| Código: | MP21133 | Sigla: | PQ |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Tecnologia e Organização Industrial |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Mecânica |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia de Produção |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MP | 14 | Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 0 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Aldina Maria Pedro Soares | Responsável |
| Ensino Teórico-Prático: | 3,00 |
| Outra: | 1,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 3,00 |
| Aldina Maria Pedro Soares | 3,00 | ||
| Outra | Totais | 1 | 1,00 |
| Aldina Maria Pedro Soares | 1,00 |
Entender o impacte da conceção na competitividade das organizações. Entender a importância relativa da otimização ao nível dos processos e produtos existentes, quando comparada com a otimização através da conceção.
- Diagnosticar os problemas e escolher as melhores técnicas ao nível da conceção, identificar etapas de resolução.
- Saber aplicar as técnicas de Criatividade, Design Thinking, Análise de funções, Avaliação de Ideias num processo de conceção.
- Saber usar métodos de ouvir e avaliar os requisitos dos clientes
- Saber aplicar a técnica de QFD no planeamento de um produto.
- Saber aplicar a técnica de AMFE na fase de projeto de um produto.
- Saber aplicar as metodologias mais usuais de Planeamento de Experiências.
1 – Introdução: Economia potencial das fases anteriores ao fabrico.
2 – Modelos de desenvolvimento de produto
3 – A abordagem Design Thinking na conceção de produtos
4 - Aplicação das técnicas de Análise de Valor e Engenharia do Valor: Matriz Custo-Função, Criatividade e Avaliação de Ideias, num processo de conceção
5- Aplicação do Modelo Kano para ouvir o cliente
6 – Aplicar da técnica de QFD no planeamento de um produto.
7 - Aplicar da técnica de AMFE na fase de projeto de um produto
8 – Aplicar das metodologias mais usuais de Planeamento de Experiências: Método Taguchi; Experimentação Clássica
Aprendizagem suportada na resolução de pequenos projetos de cada tema.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 12,00 |
| Estudo autónomo | 40,00 |
| Frequência das aulas | 60,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 162,00 |