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Química

Código: LACI11003     Sigla: Q

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Controlo e Processos

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://https://portal.ips.pt/ests/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=555447#tab1
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EACI 30 Plano de Estudos 14 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Martins da Luz Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Susana Martins da Luz 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 6,00
Susana Martins da Luz 4,00
Alexandra Marrecas de Abreu Simplício 2,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-11-15.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Avaliação especial, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Tipo de avaliação, Observações Bibliográficas, Observações, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dar ao aluno uma visão ampla dos fundamentos da Química no âmbito da sua formação científica de base, essenciais à compreensão de assunto referentes à constituição da matéria, processos industriais, balanços mássicos e entálpicos, concentração dos produtos químicos e sua importância, reações que ocorrem em ambiente industrial, tais como, por exemplo, a combustão e corrosão.

 

Objetivos específicos - competências a adquirir (conhecimentos e aptidões):




  • Conhecer a estrutura atómica (abordagem introdutória), o tipo de orbitais e números quânticos;

  • Ser capaz de escrever configurações eletrónicas, identificar o Grupo e o Período do elemento químico;

  • Compreender as variações propriedades químicas peiódicas dos elementos representativos e gases nobres;

  • Compreender como se estabelece a ligação química entre átomos (abordagem introdutória); compreender a Teoria da Repulsão dos Pares Eletrónicos da Camada de Valência (TRPECV);

  • Ser capaz de escrever as fórmulas de Lewis, identificar a geometria e a polaridade de uma molécula;

  • Conhecer as diferentes formas de expressar a concentração de soluções e respectivas unidades;

  • Ser capaz de fazer os cálculos necessários à preparação de soluções;

  • Ser capaz de preparar soluções no laboratório e calcular as respetivas concentrações;

  • Ser capaz de executar cálculos estequiométricos, determinando quantidades de reagentes necessários e produtos obtidos;

  • Conhecer a diferença entre reação irreversível e reversível (equilíbrio químico), conhecer os vários tipos de equilíbrio químico e prever o sentido de deslocamento dos Sistemas, tendo em conta o Princípio de Le Chatelier;

  • Ser capaz de calcular o pH de soluções de ácidos e bases (fortes e fracos);

  • Ser capaz de compreender os erros associados às operações analíticas;

  • Ser capaz de trabalhar em laboratório, cumprindo as regras de segurança.


Resultados de aprendizagem e competências

Metodologias de ensino:

As aulas têm tipologia teórico-prática, visando a operacionalização dos conceitos. É adotado o método expositivo participado e interativo. Procura levar-se os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo, de modo a que adquiram os devidos conhecimentos e desenvolvam espírito crítico.

A UC tem uma componente laboratorial, pretendendo-se ilustrar na prática alguns dos conceitos teóricos transmitidos. Nas aulas laboratoriais, os alunos executam trabalhos experimentais de acordo com protocolos fornecidos, elaborando na aula os respectivos registos e tratamento de resultados/resposta a questionários, numa Ficha de Trabalho.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC:

A UC tem uma componente laboratorial que permite, de acordo com os objetivos da UC:



  • a operacionalização dos conceitos lecionados;

  • desenvolvimento da capacidade de resolução de casos;

  • o desenvolvimento do espírito científico e experimental;

  • a aprendizagem de procedimentos e técnicas laboratoriais e a aquisição de competências de "saber fazer" e "saber pensar";

  • desenvolvimento da competência de trabalho em equipa.


Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Estrutura Atómica e Molecular
Orbitais atómicas e números quânticos. Tabela Periódica.
Ligação química. Escrita das estruturas de Lewis e contributores de ressonância. Teoria da Repulsão dos Pares Electrónicos da Camada de Valência e geometrias moleculares. Momento dipolar de ligação, momento dipolar resultante e a polaridade da molécula.
2. Concentração de soluções
Formas de expressão e unidades de concentração. Preparação de soluções.
3. Reações químicas.
Cálculos Estequiométricos.Acerto de equações químicas. Cálculos estequiométricos. Reagente limitante e em excesso. Noção de entalpia. Reações exotérmicas e endotérmicas.
Rendimento da reação.
Gases e Equação dos Gases Perfeitos.
4. Equilíbrio químico.
Noção de constante de equilíbrio. Factores que afectam o equilíbrio químico (Princípio de Le Chatelier)
5. Equilíbrio Ácido-base
Conceitos de ácido e base. Noção de pH e pOH. Autoprotólise da água; noção de Kw. Anfoterismo. Força de ácidos e bases; constantes Ka e Kb. Determinação do pH e pOH de soluções de ácidos e bases.
6.Equilíbrio de Solubilidade
Noção de solubilidade molar e solubilidade mássica. Produto de solubilidade e determinação da solubilidade de um sal. Modo de prever se ocorre precipitação de um sal, em determinadas condições experimentais.
7. Oxidação-redução e Eletroquímica
Noção de número (estado) de oxidação. Acerto de equações redox.  Potencial de redução padrão e elétrodos de referência. Células galvânicas e eletrolíticas. Diferença de potencial da pilha. Previsão da e espontaneidade de uma reação.

Bibliografia Obrigatória

Raymond Chang; Química

Observações Bibliográficas

São facultados Slides que abrangem todos os tópicos do conteúdo programático, contendo exemplos / exercícios resolvidos.
São disponibilizados Protocolos, com Ficha de Trabalho, que cada aluno deve imprimir antes de se apresentar na respetiva aula laboratorial.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


Metodologias de ensino:


As aulas têm tipologia teórico-prática, visando a operacionalização dos conceitos. É adotado o método expositivo participado e interativo. Procura levar-se os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo, de modo a que adquiram os devidos conhecimentos e desenvolvam espírito crítico.

A UC tem uma componente laboratorial, pretendendo-se ilustrar na prática alguns dos conceitos teóricos transmitidos. Nas aulas laboratoriais, os alunos executam trabalhos experimentais de acordo com protocolos fornecidos, elaborando na aula os respectivos registos e tratamento de resultados/resposta a questionários, numa Ficha de Trabalho.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC:


A UC tem uma componente laboratorial que permite, de acordo com os objetivos da UC:



  • a operacionalização dos conceitos lecionados;

  • desenvolvimento da capacidade de resolução de casos;

  • o desenvolvimento do espírito científico e experimental;

  • a aprendizagem de procedimentos e técnicas laboratoriais e a aquisição de competências de "saber fazer" e "saber pensar";

  • desenvolvimento da competência de trabalho em equipa.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 160,00

Obtenção de frequência

Metodologia e provas de avaliação:

O aluno poderá optar por um regime de avaliação contínua ou por exame final, sendo obrigatório cumprir os requisitos impostos para a componente de práticas laboratoriais.

1.Avaliação Contínua: o aluno realizará 2 testes escritos ao longo do semestre.
  • 1º Teste: 17/12/2022 (sábado, às 9:30)
  • 2º Teste: 28/01/2022 (sábado, às 9:30)
Para obter aprovação, terá de ter uma nota igual ou superior a 8,0 valores em cada teste. As classificações dos testes são arredondadas às décimas.

Para efeitos de aprovação na UC, a média aritmética mínima da classificação nos testes é de 9,5 valores.

Caso obtenha nota igual ou superior a 8,0 valores no primeiro teste, o aluno poderá optar por fazer recuperação da avaliação do 2º teste, em data de exame de época normal (neste caso, opta por não fazer o exame).

2. Avaliação por exame: o aluno prestará prova em época normal e/ou em época de recurso, obtendo aprovação se tiver uma classificação final mínima de 9,5 valores.

