Qualidade de Software
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MES |
22 |
Plano de Estudos 2017-2018 |
1 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular pretende introduzir um conjunto de aspetos relacionados com o desenho e produção de software.
O conceito de qualidade motiva a introdução de técnicas de gestão de projeto, construção e validação de modelos, teste em vários níveis de abstração, e aplicação de métricas quer no processo de construção, quer nos artefactos produzidos.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular o aluno deverá estar apto para:
- Compreender os conceitos de qualidade de software;
- Conhecer e aplicar as técnicas de revisão de software;
- Compreender e por em prática as normas e abordagens de Software Quality Assurance (SQA);
- Conhecer e utilizar um plano de SQA;
- Compreender e aplicar as estratégias de testes de software nos vários ambientes existentes;
- Saber aplicar os testes em aplicações convencionais, em aplicações orientadas a objetos e em aplicações Web;
- Compreender a modelação formal e compreender as linguagens de especificação formal;
- Compreender e utilizar as diversas métricas de produto nas fases do desenvolvimento de software.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os conteúdos da unidade curricular distribuem-se ao longo dos seguintes módulos:
- Conceitos de qualidade de software;
- Técnicas de verificação de software;
- Software Quality Assurance (SQA);
- Estratégias de testes de Software;
- Testes a aplicações convencionais;
- Testes a aplicações Object-Oriented e Web;
- Modelação formal e verificação;
- Métricas de produto.
Bibliografia Obrigatória
G. O'Regan; Introduction to Software Quality, Springer, 2014
Bibliografia Complementar
I. Sommerville; Software Engineering, Pearson, 2015
R. Pressman, M. Maxim; Software Engineering: A Practitioner’s Approach, McGraw Hill, 2020
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas:
- Utilização de diapositivos, e foco em questões colocadas aos estudantes durante a exposição da matéria ou demonstração de exemplos.
Aulas Práticas-Laboratoriais:
- No início de cada um dos trabalhos práticos e/ou laboratoriais será efetuada uma exposição dos conceitos necessários para a sua implementação. Os estudantes são depois incentivados a desenvolver os seus trabalhos, com o acompanhamento do docente, que os ajudará a assimilar melhor a matéria;
- Durante o semestre é assegurada a orientação de estudantes no desenvolvimento autónomo de exercícios e trabalhos práticos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Teste |
35,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
31,50 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
80,00 |
Total: |
187,50 |
Obtenção de frequência
Sem aplicação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Labotarórios*0.5 + Teste*0.35 + Participação*0.15