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Engenharia de Software Aplicada

Código: INF32213     Sigla: ESA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2021/2022 - A (de 11-10-2021 a 24-06-2022) Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
INF 97 Plano de Estudos 3 - 12 127,5 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Miguel Vicente de Pina Gonçalves Responsável

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Enumerar e aplicar os princípios da Engenharia de Software.
2. Enumerar e descrever os princípios básicos que regem as metodologias ágeis e as metodologias tradicionais de desenvolvimento de software.
3. Capturar , especificar e analisar os requisitos de uma aplicação de Software.
4. Enumerar e descrever os princípios orientadores que regem o desenho de software.
5. Enumerar e aplicar os princípios que regem o desenvolvimento de software
6. Compreender, analisar e aplicar os princípios para a otimização do código e da qualidade do software
7. Utilizar a UML para efetuar os diagramas necessários ao processo de Engenharia de Software
8. Utilizar a BPMN para a criação de diagramas de processos de negócio

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Efetuar Análise e desenho de software tendo em conta os requisitos definidos pelo utilizador(res)

  2. Desenvolver softwares e apps

  3. Gerir projetos ligados aos softwares

  4. Arquitetar o design estrutural dos programas

  5. Realizar testes nos sistemas

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo 1 - Introdução à Engenharia de Software

Módulo 2 -Estrutura do Processo de Software

Módulo 3 - Levantamento de processos de negócio utilizando a BPMN

Módulo 4 - Análise e Especificação de requisitos de Software

Módulo 5 - Metodologias de desenvolvimento de Software

Módulo 6 - Desenvolvimento Ágil

Módulo 7 - Diagramas de suporte ao processo de SW usando a UML

Módulo 8 - Conceitos de Desenho

Módulo 9 - Desenho da Arquitectura de SW

Módulo 10 - Desenho baseado em componentes

Módulo 11 - Desenho da User Interface

Módulo 12 - Desenho baseado em padrões de SW

Módulo 13 - Desenho de WebApp's

Módulo 14 - Verificação e validação de software

Módulo 15 - Optimização do código e da qualidade do software

Bibliografia Obrigatória

Roger Pressman , Bruce Maxim; oftware Engineering: A Practitioner's Approach , McGraw-Hill Education, 2019. ISBN: 978-1259872976 (A principal biliografia utilizada na UC)

Bibliografia Complementar

Ian Sommerville; Software Engineering, Pearson, 2015. ISBN: 978-0133943030
Sérgio Guerreiro; Introdução à Engenharia de Software, FCA. ISBN: 9789727227952

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Avaliação distribuída sem exame final e com projeto desenvolvido ao longo do ano letivo

Software

Bizagi Process Modeler

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Teste 35,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 154,00
Estudo autónomo
Frequência das aulas 110,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

Nota mínia de 9,5 na média dos 3 testes ao longo do ano letivo.
Nota mínima de 7,5 em cada teste
Nota mínima de 9,5 no projeto da UC
Percentagem mínima de 75% de presenças nas aulas presenciais/ online

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final= 35 % Média dos 3 testes + 50% Nota do Projeto + 15% Assiduidade e Participação nas aulas

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes/ dirigentes associativos terão de realizar uma reunião semanal com o docente de laboratório para validação do trabalho realizado.

Observações

A plataforma que será utilizada nesta unidade curricular, durante o ano letivo, será o Microsoft Teams.
As aulas online poderão utilizar o Microsoft Teams ou a plataforma Zoom.

Esta unidade curricular deverá ser frequentada em paralelo com a UC de Programação Visual, uma vez que o projeto das UC é o mesmo e as aulas de PV irão apoioar na realização do mesmo.
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