Análise Numérica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
INF |
345 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo desta disciplina é familiarizar os alunos com os métodos computacionais que aproximam numéricamente as soluções de problemas comuns de de cálculo. Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos conheçam vários métodos numéricos, apliquem esses métodos, os implementem numa ferramenta computacional, e saibam escolher entre eles o mais adequado ao problema em estudo.
Resultados de aprendizagem e competências
Mostrar conhecimentos em:
a. Origem, propriedades e propagação de erros
b. Operações com funções de várias variáveis, através do cálculo matricial
c. Métodos algorítmicos para resolver sistemas de equações lineares
d. para resolver equações não lineares
e. para interpolação polinomial
f. para integração numérica
g. Sua implementação através de programação
h. Suas propriedades numéricas.
Desenvolver aptidão para:
1. Avaliar e controlar a eficácia de algoritmos
2. Desenvolver e programar algoritmos
3. Aplicar algoritmos em problemas práticos
4. Escolher algoritmos adequados para cada problema
5. Interpretar os resultados da aplicação dum algoritmo
Adquirir competências em:
i)Tecnologia de Informação e Comunicação
ii) Valorização Pessoal
iii)Planeamento e Análise
iv) Autonomia e iniciativa
v) Raciocínio Analítico
vi) Raciocínio crítico
vii) Pensamento criativo
viii) Tomada de Decisão
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Cálculo diferencial e integral com funções reais de variável real.
Programa
T1. REPRESENTAÇÃO DE NÚMEROS NO COMPUTADOR E ERROS
1.1 Representação dos números no computador.
1.2 Erros na aritmética em ponto flutuante.
1.3 Propagação de erros.
T2. SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES
2.1 Introdução ao cálculo matricial
2.1.1 Definição de matriz, matrizes especiais, operações algébricas com matrizes e matriz inversa.
2.2 Métodos diretos.
2.2.1 Método de eliminação de Gauss.
2.2.2 Fatorização LU: métodos de Doolittle e de Cholesky.
2.3 Métodos iterativos.
2.3.1 Métodos de Jacobi e de Gauss-Seidel.
T3. EQUAÇÕES NÃO LINEARES
3.1 Métodos da bissecção e da falsa posição.
3.2 Métodos da secante e de Newton.
3.3 Zeros de polinómios.
3.4 Método do ponto fixo.
T4. INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL
4.1 Fórmula de interpolação de Lagrange.
4.2 Fórmula de Newton com diferenças divididas.
4.3 Fórmulas de Newton com diferenças não divididas.
4.4 Interpolação inversa.
T5. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA
5.1 Regras dos retângulos, trapézios e Simpson.
5.2 Regras de Newton-Cotes.
Bibliografia Obrigatória
César Fernández; Sebenta de Análise Numérica (Disponível no Moodle da UC)
Bibliografia Complementar
Atkinson KE; An introduction to numerical analysis, John Wiley & sons, 1990. ISBN: 0471624896
Correia dos Santos, F.M.; Fundamentos de Análise Numérica, Sílabo, 2002. ISBN: 9789726182863
Kharab, A.; Guenther, R.B.; An introduction to Numerical Methods - A Matlab approach, CRC press, 2018. ISBN: 9781315107042
Pina, H.; Métodos Numéricos, McGraw-Hill, 2010. ISBN: 9789728298043
Quarteroni, A.M.; Saleri, F.E.; Cálculo científico com Matlab e Octave, Springer Science & Business Media, 2007. ISBN: 9788847007185
Rao, S.S.; Applied numerical methods for engineers and scientists, Pearson, 2002. ISBN: 9780130894809
Scheid, F.; Análise Numérica, McGraw-Hill, 2000. ISBN: 972-9241-19-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O estudo orientado dos alunos é feito através de:
• Aulas teórico-práticas: Exposição da matéria seguida de resolução de exercícios.
• Aulas Práticas-Laboratoriais: Resolução de exercícios com a utilização ferramentas de cálculo numérico com sintaxe Matlab.
• Avaliação contínua com a realização de 2 minitestes e um teste, e/ou avaliação por exame final.
Os objetivos gerais consistem no conhecimento de diferentes algoritmos, as suas propriedades, e os diferentes aspetos relacionados com a programação de métodos numéricos num computador. Portanto as sessões teóricas aportam uma sólida apresentação dos princípios básicos.
A apresentação de conteúdos, propriedades e exemplos nas aulas teórico-práticas, combinada com a experimentação com estas ferramentas através de exercícios concretos e programação de Matlab deverá possibilitar a consecução dos objetivos.
A resolução de exercícios nas sessões teóricas facilitam a assimilação destes conhecimentos, e a sua aplicação em diferentes casos práticos. As sessões e trabalhos práticos com Matlab/Octave desenvolvem a aptidão exigida na programação de algoritmos.
