçãoConfigurações de voo de uma aeronave nas fases de voo (descolagem; subida; linha de voo; descida e aterragem); Critérios de estabilidade de uma aeronave.
Conceito de ‘Peso e Centragem’ de uma aeronave e cálculos envolvidos.
4. PropulsãoTipos de motores de aeronaves: recíprocos; turbo-hélice; turbo fan; reação.
Ciclos de funcionamento do motores; Escolha do tipo de motor para uma aeronave em função das suas características e perfil de operação.
Sistemas de combustível das aeronaves; Funções do APU e princípio de funcionamento.
5. Controlo de Voo e SistemasSistemas de controlo de voo para aeronaves de grande dimensão; Sistemas hidráulicos e suas funções.
Trem de aterragem e mecanismo de recolha do trem; Sistema de travagem e a função anti-skid.
6. Instrumentos e AviónicosInstrumentos mais comuns no cockpit de uma aeronave; Sistema Pitot-Estática; Instrumentos giroscópicos e onde são utilizados; Sistemas EFIS e EICAS.
Instrumentos de controlo do estado de condição e operação dos motores da aeronave.
7. Legislação AeronáuticaEquadramento da legislação aeronáutica internacional, europeia e nacional.
Organizações aeronáuticas e atribuições respetivas (ICAO, FAA, EASA, INAC);
A EASA e a regulamentação que estabelece a condições de aeronavegabilidade (Inicial e Contínua).
Bibliografia Obrigatória
FAA-H-8083-25B; Pilot's Handbook Of Aeronautical Knowledge, 5th Edition, Skyhorse, 2016. ISBN: 978-1510726062 (Disponível em suporte .PDF de acesso livre)
FAA-H-8083-3B; Airplane Flying Handbook, Skyhorse, 2017. ISBN: 978-1510712836 (Disponível em suporte .PDF de acesso livre)
Docentes da UC; Powerpoints de apoio à lecionação de FA, 2021 (Disponível em suporte .PDF no Moodle)
Bibliografia Complementar
Rolls-Royce; The Jet Engine
C. Fayette Taylor; Aircraft Propulsion
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Duas aulas de duas horas por semana.
Aulas teórico-práticas (2x1,5h/semana): método expositivo participado (com apresentação de powerpoints que incluem pequenos filmes ilustrativos) e método demonstrativo (com resolução de problemas práticos por parte dos estudantes).
Aulas Laboratoriais (2h/semana): método experimental com recurso ao desenvolvimento de trabalhos utilizando o simulador de voo; Resolução de problemas; Projeto, construção e ensaio de um planador.
Software
X-Plane - Software de simulação aeronáutica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
57,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Elaboração de projeto |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
- A presença nas aulas Teórico-Práticas é aconselhada, mas não é obrigatória;
- A presença nas aulas de realização de trabalhos laboratoriais é obrigatória;
- A classificação dos Testes tem que ser igual ou superior a 8,0V;
- A média aritmética da classificação dos Testes ou do Exame tem de ser igual ou superior a 9,5V.
A fim de dar cumprimento ao disposto no ‘Regulamento das Atividades Académicas do IPS’, os estudantes beneficiários de um dos estatutos previstos no regulamento, devem informar da sua situação o responsável da unidade curricular.
Fórmula de cálculo da classificação final
* Avaliação Contínua:- Dois testes (60%) - Nota mínima de 8,0V; Média aritmética mínima: 9,5V
- Trabalho laboratorial (40%) - Nota mínima do trabalho de projeto do planador: 9,5V
NF=0,60xMT+0,40xTPPlanador
* Avaliação Final:- Exame (60%) - Nota mínima de 9,5V
- Trabalho laboratorial (40%) - Nota mínima do trabalho de projeto do planador: 9,5V
NF=0,60xNE+0,40xTPPlanador
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatutos especiais deverão informar o RUC no início do semestre para ser acordado um plano de presença/acompanhamento das aulas laboratoriais para permitir a aplicação das regras de avaliação da UC.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação será realizada por só por exame, com acesso segundo as regras definidas no RAA-IPS.
Observações
- A presença nas atividades laboratoriais é obrigatória. Em caso de impossibilidade de estar presente, o estudante deve contactar previamente o Docente;
- O relatório do trabalho desenvolvido nos laboratórios é devolvido ao grupo para melhoria, caso não tenha atingido a classificação mínima;
- Os estudantes que não tenham o relatório aprovado durante o período de avaliação contínua têm possibilidade de o entregar até à data dos exames;
- Caso o estudante não obtenha a nota mínima num dos testes, poderá recuperar esse teste na data definida pelo Conselho Pedagógico para a avaliação da época normal.
- O horário semanal de esclarecimento de dúvidas será divulgado na página da UC no Moodle.
- Os estudantes que obtenham nota final maior ou igual a 16 valores deverão submeter-se a oral, caso contrário a nota será de 14 valores.
>> Nas avaliações escritas só poderá ser utilizada calculadora científica não programável e terão consulta restrita – Formulário fornecido.