| Código: | LEM22225 | Sigla: | SMV |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Mecânica dos Meios Solidos |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Mecânica |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Mecânica |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| EM | 51 | Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 75 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Paulo Jorge Pires Moita | Responsável |
| Ensino Teórico-Prático: | 3,00 |
| Ensino Prático e Laboratorial: | 2,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 3,00 |
| Paulo Jorge Pires Moita | 3,00 | ||
| Ensino Prático e Laboratorial | Totais | 3 | 6,00 |
| Paulo Jorge Pires Moita | 2,00 | ||
| João Jerónimo Baptista Ribeiro | 4,00 |
Compreender, interpretar e explicar a influência das diferentes soluções construtivas usadas nos subsistemas de direção, suspensão, travagem e transmissão no comportamento dinâmico do automóvel.
No final da unidade curricular e estudante deverá:
Entender a influência das diferentes arquiteturas de posicionamento da unidade motriz e eixos com tração no comportamento dinâmico do automóvel;
Compreender o papel das forças e momentos desenvolvidos pelos pneus no comportamento dinâmico do automóvel;
Conhecer as várias arquiteturas de suspensão/direção e entender as vantagens e desvantagens de cada uma delas;
Compreender o funcionamento de um sistema de travagem e a necessidade da repartição de travagem pelos dois eixos;
Conhecer as soluções construtivas de cada elemento do sistema de transmissão de um automóvel e a sua influência na dinâmica longitudinal do mesmo.
1 - Introdução à Dinâmica de Veículos
2 - Sistemas de Suspensão/Direção
3 - Sistema de Travagem
4 - Sistema de Transmissão
Aulas Teórico-Práticas: Exposição teórica da matéria e resolução de problemas pelos estudantes.
Utilização de um simulador automóvel e respetivo sistemas de telemetria para ilustrar os conceitos teóricos.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Teste | 80,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 35,00 |
| Frequência das aulas | 75,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 160,00 |
Condições para aprovação na UC:
TA1, TA2 >=8 valores, NF>=9,5 valores
b) Avaliação por exame final:
NF = EX
Condições para aprovação na UC: NF >= 9,5 valores