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Comportamento Organizacional e Gestão de Equipas

Código: INF32203     Sigla: COGE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais e Comunicação

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Seção de Ciências Empresariais e Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
INF 129 Plano de Estudos 1 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cláudia Tiago Ramos Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 4,00
Cláudia Tiago Ramos 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os estudantes devem desenvolver competências no âmbito da análise comportamental, liderança e gestão de equipas em contexto organizacional.

Resultados de aprendizagem e competências

1.Conhecer os fatores subjacentes ao comportamento humano nas organizações bem como as suas potenciais causas e consequências; a relação entre os indivíduos e a organização (atitudes e comportamentos); 2.Conhecer as principais teorias sobre os determinantes do comportamento dos colaboradores na organização e as suas potenciais consequências; 3.Saber analisar e intervir sobre os principais fatores que determinam o comportamento humano em contexto de trabalho, nomeadamente sobre a motivação, satisfação, conflitos e clima organizacional; 4.Saber gerir equipas multidisciplinares, saber potenciar a eficácia e eficiência organizacional através do capital humano; processos de liderança de grupo; 5.Conhecer os processos e técnicas de prevenção, gestão e resolução de conflitos. Formas de gestão de conflitos (organizacionais e grupais); 6.Perceber a cultura como instrumento de integração dos colaboradores e de vantagens competitivas para a organização; 7.Conhecer e intervir nos processos de comunicação ao nível individual e organizacional percebendo a comunicação e participação como facilitador da mudança organizacional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 – Comportamento organizacional: O comportamento organizacional e a gestão das organizações; o papel da personalidade e das forças situacionais; 2 – Principais abordagens teórico-práticas sobre o comportamento humano nas organizações; 3 – Motivação, satisfação no trabalho e performance individual; 4 – A dinâmica das equipas: Dimensões de análise e pressupostos de produtividade no trabalho; 5 – Liderança contingencial de equipas: Conceitos, desenho, análise e reestruturação dos processos; 6 – Conflitos e negociação; 7 – Cultura e clima organizacional: Perspetivas e relevância; 8 – Comunicação, participação e mudança organizacional: Desenho de processos.

Bibliografia Obrigatória

Cunha, M. P. E., Rego, A., Cunha, R., & Cabral-Cardoso, C.; Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, 2004
Gibson, Ivancevich, Donnelly & Konopaske ; Organizações: Comportamento, Estruturas e Processos , McGraw Hill., 2006
Gonçalves, S.P. (Coord.); Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e práticas, Lidel, 2014
Gonçalves, S.P. (Coord.); Encruzilhadas e Desafios da GRH, Sílabo, 2021

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Utilizando uma metodologia participativa, esta unidade curricular será um espaço de discussão, contemplando tanto o enquadramento teórico dos temas, como a vertente instrumental de aplicação prática através do estudo de casos. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 31,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A avaliação contínua contempla a realização de dois mini-testes obrigatórios (45-60m cada) realizados na aula e trabalho(s). Os mini-testes realizam-se a meio e no final do semestre, em data a definir de acordo com o horário das turmas. Os mini-testes são realizados presencialmente nas instalações da escola.
Deve observar-se o ponto 9 do despacho nº 40/Presidente/2021 de 25 de fevereiro que faz referência aos mecanismos de mitigação da fraude e suas consequências.

Fórmula de cálculo da classificação final

A média aritmética da classificação obtida nos dois testes terá de ser igual ou superior a 9,5 valores e corresponde a 70% da nota final. 30% corresponde ao(s) trabalho(s).

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