São disponibilizados materiais de apoio para o estudo autónomo: sebentas, exercícios resolvidos, códigos Matlab, formulários, ligações web e livros (fornecidos nas aulas, Moodle ou na biblioteca IPS)
Software
Matlab or Octave
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Matemática computacional
Ciências Físicas > Matemática > Algoritmos
Ciências Físicas > Matemática > Análise matemática > Funções
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
87,00 |
Frequência das aulas |
75,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
O aluno pode optar pela avaliação contínua ou pela avaliação por exame final. A avaliação contínua baseia-se em 2 minitestes e 1 teste escritos. Os minitestes têm uma duração de 60 minutos e as correspondentes avaliações (MT1,MT2) são numa escala de 20 valores, arredondadas às décimas. O teste de avaliação contínua tem uma duração de 120 minutes e a correspondente avaliação (T1) é numa escala de 20 valores, arredondada à décima.
Em todas as provas de avaliação, 1/5 da classificação destina-se a avaliar a capacidade para implementar de algoritmos numéricos em ferramentas computacionais, na sintaxe Matlab/Octave.
A classificação final CF tem uma componente do 25% para cada miniteste e 50% para o teste, segundo a fórmula:
CF=0.25 x MT1+0.25 x MT2+0,5 x T1
O aluno que obter uma classificação CF igual ou superior a 9.5 valores obtém aprovação na disciplina, sendo a sua classificação final o arredondamento de CF ao valor inteiro mais próximo. A avaliação por exames é feita nos períodos previstos na ESTS, através duma única prova de exame escrito, com a duração de 2h30m. A avaliação é feita no intervalo de valores inteiros 0-20, sendo aprovados aqueles com nota igual ou superior a 10 valores. Quer seja na avaliação contínua ou por exame final, classificações finais iguais ou superiores a 17 só são confirmadas após uma prova oral adicional (20min), avaliada em 20 valores. Para estes estudantes se a média da classificação original com a obtida na prova oral for inferior a 16 ou se o estudante não comparecer na prova oral, a classificação final da Unidade Curricular será de 16 valores.
As provas de avaliação são preferencialmente presenciais, pudendo ser desenvolvidas a distância se existirem restrições legais que o impeçam. Sempre que seja feita uma prova escrita de avaliação a distância, o docente poderá chamar o aluno participante para uma sessão individual de comprovação de autoria das respostas, onde o aluno deverá esclarecer e motivar os argumentos escritos entregues nessa prova, pudendo ser o conjunto da prova anulada se estes esclarecimentos não são satisfatórios. Sempre que, no resultado obtido nas provas de avaliação a distância ou presenciais, exista uma situação de suspeita de fraude motivada, o Responsável de Unidade Curricular (RUC) pode exigir ao estudante uma posterior avaliação oral complementar, na estrutura indicada pelo Despacho 40/2021 da presidência do IPS.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final CF tem uma componente do 25% para cada miniteste e 50% para o teste, segundo a fórmula:
CF=0.25 x MT1+0.25 x MT2+0,5 x T1
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que pretendam sujeitarse a alguma das modalidades específicas regulamentadas para processos de avaliação no IPS, deverão comunicar (até 14 dias antes da prova) aos docentes responsáveis da UC esta circunstância, comprovando documentalmente a existência das condições estabelecidas para que as regras sejam aplicadas no seu caso.
No caso em que a comunicação não seja feita, as condições específicas que exigem preparação prévia por parte do avaliador deixam de aplicar-se for falta de condições objetivas.
Observações
Normas específicas para a realização de testes ou exames escritos
• É obrigatória a apresentação de um documento de identificação.
• É obrigatória a inscrição para participar nas provas. Este processo estará aberto na plataforma Moodle na semana prévia à prova.
• O aluno terá de levar um caderno de folha de testes a cada uma das provas escritas de avaliação (uma capa e 4 folhas quadriculadas).
• É autorizado o uso de máquinas de calcular que respeitem as condições estabelecidas no OfícioCircular /S-DGE/2016/1798.
• Não é permitido o manuseamento ou exibição de equipamentos eletrónicos durante a prova, exceto o uso de máquina de calcular.
Atendimento tutorial no período Letivo:
Prof. César Fernández (Responsável UC)
2ª feira 14h00-16h00
3ª feira 12h30-14h00
Prof.ª Carla Rodrigues (Co-Responsável UC)
Consultar na plataforma Moodle
Prof.ª Ana Barros
3ª feira 14h30-16h30
5ª feira 15h30-16h30
O horário de atendimento em período de exames será fixado após a marcação das correspondentes datas de exame.