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Marketing

Código: INF32161     Sigla: MKTG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais e Comunicação

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Seção de Ciências Empresariais e Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
INF 23 Plano de Estudos 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Leonor Abrantes Pires Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Maria Leonor Abrantes Pires 0,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Maria Leonor Abrantes Pires 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Entender o conceito de Marketing como um conjunto de funções que incluem a análise de mercado, o comportamento do consumidor e processo de planeamento e execução das políticas de produto, preço, distribuição e promoção de bens e serviços, que criam trocas com valor para a organização e clientes.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer evolução do conceito de marketing e funções que desempenha;
Saber analisar mercado qualitativa e quantitativamente; compreender o comportamento do consumidor; conhecer principais unidades de medida do mercado; saber as técnicas utilizadas no estudo de mercado;
Ser capaz de distinguir marketing estratégico do operacional; conhecer principais estratégias de marketing;
Conhecer o produto e suas componentes; saber caracterizar o ciclo de vida de produtos, conhecer as fases de desenvolvimento de um novo produto;
Conhecer preços; saber determinar o preço através de três métodos;
Saber distinguir circuitos e canais de distribuição; conhecer tipos, características e funções dos canais de distribuição;
Conhecer elementos, características e funções da comunicação (publicidade, promoções, relações públicas e força de vendas);
Saber as funções de planeamento e controlo em marketing; a organização de serviços em marketing; conhecer os elementos do plano de marketing.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa


  1. Introdução

  2. Análise do mercado

  3. Marketing estratégico e operacional

  4. Política de produto

  5. Política de preço

  6. Política de distribuição

  7. Política de comunicação

  8. Planeamento e organização de marketing

Bibliografia Obrigatória

Anibal Pires; Marketing: Conceitos, técnicas e problemas de gestão
Denis Lindon, Jacques Lendrevie, Julien Lévy, Pedro Dionísio e Joaquim Vicente Rodrigues; Mercator XXI: Teoria e prática do marketing

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC para além do processo de ensino-aprendizagem que decorre nas aulas teóricas e práticas, onde se recorre ao método expositivo-participativo e a análise/resolução de casos e de exercícios, exige um estudo prévio das matérias e dos casos em casa. Para além disso, na UC de Marketing, sendo uma área de aplicação prática exige-se dos alunos a elaboração, acompanhamento e apresentação pública de um projeto (trabalho prático) final. A avaliação contínua consiste em dois testes (um a meio e outro no fim das aulas que cobrem o programa da UC), bem como na apresentação (individual ou em grupo até 2 elementos; oral e por escrito) e avaliação pelos pares e docente de um projeto (trabalho prático) final.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 60,00
Total: 60,00

Obtenção de frequência

A avaliação em marketing pressupõe a avaliação contínua e/ou avaliação por exame.

A avaliação contínua:

70 % da nota obtida no teste ou testes. A nota do teste único ou a média dos testes não pode ser inferior a 10 valores. 30% da nota do trabalho elaborado individualmente ou em grupo (até 2 pessoas) e discutido/apresentado (oralmente e por escrito) na aula. No trabalho de aplicação/projeto prático o aluno tem a liberdade de escolher o âmbito e a problemática do trabalho, porém, esta tem de estar estritamente relacionada com os conteúdos da disciplina de marketing e deve ter carácter prático ou aplicado.

O trabalho será admitido para a avaliação e para a apresentação, desde que o seu âmbito ou problemática for aceite e os desenvolvimentos (progressos) forem apresentados e orientados periodicamente pelo docente nas aulas práticas. O trabalho referido pode constituir uma parte do projeto de fim de curso.

Só podem fazer avaliação contínua os alunos que estejam inscritos na disciplina e na turma.

O exame:

Caso a nota final de avaliação contínua seja inferior a 10 valores ou se o aluno preferir existe um exame final. A nota do exame não contempla nenhum elemento da avaliação contínua.

Fórmula de cálculo da classificação final

NF = 70/% Média Testes + 30 Nota do trabalho

Melhoria de classificação

Em época de recurso.
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