Optimização em Sistemas de Energia Elétrica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrotecnia e Sistemas de Potência |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEEC |
13 |
Plano de Estudos_2020 |
1 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Com esta unidade curricular pretende-se dotar o Engenheiro Electrotécnico de Energias Renováveis e Sistemas de Potência, de conhecimentos relativos à problemática associada ao despacho óptimo (DO), bem como conhecimento de fiabilidade em sistemas de geração. Assim, relativamente ao DO. Como objectivos pretende-se que o aluno apreenda conceitos como: A operação dos SEE deve ser conduzida de forma a optimizar o custo de produção e a garantir a segurança de fornecimento. Entenda o problema clássico do DO, que consiste em determinar a potência a fornecer por cada gerador em serviço. Apreenda o conceito de custo mínimo global.
O planeamento da capacidade de produção. A capacidade instalada igual à Ponta (potência máxima) esperada mais um percentagem fixa da ponta. Apreenda o conceito de Capacidade em funcionamento, bem como, que a capacidade operacional igual à máxima procura mais uma reserva igual a uma das maiores unidade em funcionamento, entre outros.
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta unidade curricular pretende-se dotar o Engenheiro Electrotécnico de Energias Renováveis e Sistemas de Potência, de conhecimentos relativos à problemática associada ao despacho óptimo (DO), bem como conhecimento de fiabilidade em sistemas de geração. Assim, relativamente ao DO. Como objectivos pretende-se que o aluno apreenda conceitos como: A operação dos SEE deve ser conduzida de forma a optimizar o custo de produção e a garantir a segurança de fornecimento. Entenda o problema clássico do DO, que consiste em determinar a potência a fornecer por cada gerador em serviço. Apreenda o conceito de custo mínimo global.
O planeamento da capacidade de produção. A capacidade instalada igual à Ponta (potência máxima) esperada mais um percentagem fixa da ponta. Apreenda o conceito de Capacidade em funcionamento, bem como, que a capacidade operacional igual à máxima procura mais uma reserva igual a uma das maiores unidade em funcionamento, entre outros.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução.
1.1 Organização do SEE Nacional.
1.2 O Mercado de energia.
1.3 Funcionamento do MIBEL. Cosntrução dos Preços de energia
1.4 As actividades inerentes à exploração de um sistema de energia eléctrica.
1.5 O controlo em tempo real do SE.
1.6 O sistema de produção e o diagrama de cargas.
1.7 Os custos da produção de energia eléctrica.
1.8 Funções de custo dos geradores térmicos cássicos.
1.9 Custos de ligação e religação de um gerador térmico.
2. Operação Optimizada.
2.1. - Despacho económico sem perdas.
2.1.1 - Método dos multiplicadores de Lagrange.
2.1.2 - Limites da Potência gerada.
2.1.3 - Curva de Custo de Produção Linear.
2.2. - Despacho económico com perdas.
2.3. - Método dos coeficientes “B”.
2.3.1. - Sistema de dois geradores.
2.3.2. - Sistemas com “N” geradores.
2.3.3. - Procedimento Computacional.
2.4. - Modelo das perdas pelo nó de balanço.
2.4.1. - Sistema de dois geradores.
2.4.2. - Sistemas com “N” geradores.
2.4.3. - Procedimento Computacional.
2.5 – Coordenação Hidro-térmica.
2.6. - Transito de energia optimizado.
2.6.1. – Método do gradiente.
2.6.2. – Método de Newton.
2.7 -Estimação de Estado.
2.7.1. - Definição.
2.7.2. – Método dos mínimos quadrados.
2.7.3. – Sistemas não lineares.
2.8. - Diagrama de Transição de Estado.
Bibliografia Obrigatória
Elgerd, Olle L.; Energy Systems Theory an Introduction, McGraw-Hill, 1982. ISBN: ISBN: 0-07-Y66273-8.
Kersting William H; Distribution System Modeling and Analysis,, CRC Press New York. ISBN: ISBN: 0-8493-0812-7
Paiva, J; Redes de Energia Eléctrica uma análise sistémica, IST Press, 2005. ISBN: ISBN: 972-8469-34-9.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teórico-práticas terão uma componente baseada na exposição do conteúdo programático da disciplina e outra componente baseada na exemplificação, em termos de aplicações, desse conteúdo, e na resolução de problemas.
Esta exposição será complementada com trabalho laboratorial do aluno onde se privilegia uma forte componente de trabalho autónomo sobre o desenvolvimento dos trabalhos propostos.
Software
MATLAB
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Trabalho escrito |
85,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
200,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação final:
Avaliação por trabalhos
NF = NP
(nota mínima de 10 valores).
Exame apenas quando não existe aproveitamento nos trabalhos, ou o aluno pretenda melhoria de classificação.
Fórmula de cálculo da classificação final
NF=0,5T1+0,5*T2