Dissertação/Projeto/Estágio em Engenharia de Produção
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Tecnologia e Organização Industrial |
OFICIAL |
Mecânica dos Meios Solidos |
Ocorrência: 2021/2022 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MP |
32 |
Plano de Estudos |
2 |
- |
36 |
36 |
972 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Portugues
Objetivos
- Realizar trabalhos de investigação aplicada.
- Criar autonomia individual na condução da investigação aplicada.
- Reforçar o desenvolvimento e a afirmação profissional.
Resultados de aprendizagem e competências
Aprofundamento de conhecimentos transmitidos numa ou mais unidades curriculares do curso, e desta forma promover a aquisição de competências profissionais e científicas na área da Engenharia de Produção.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
A elaboração dos trabalhos de dissertação/projeto/estágio será em temas relacionados com as áreas ou com atividades do curso, associadas a uma ou mais unidades curriculares do curso.
O desenvolvimento dos trabalhos de dissertação/projeto/estágio envolverá sempre uma componente de pesquisa e investigação aplicada, e constitui o melhor método para permitir aos estudantes adquirirem e aprofundarem as competências profissionais e científicas desejadas.
Todo o trabalho a ser realizado será objeto de um planeamento prévio, a fim de poder ser acompanhado.
Programa
- Definição do tema e do orientador;
- Elaboração do plano de trabalhos;
- Redação do relatório de dissertação/projeto/estágio;
- Redação de um artigo científico (no âmbito do trabalho apresentado no relatório);
- Preparação da apresentação que sumarize o trabalho realizado (provas públicas para obtenção do grau).
Com este programa pretende-se:
- Uma correta definição dos temas alinhados com as áreas do curso.
- Assegurar o correto acompanhamento dos trabalhos.
- Assegurar o relacionamento dos mestrandos com os respetivos orientadores.
- Promover o cumprimento de objetivos e prazos.
Bibliografia Obrigatória
PF Cunha; Guia para a Elaboração do Trabalho Final de Mestrado, 2021
CTC-ESTSetúbal; Regulamento dos cursos de 2º ciclo Mestrado da ESTSetúbal, 2015
Eco, U; Como se Faz uma Tese, 1977
Philips, E.M. e Pugh, D. S. ; Como Preparar um Mestrado ou Doutoramento, 1988
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O acompanhamento e controlo do trabalho são efetivados por meio de reuniões periódicas entre o estudante e o docente proposto para orientador, sendo que este é proposto pelo responsável da UC da Dissertação/Projeto/Estágio e também Coordenador de Curso, e aprovado pela Comissão Técnico Científica do Curso.
A proposta do orientador é determinada pelo tema das dissertações/projetos/estágios, as área de doutoramento ou especialização dos docentes e a capacidade destes em apoiar o aluno a aprofundar os seus conhecimentos e competências adquiridas ao longo do curso. Neste sentido, a orientação será, por príncipio, realizada pelos docentes das unidades curriculares onde os temas dos trabalhos finais são tratados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
A conclusão da unidade curricular implica a apresentação de um relatório final e de um artigo escrito pelo estudante, e a sua defesa em sessão pública, resultando a avaliação final da apreciação do júri.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final tem por base os seguintes critérios e ponderações:
A – Qualidade científica da dissertação (60%)
B – Qualidade da apresentação pública (10%)
C – Discussão pública (30%)
Observações
A realização das dissertações/projetos/estágios, devidamente apoiados através de um docente orientador, permitirá aos estudantes uma experiência onde poderão integrar conhecimentos de várias áreas do curso, apelar a conceitos racionais e de intuição, criar um espírito crítico e desenvolver a autonomia de trabalho.
O Coordenador do Mestrado, por inerência de funções, irá assegura a normal realização dos trabalhos, intervindo no sentido de mitigar ou resolver situações de dificuldade.