Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > INF32193
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Economia

Código: INF32193     Sigla: ECO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais e Comunicação

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Seção de Ciências Empresariais e Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
INF 166 Plano de Estudos 1 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elsa Cristina da Costa Ferreira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 3 6,00
Elsa Cristina da Costa Ferreira 4,00
Elisabete Gonçalves Veiga 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender a importância da Economia no sistema económico, e na sociedade em geral;
Conhecer os principais conceitos e técnicas da área de Economia ;
Saber definir o objeto e o método de economia;
Compreender o problema da escassez de recursos;
Compreender as escolhas do consumidor;
Compreender as leis da oferta e procura;
Compreender o contexto macroeconómico dos países/ regiões;
Conhecer a evolução dos principais indicadores de conjuntura económica e do IDH.

Resultados de aprendizagem e competências

Os tópicos que constituem o programa foram seleccionados de modo a proporcionarem um aprofundado conhecimento sobre os mecanismos de funcionamento do sistema económico e da sua influência sobre a sociedade em geral. A organização e sequenciação dos conteúdos programáticos permitem a aquisição de competências de forma faseada e coerente. Todos os conceitos e técnicas são claramente abordados num processo interactivo de aprendizagem onde o recurso a casos práticos e à análise de textos permitem concretizar e exemplificar os diferentes pontos do programa.

A demonstração de atitudes e qualidades pessoais, nomeadamente a participação ativa nas aulas, e a partilha de informações, bem como o sentido de responsabilidade e interesse pela auto-aprendizagem apoiam um adequado alinhamento entre os conteúdos e os objectivos da Unidade Curricular.

Modo de trabalho

Presencial

Programa








Questões introdutórias e teoria da produção  


1.1.Conceitos fundamentais da economia: fronteira de possibilidades de produção, escassez, eficiência, os três problemas da economia, custos de oportunidade  


1.2.Teoria da produção: fatores de produção, economias de escala  


1.3.Custos de produção, custos de oportunidade  

2.Mercado


2.1.Teoria da procura/oferta e o equilíbrio do mercado  


2.2.Elasticidade preço da procura/oferta e aplicações  


2.3.Procura e comportamento do consumidor  


2.4. Estruturas de mercado  


2.4.1.Mercado concorrencial  


2.4.2.Monopólio 

3.Objectivos e instrumentos de política macroeconómica, funções do Estado  


3.1.Economia mista, Estado, Governo, capital, dinheiro/moeda, “mão invisível”, bens públicos/privados, Estado-providência, falhas do mercado, funções dos governos  


3.2.Visão global do funcionamento da economia como um todo: objetivos e instrumentos macroeconómicos, despesa, receita; PIB, taxa de desemprego, inflação/deflação, exportações líquidas, taxa de câmbio; oferta/procura agregadas  


3.3. Ciclos económicos: fase de expansão/recessão; caracterização da evolução da economia portuguesa e de outros países com recurso aos principais indicadores macroeconómicos: PIB per capita, taxa de desemprego, taxa de inflação, índice de preços no consumidor  


Bibliografia Obrigatória

Samuelson, Paul; Wiliam Nordhaus; Economia, McGraw-Hill, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. Privilegiar-se-ão as metodologias expositivas-participativas, incentivando a interação e envolvendo os alunos no processo de ensino aprendizagem.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 30,00
Total: 30,00

Obtenção de frequência

Para obter a frequência, os alunos devem frequentar 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação por exame não contempla nenhum elemento de avaliação contínua e destina-se aos alunos que desde o princípio optarem por esta modalidade (prescindindo da avaliação contínua), bem como aos alunos que querem melhorar a nota obtida na avaliação contínua (negativa ou positiva).  

A nota de Economia resulta da média aritmética dos dois testes partes, o aluno não pode ter uma nota inferior a 10 valores na média dos testes. 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 20:47:57