Os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante (TE) que optem pelo regime de avaliação por exame mas que faltem a mais do que um trabalho laboratorial, realizarão obrigatoriamente uma avaliação escrita sobre os trabalhos componente laboratorial da UC que decorreram no ano letivo, em data de exame (ou outra a combinar).
Na componente laboratorial do exame é exigida, para efeitos de aprovação, a nota mínima de 9,5 valores.
A classificação final na disciplina, no regime de avaliação por exame, é a correspondente à nota do exame (não contando a nota da componente laboratorial para o seu cálculo).

Regime de assiduidade:

- Em consonância com a decisão do Conselho Pedagógico, para realizar a UC em regime de avaliação contínua, o Estudante terá de ter uma frequência mínima de 75 % de aulas TP (neste caso, corresponde a um máximo de quatro faltas).
- Sem a frequência das aulas de laboratório e entrega das respetivas Fichas de Trabalho (devidamente elaboradas), o aluno não obterá aprovação na UC, quer se encontre no regime de avaliação contínua, quer no regime de exame.
É permitida no máximo uma falta a uma aula laboratorial. Para os alunos TE, é permitida a realização de uma prova referente à componente laboratorial, em data de exame, caso tenham faltado a mais de um trabalho laboratorial.

-Esclarecimento de Dúvidas (Susana Luz, F205): 5ª feira, 11:00
IMPORTANTE: Os alunos que desejem esclarecer dúvidas, deverão enviar email à docente (susana.luz@estsetubal.ips.pt) até ao dia útil anterior, indicando essa intenção e/ou informar a professora numa aula, com a mesma antecedência.

- Os materiais de apoio (slides, fichas de exercícios e protocolos laboratoriais) encontram-se no na equipa do Teams.

- É obrigatória a inscrição para as provas de avaliação dentro dos prazos estabelecidos. As inscrições efectuam-se em formulário ou moldes a indicar na altura adequada.
- É proibida a utilização de telemóveis durante as aulas e as provas de avaliação.
- Para efeitos de realização das provas de avaliação, os alunos têm de comparecer na sala antes da hora, a fim de ser viável o início à hora marcada.
- Compete ao docente responsável pela UC definir se um aluno poderá entrar na sala após a hora de início da prova, não se admitindo mais de 15 min de atraso (se justificado com motivos de força maior). 
- Os alunos só podem sair da sala de prova 30 min após o seu início. Os enunciados das provas devem ser devidamente identificados e entregues ao docente vigilante.

- Os Estudantes Trabalhadores, Atletas de Alta Competição, Dirigentes Associativos e Estudantes ao abrigo da Lei da Liberdade Religiosa deverão enviar email ao Docente Responsável (susana.luz@estsetubal.ips.pt), até à segunda semana do semestre, para apresentar as suas especificidades pertinentes, nos termos previstos nos respetivos diplomas.
- Os Estudantes que desejem efetuar consulta das provas de avaliação (teste ou exames) deverão enviar email à docente responsável (susana.luz@estsetubal.ips.pt), até uma semana antes da realização da prova seguinte, exprimindo a intenção de exercer esse direito.

Fórmula de cálculo da classificação final

AVALIAÇÃO CONTINUA:

Nota Final= 0,50xNota do 1º Teste + 0,50xNota do 2º Teste

(nota mínima de 8,0 valores em cada Teste)

AVALIAÇÃO POR EXAME:

Nota Final = Nota do Exame

O arredondamento da Nota Final é às unidades

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos Trabalhadores-Estudantes (com estatuto TE reconhecido) que não puderem frequentar as aulas laboratoriais terão, obrigatoriamente, que realizar a avaliação escrita laboratorial, a realizar em data a marcar, podendo ocorrer na data dos Exames.
Devem obter uma nota mínima de 9,5 valores nessa avaliação, embora a mesma não seja considerada para efeitos de cálculo da Nota Final.

Melhoria de classificação

Aplica-se o Regulamento da Escola.

Observações

É obrigatório o uso de bata nas aulas experimentais.

Em caso de suspeita de fraude proceder-se-á de acordo com os Despachos em vigor.

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