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Avaliação de Impacte Ambiental

Código: LTAM28     Sigla: AIA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Termodinâmica Aplicda
OFICIAL Controlo e Processos

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTAM 24 Plano de Estudos 2016/17 3 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Paula Eugénio de Oliveira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Ana Paula Eugénio de Oliveira 1,00
Fernando Henrique Mayordomo Cunha 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Avaliação de Impacto Ambiental tem como principal objetivo o desenvolvimento do conhecimento sobre a matéria em questão, procurando garantir uma sólida formação nesta área científica, integrando os desenvolvimentos mais recentes, numa perspetiva teórica, aplicada ou metodológica.
Outro dos objetivos específicos incidirá sobre o desenvolvimento de competências e de atitudes, potenciando a capacidade de aprendizagem autónoma no que se refere aos temas abordados na disciplina e a aspetos de natureza mais geral, como a capacidade de realização de trabalho científico, de comunicação, de síntese e interligação dos conhecimentos e de análise crítica.

Resultados de aprendizagem e competências

Visa habilitar os alunos a desenvolverem atividade profissional no domínio da consultoria e gestão ambientais, em particular na avaliação e monitorização de impactos ambientais.

É esperado que os alunos adquiram conhecimentos gerais e específicos no domínio das ciências ambientais e que os consigam aplicar em situações práticas concretas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução à Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) como instrumento de gestão e de política do ambiente

  2. Conceitos fundamentais em AIA

  3. Âmbito de aplicação e escalas de impactes

  4. A AIA como instrumento regulamentar

  5. O processo de AIA

  6. A participação pública no processo de AIA

  7. Métodos em AIA

  8. Metodologias e técnicas de identificação, previsão e avaliação de impactes ambientais

  9. Identificação, avaliação e comparação de alternativas

  10. Impactes sectoriais

  11. Análise e gestão em contexto de incerteza

  12. Monitorização e pós-avaliação no contexto do seguimento em AIA. Ligação aos Sistemas de Gestão Ambiental

  13. Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) de políticas, planos e programas

  14. Enquadramento institucional da AAE na UE e em Portugal

Bibliografia Obrigatória

Therivel, R., Chadwick, A., Glasson, J.; Introduction to Environmental Impact Assessment, Taylor & Francis, 2005
Therivel, R.; Strategic Environmental Assessment in Action, London and Sterling, VA: Earthscan, 2004
Gómez, O.; Evaluación de Impacto Ambiental, Mundi-Prensa, 2003
Santos Oliveira, J. F.; Gestão ambiental, Lidel, 2005
Morris, P., Therivel, R.; Methods of environmental impact assessment, Spon Press: London, 2001

Bibliografia Complementar

Partidário, M. R., Jesus, J.; Avaliação de impacte ambiental, Centro de Estudos de Planeamento e Gestão do Ambiente, 1994
Costa, S.; Ambiente na Legislação Portuguesa, EPSD, 1985
Barrow, C. J.; Environmental and social impact assessment, Arnold: London, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem





A metodologia de ensino recorre ao método expositivo dos conteúdos programáticos, com o apoio de slides que acompanham a aula, assim como são referidos exemplos e casos práticos e a aplicação a casos de estudo de algumas partes da matéria de modo a que o estudante consiga compreender melhor os conceitos e aplica-los na prática caso tenha de vir a desenvolver algum trabalho nesta área. Procura-se levar os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo. Na metodologia de ensino também será a utilizada a gamificação.
Todo o material das aulas e sebentas é fornecido na plataforma Moodle. A forma como se desenvolve a metodologia de ensino da unidade curricular possibilita aos estudantes a obtenção de grande sucesso na unidade curricular.


 




Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Teste 30,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Estudo autónomo 5,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho de campo 1,00
Trabalho escrito 5,00
Total: 40,00

Obtenção de frequência

Para obter frequência, e aprovação, à Unidade Curricular o(a) aluno(a) tem de obter uma classificação final superior a 9,5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (CF) é dada pela seguinte fórmula:

CF = 0,05xP + 0,30XT + 0,30xTE + 0,15xAP + 0,20xTC

em que P é a participação, T é o teste, TE o trabalho escrito, AP a apresentação oral do TE, e TC é o trabalho de campo.
Ou então pela fórmula: CF = 1xExame
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