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Oceanografia

Código: LTAM05     Sigla: OCEA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Controlo e Processos

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTAM 51 Plano de Estudos 2016/17 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Tanya Mendes Silveira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Tanya Mendes Silveira 3,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 3,00
Tanya Mendes Silveira 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer e compreender os principais processos geológicos, físicos e químicos que caracterizam os oceanos. Nomeadamente:

. Conhecer os fundos marinhos, sua fisiografia, processos de evolução e implicações na dinâmica dos oceanos.

. Conhecer as propriedades físicas e químicas da água do mar; compreender os fenómenos de estratificação e estabilidade no oceano; e ganhar competências na caracterização e análise termohalina de massas de água.

. Conhecer a dinâmica dos Oceanos e os principais elementos e fenómenos forçadores; compreender os padrões de circulação oceânica, os fenómenos de geração e propagação de ondas, a distribuição e características da maré, e os fenómenos de variação do nível do mar.

. Conhecer os conteúdos e distribuição dos ambientes sedimentares dos fundos marinhos, sua dinâmica e implicações.

. Conhecer a dinâmica das zonas costeiras e os vários tipos de litoral; compreender os mecanismos oceanográficos forçadores da dinâmica litoral; implicações no risco costeiro.

. Conhecer o panorama nacional em termos de características, dinâmica, e enquadramento legislativo.

. Conhecer as principais implicações dos fenómenos das alterações climáticas nos Oceanos.

Complementarmente, adquirir ferramentas para a aquisição, processamento e análise de dados oceanográficos, recorrendo às plataformas e portais disponibilizados a nível nacional, europeu e mundial.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, o aluno terá adquirido as seguintes competências:

(1) capacidade de experimentação e aplicação do método científico;
(2) competências de ‘saber fazer’ associadas à aquisição de conhecimentos técnicos laboratoriais;
(3) exploração de plataformas de dados científicos e de monitorização dos oceanos;
(4) manipulação de dados, visualização e interpretação dos mesmos;
(5) trabalho em equipa; e
(6) desenvolvimento de espirito crítico e de interpretação de resultados experimentais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

1.Fisiografia dos fundos marinhos:
Conceito de tectónica de placas e descrição da fisiografia dos fundos marinhos. Distribuição geográfica e caracterização das principais unidades geomorfológicas e geodinâmicas que constituem os oceanos; caracterização dos diferentes ambientes e elementos particulares das bacias oceânicas profundas, como por ex. as fontes hidrotermais, “cold seeps” e outros ambientes importantes para a quimiossíntese.

2.Propriedades da água do mar:
Propriedades físicas da água do mar. Conceito de estratificação e estabilidade no oceano. Distribuição geográfica e em profundidade de temperatura, salinidade e densidade e implicações na dinâmica dos oceanos. Conceito de termoclina, haloclina e picnoclina. Diagramas T-S. Caracterização e identificação de massas de água.

3.Dinâmica dos Oceanos:
. Circulação oceânica superficial e profunda: Circulação induzida pelo vento (noções do efeito de Coriolis, teoria de Ekman, movimento geostrófico) e caracterização e distribuição geográfica dos vários tipos de correntes geradas. Correntes particulares, como o upwelling e downwelling costeiro.
. Ondas: geração e propagação das ondas nos oceanos. Teorias de ondas. Tipos de ondas e mecanismos de propagação. Parâmetros das ondas e sua transformação desde águas profundas até à costa. Fenómenos de interferência, refração e difração. Transporte sedimentar induzido pelas ondas. Ondas especiais (ex: tsunamis).
. Marés e nível médio do mar: mecanismos forçadores das marés, componentes lunar e solar, e sua variação. Tipo de marés e amplitudes. Nível do mar e sua evolução. Conceito de sobreelevação do mar.

4.Dinâmica sedimentar:
Ambientes sedimentares oceânicos. Sedimentos terrígenos, biogénicos e quimiogénicos, sua origem, mecanismos de transporte, deposição e ocorrência espacial. Dinâmica sedimentar nos oceanos.

5.Dinâmica do Litoral:
Litorais de acumulação e litorais de erosão: suas principais características, descrição dos conteúdos geomorfológicos e dinâmica. Praias, arribas, sistemas de ilha-barreira, estuários, deltas e sapais. Conceito de célula e balanço sedimentar, e de deriva litoral. Variações sazonais e de longo termo e implicações no risco costeiro.

6. O mar e o litoral em Portugal:
Caracterização das principais unidades fisiográficas da margem e litoral de Portugal e sua dinâmica. Caracterização do forçamento oceanográfico (correntes, ondas, maré, nível do mar). Enquadramento legislativo e principais ferramentas de ordenamento do espaço marítimo e costeiro em Portugal. A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental.

7. Alterações Climáticas:
Subida do Nível Médio do Mar, sobre-aquecimento dos oceanos, alterações no padrão de circulação oceânica, acidificação do ambiente marinho, aumento da ocorrência de eventos extremos.

Componente prática:
1. Morfologia do fundo marinho
2. Propriedades da água do mar
3. Ondas e marés
4. Sedimentos 
5. Evolução da linha de costa

Bibliografia Obrigatória

Tom S. Garrison; Oceanography: An Invitation to Marine Science , Cengage Learning, 2016. ISBN: 978-1-305-10516-4
Open University Course Team; Open University Book series on Oceanography , Open University, 2001

Bibliografia Complementar

Alan P. Trujillo, Harold V. Thurman; Essentials of Oceanography , Pearson, 2017. ISBN: 978-0134073545

Observações Bibliográficas

O longo do semestre será disponibilizada bibliografia de apoio.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo participado, sendo privilegiada a formação interativa mesmo na introdução de conceitos teóricos e através de resolução de exercícios nas aulas práticas.

Procura-se levar os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo quer nas aulas teóricas como nas práticas de laboratório.

Nas aulas laboratoriais, os alunos efetuam trabalhos práticos, aplicados a situações reais, de acordo com protocolos fornecidos, elaborando posteriormente o respetivo relatório ou apresentação.

Todo o material das aulas e bibliografia de apoio é fornecido na plataforma Moodle. A forma como se desenvolve a metodologia de ensino da unidade curricular de oceanografia possibilita aos estudantes a obtenção de grande sucesso na unidade curricular.

Software

Google Earth Pro
Microsoft Excel – Software de Folha de Cálculo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação da componente teórica é realizada por avaliação continua através da realização de 2 Testes ou Exame final nas datas previstas no calendário de exames.

A avaliação do laboratório é feita com base na realização dos trabalhos de laboratório em sala de aula, bem como através da avaliação dos relatórios e apresentações feitas ao longo do semestre.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final (NF) é obtida pela ponderação:

NF = 60% (teoria-pratica) da avaliação continua em teste ou exame + 40% para a componente de desenvolvimento de trabalho laboratório. Cada trabalho tem ponderação de 10% para a componente prática.

Ambas as componentes de avaliação terão que ser positivas, ou seja com notas superiores 9,5 valores.

Melhoria de classificação

Possibilidade de melhoria de nota na época de Exames.
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