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Programação Orientada por Objetos

Código: INF32150     Sigla: POO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2122/course/view.php?id=90
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
INF 196 Plano de Estudos 1 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cédric Claude Bernard Grueau Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 4 12,00
José António Sena Pereira 6,00
Cédric Claude Bernard Grueau 6,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 9 18,00
Fábio Ferrentini Sampaio 8,00
Luís Miguel Claudino Cassaca 4,00
Noémia Vicente Virtuoso dos Reis Ferro 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender e aplicar os conceitos avançados da programação orientada por objetos com base na linguagem Java.
Aplicar os conceitos avançados da programação orientada por objetos usando a linguagem Java.
Saber desenhar soluções aplicacionais de acordo com o paradigma orientado por objetos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, o aluno deverá saber como analisar um problema, modelar uma solução usando técnicas simples, escrever testes unitários da solução proposta e implementar a solução. Esta solução deve integrar conceitos avançados de programação orientada a objetos e diferenets coleções do Java.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de programação e, em particular de programação orientada por objetos. É necessário conhecer neste último tópico os seguintes conceitos: classes, objetos, atributos, métodos, composição de classes e coleções básicas

Programa

Conceitos Avançados da Programação Orientada por Objetos
- Revisão dos conceitos básicos de POO.
- Herança de classes. Hierarquia de classes e construtores em herança. Redefinição de métodos.
- Bibliotecas hierárquicas de classes e classes base fundamentais.
- Principio da substituição e polimorfismo. Ligação de métodos estática e dinâmica (static e dynamic binding)
- Classes abstractas. Métodos abstratos.
- Interfaces. Hierarquia de interfaces.
- Desenho de aplicações.
- Genéricos e conceitos complementares de coleções.
- Tratamento de erros e exceções.
- Entrada e saída de dados. Serialização.
- Gestão de versões.
- Desenvolvimento baseado em testes.
Aplicação dos conceitos avançados da Programação Orientada por Objetos
- Introdução aos padrões de desenho.
- Introdução à utilização de interfaces gráficas utilizando JavaFX.
- Programação por eventos. Propriedades
- Controlos básicos e avançados.
- Janelas e formas
- Efeitos e animações

Bibliografia Obrigatória

David Barnes & Michael Kölling; Objects First with Java (6th Edition), Pearson Education Limited, 2016. ISBN: 9781292159089
F. Mário Martins; JAVA 8 - POO + Construções Funcionais, FCA, 2017. ISBN: 978-972-722-838-6

Bibliografia Complementar

Carl DeaGerrit GrunwaldJosé PeredaSean PhillipsMark Heckler; JavaFX 9 by Example, APress, 2019. ISBN: 978-1-4842-1961-4
https://openjfx.io/openjfx-docs/; Getting Started with JavaFX

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas

    1. As aulas TP são lecionadas de forma presencial. Serão também disponibilizados os slides, o código dos exemplos usados nas várias sessões e a resolução dos exercícios.
    2. Durante o período das aulas o docente estará disponível para responder a dúvidas.
    3. Mês a mês, serão disponibilizados testes de moodle sobre a matéria lecionada nessa semana para que os alunos possam fazer avaliações formativas.

Aulas de laboratório (com resolução em computador de pequenos programas)
    1. Semanalmente serão disponibilizados os enunciados dos laboratórios que os alunos deverão resolver usando as aplicações apropriadas e que estão descritas na ficha de UC.
    2. Os trabalhos de laboratório são efetuados em grupos de dois alunos, podendo, em situações justificadas, ser realizados individualmente.
    3. Todos os trabalhos realizados devem ser submetidos na plataforma Github Classroom durante a aula, através do link disponibilizado para este efeito.
    4. Durante o período das aulas o docente estará disponível para responder a dúvidas e dar apoio à resolução do laboratório.
Projetos

  1. Serão realizados dois projetos. O acompanhamento será feito durante alguns laboratórios e remotamente pelo professor do laboratório.

Software

BlueJ
GitHub Desktop
Apache NetBeans

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Tecnologia de software

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Teste 40,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Estudo autónomo 43,00
Frequência das aulas 75,00
Total: 168,00

Obtenção de frequência

A avaliação é constituída por duas componentes:Prática e Teórica

Componentes da avaliação Prática
:



  • Dois projetos de programação em Java (min.7,5 valores em cada projeto, 9,5 valores de média dos dois projetos)



Componentes da avaliação Teórica:



  • Trabalhos de Laboratório (previstos 11 avaliados, conclusão de

  • pelo 9 laboratórios para ser considerado para a nota)

  • 3 mini testes nas aulas Teóricos (min.7,5 valores em cada um, mín. de 9,5 valores de média dos três mini testes)

  • 1 Teste teórico (min.9,5valores)

  • Exame (min.9,5valores) apenas em época de primeira chamada e época de recurso

Fórmula de cálculo da classificação final

Época Normal (com possibilidade de incorporar componente de avaliação contínua)


Componente Prática:


  • 70% Projeto1 + 30%Projeto2;


Componente Teórica:


  • Por Testes: Melhor das seguintes possibilidades:


    • 20% Média dos laboratórios avaliados + 20% Média dos 3minitestes + 60% nota do teste.

    • Se não houver 9 laboratórios concluídos: 30% Média dos 3 mini testes + 70% nota do teste.

    • Senão houver 3 minitestes: 20% Média dos laboratórios avaliados + 80 % nota do teste.


  • Por Exame: Nota do Exame.


Nota final: 50% Prática + 50% Teórica

Época de Recurso e Especial (sem possibilidade de incorporar componente de avaliação contínua):



Em caso de aproveitamento, na Época Normal, de uma das Componentes, Prática ou Teórica, a mesma será reaproveitada.

Componente Prática (senão houve aproveitamento desta componente na Época Normal),os dois projetos devem ser entregues na Época Recurso/Trabalhador-Estudante.

Componente Teórica (se não houve aproveitamento desta componente na Época Normal, o exame deve ser realizado na Época Recurso/Trabalhador-Estudante). Os laboratórios e mini testes não são considerados nestas épocas de avaliação.

Nota final: 50% Prática + 50% Teórica

Melhoria de classificação

Melhorias de nota obrigam a inscrição e respetivo pagamento na Divisão Académica. Não serão realizadas melhoria dos testes no Exame da 1a Chamada. Só se pode melhoriar a componente téorica.
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