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Química

Código: LTAM03     Sigla: QUIM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Controlo e Processos

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTAM 44 Plano de Estudos 2016/17 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Maria de Almeida Amorim Carneiro Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Carla Maria de Almeida Amorim Carneiro 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 6,00
Alexandra Sofia Baptista Lança 4,00
Carla Maria de Almeida Amorim Carneiro 2,00
Susana Martins da Luz 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

-Dar ao aluno uma visão ampla dos fundamentos da Química, no âmbito da sua formação científica de base:


-Conhecer a estrutura atómica 
-Ser capaz de escrever a fórmula de estrutura de uma molécula, identificar a sua geometria e respectiva polaridade;
-Conhecer as unidades de concentração de soluções;
-Efectuar cálculos estequiométricos, determinando quantidade de reagentes necessários e produtos obtidos;
-Estabelecer a diferença entre reação irreversível e equilíbrio químico e conhecer os vários tipos de equilíbrio químico: equilíbrio ácido-base e equilibrio de solubilidade;
-Efectuar cálculos de pH de soluções de ácidos e bases (fortes e fracos);
-Determinar a solubilidade de uma substância pouco soluvel
-Reconhecer a importância das reacções redox e identificar as espécies envolvidas.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC aborda conceitos básicos de Química, desde a Ligação Química às várias formas de Equilíbrio Químico, cobrindo assim os fundamentos necessários à compreensão da Química Ambiental (análises ambientais, Química envolvida nos sistemas naturais e nos sistemas de tratamento.


A UC tem uma componente laboratorial que permite, de acordo com os objetivos da UC:
-a operacionalização dos conceitos lecionados;
-o desenvolvimento do espírito científico e experimental e da capacidade de organização e análise de informação;
-a aprendizagem de procedimentos e técnicas laboratoriais e analíticas (aplicadas posteriormente em UCs da especialidade);
-a aquisição de competências de "saber fazer" e trabalho de equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

-Noção de átomo, molécula, ião;
-Construção de moléculas;
-Iões simples e complexos.

Programa

1. Estrutura Atómica e Molecular
Orbitais atómicas e números quânticos. Tabela Periódica.
Ligação química. Fórmulas de Lewis e contributores de ressonância. Teoria da Repulsão dos Pares Electrónicos da Camada de Valência e geometrias moleculares. Momento dipolar de ligação, momento dipolar resultante e a polaridade da molécula.

2. Concentração de Soluções
Unidades de concentração. Preparação de soluções.

3. Cálculos Estequiométricos
Acerto de equações químicas. Cálculos estequiométricos. Reagente limitante. Rendimento da reação.

4. Equilíbrio Ácido-base
Equilíbrio Químico, Constante de equilíbrio. Princípio de Le Châtelier.
Conceitos de ácido e base. Escala de pH. Autoprotólise da água. Anfoterismo. Força de ácidos e bases, Ka e Kb. Determinação do pH de soluções de ácidos e bases. Solução tampão.
Titulações ácido-base, curva de titulação, ponto de equivalência e indicadores ácido-base.

5. Equilíbrio de Solubilidade
Produto de solubilidade. Determinação da solubilidade de um sal. Efeito do ião comum.

6. Oxidação-redução e Eletroquímica
Acerto de equações redox. Números de oxidação. Potencial de redução padrão e elétrodos de referência. Células galvânicas e eletrolíticas. Diferença de potencial da pilha.

Bibliografia Obrigatória

Raymond Chang and Jason Overby IE; Chemistry, 13th Ed., McGraw-Hill Education, 2016
Raymond Chang and Jason Overby; ISE Chemistry, 14 th Ed., McGraw-Hill Education, 2015
P. Dimilla; General Chemistry for Engineers, 2012. ISBN: ISBN: 978-1621314943
Duffy, Stephen J.,vanLoon, Gary W; Environmental Chemistry: A global perspective, 2017. ISBN: 9780198749974
C. Baird, M. Cann; Environmental Chemistry, 5th ed., 2012. ISBN: ISBN: 978-1429277044

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas têm tipologia teórico-prática (e não teórica), dado tratar-se de uma UC com objetivo de operacionalização de conceitos. É adotado o método expositivo participado, sendo privilegiada a formação interativa mesmo na introdução de conceitos teóricos. Procura-se levar os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo.

A UC tem uma componente laboratorial, pretendendo-se ilustrar na prática os conceitos teóricos transmitidos. Nas aulas laboratoriais, os alunos executam trabalhos experimentais de acordo com protocolos fornecidos, elaborando posteriormente o respetivo questionário ou relatório. Nestas aulas é posto em prática o método experimental e colaborativo (trabalho de grupo).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída com exame final

NOTA TEÓRICA
A aprovação na componente teórica pode ser obtida por avaliação contínua (2 testes) ou por exame

Avaliação por testes:
1º teste: 
2º teste: 

Obterá aprovação o aluno cuja média aritmética dos testes seja maior ou igual a 9.5 val., desde que em nenhum dos testes a classificação tenha sido inferior a 8.5 val.

Avaliação por exame
A realizar nas datas marcadas pelo CP e constantes do SI

Obterá aprovação o aluno cuja classificação seja maior ou igual a 9.5 val.

NOTA LABORATORIAL
O laboratório é avaliado através da realização de questionários de preparação, questionários resolvidos nos laboratórios, 2 relatórios e avaliação em aula

Obterá aprovação na componente laboratorial o aluno cuja média aritmética dos trabalhos seja maior ou igual a 7.5 val.


NOTA FINAL
A nota final é a média ponderada da nota teórica (70%) e da nota laboratorial (30%)

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é a média ponderada da nota teórica (70%) e da nota laboratorial (30%)

Provas e trabalhos especiais

O laboratório é avaliado através da realização de questionários de preparação, questionários resolvidos nos laboratórios, 2 relatórios e avaliação em aula

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos Trabalhadores-Estudantes (com estatuto TE reconhecido) que não puderem frequentar as aulas laboratoriais terão obrigatoriamente que realizar um exame escrito laboratorial, a realizar na data da 1ª época, por forma a obterem classificação na componente laboratorial.

Melhoria de classificação

Realizada apenas em época de recurso

Observações

-Em consonância com a decisão do Conselho Pedagógico, para realizar a UC em avaliação contínua, o Estudante terá de ter uma frequência mínima de 75% de aulas TP.

-Sem a frequência das aulas de laboratório e entrega dos respetivos relatórios/questionários, o aluno não poderá obter aprovação na disciplina. É permitido um MÁXIMO de 1 falta às aulas laboratoriais.
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